Mais

Feminino: Cincinnati, Cleveland e Denver são os três finalistas para uma nova equipa da NWSL

Jessica Berman, comissária da Liga Nacional de Futebol Feminino
Jessica Berman, comissária da Liga Nacional de Futebol FemininoKylie Graham - Imagn Images
Cleveland, Denver e o grupo de candidatura de Cincinnati, apoiado por Caitlin Clark, são os três últimos candidatos à expansão da Liga Nacional de Futebol Feminino norte-americano (NWSL), informou esta sexta-feira a comissária Jessica Berman (47).

Duas equipas do norte da Califórnia e de Utah juntaram-se este ano à liga norte-americana de topo. A NWSL anunciou anteriormente que a sua 15.ª equipa, o BOS Nation FC, seria lançada em 2026. Berman disse ainda que a liga iria fechar um acordo para a 16ª equipa nas próximas semanas, com planos para que esta comece a jogar em 2026.

"Todas as ligas masculinas têm mais de 30 equipas por uma razão. Para conseguirmos o tipo de exposição nacional, visibilidade e acordos com os meios de comunicação social que achamos que esta liga merece e que os nossos adeptos merecem, sabemos que temos de estar em mais mercados", disse Berman.

A campanha de Cincinnati recebeu um grande impulso na quinta-feira, quando a sensação do basquetebol feminino, Clark, foi anunciada como membro do grupo de candidatura da cidade e Berman disse que a liga estava "honrada" por ter o seu interesse.

"Os seus feitos e contributos para o desporto feminino são incríveis, históricos. Mudou o jogo para toda a gente", afirmou Berman.

Clark quebrou recordes de televisão no seu último ano universitário, onde bateu o recorde de pontuação de todos os tempos da NCAA e ajudou a impulsionar uma onda de interesse na WNBA de primeira linha no seu ano de estreia com o Indiana Fever.

"A sua paixão pelo desporto, o seu empenho em elevar os desportos femininos na região de Cincinnati e arredores e a sua influência como atleta e modelo para as mulheres e raparigas de todo o mundo fazem dela uma parte vital da nossa candidatura", declarou o grupo de Cincinnati num comunicado.

A liga registou um rápido aumento do interesse, com mais de dois milhões de adeptos a passarem pelos torniquetes durante a época regular de 2024, um aumento de 47% em relação ao ano anterior, com uma assistência média de 11 000 pessoas, disse Berman.

A liga adicionou patrocinadores Google e Amazon este ano, depois de fechar um acordo de transmissão histórico há um ano, no valor de 60 milhões de dólares anuais, que a NWSL descreveu como o "maior investimento em mídia na história do esporte feminino".