Mais

Feminino: Lizbeth Ovalle supera Olivia Smith e torna-se a contratação mais cara da história

Lizbeth Ovalle ao serviço do Tigres
Lizbeth Ovalle ao serviço do TigresPhoto par AZAEL RODRIGUEZ / Getty Images South America / Getty Images via AFP

Lizbeth Ovalle tornou-se, esta quinta-feira, a contratação mais cara da história do futebol feminino, ao trocar o Tigres pelo Orlando Pride, dos Estados Unidos, por um valor estimado em 1,38 milhões de euros.

A internacional mexicana (62 internacionalizações e 22 golos) quebrou o recorde que pertencia ao Arsenal, que tinha contratado Olivia Smith, ao Liverpool, por cerca de 1,2 milhões de euros, a 17 de julho. Ovalle assinou contrato com o Orlando Pride até 2027, com opção de renovação por mais uma época. Apelidada de "La Magicienne", a jogadora marcou 136 golos e fez 103 assistências em 294 jogos pelo emblema do México, conquistando seis títulos da Liga MX Femenil e três Taças Campeón de Campeonas.

“Com a contratação da avançada Barbra Banda no ano passado, o Pride completa agora duas das transferências mais caras da história do futebol feminino, tornando-se o único clube do mundo a figurar duas vezes entre as seis mais valiosas de sempre”, destacou o clube da Flórida. Barbra Banda chegou ao Orlando em março de 2024, por cerca de 681 mil euros.

O futebol feminino continua a estabelecer novos recordes de transferências. Em janeiro de 2025, Naomi Girma transferiu-se para o Chelsea, vinda do San Diego Wave, por 1 milhão de euros. Desde então, a canadiana Olivia Smith, de 21 anos, tinha fixado o novo máximo, agora ultrapassado por Ovalle, embora este recorde também não deva durar muito tempo.