Tom Hicks faleceu tranquilamente, rodeado pela família em Dallas, no sábado, segundo um comunicado divulgado pela Hicks Holdings LLC.
Fã apaixonado de desporto, o filantropo de 79 anos foi proprietário da equipa da Liga Nacional de Hóquei, os Dallas Stars, entre 1995 e 2011, período em que conquistou títulos como o Campeonato da Stanley Cup em 1999.
Também foi dono da equipa de basebol Texas Rangers de 1998 a 2010, levando-os a uma presença na World Series.
Hicks adquiriu uma participação de 50% no Liverpool em 2007, embora o seu período como co-proprietário tenha sido marcado por turbulências que acabaram por forçar a venda do clube.
Jerry Jones, proprietário, presidente e diretor geral dos Dallas Cowboys da NFL, descreveu Hicks como um "campeão do desporto".
"O Tom era um amigo próximo e um excelente parceiro. Sonhava em grande, e ver a Stanley Cup chegar a Dallas por sua mão foi algo que guardarei para sempre", afirmou Jones no comunicado.
"Os adeptos sentiam o pulsar das nossas equipas e da nossa comunidade em conjunto. Partilhámos muitos quilómetros e vou sentir muito a sua falta. O meu coração está com a família", acrescentou.
Hicks deixa a esposa de 35 anos, Cinda Cree Hicks, seis filhos e 14 netos.
Os familiares referiram, em comunicado, que, entre todas as conquistas de Hicks, o "título mais estimado era 'Pai'".
"Independentemente das provações e dificuldades que enfrentou na vida, manteve-se sempre generoso e dedicado à família", acrescentaram.
