Mais

Feminino: Naomi Girma, estrela norte-americana, protagoniza primeira transferência milionária da história

Naomi Girma muda-se de San Diego para o Chelsea
Naomi Girma muda-se de San Diego para o ChelseaProfimedia
A primeira transferência de um milhão de euros no futebol feminino está, ao que parece, prestes a acontecer. Segundo o "The Athletic", o Chelsea vai pagar 1,1 milhões de dólares (1,06 milhões de euros) à equipa San Diego Wave, da NWSL, pela internacional norte-americana Naomi Girma, um valor recorde a nível mundial.

Os dois clubes já chegaram a acordo e o contrato da campeã olímpica com as campeãs inglesas está agora a ser finalizado. Em Londres, a internacional alemã Sjoeke Nüsken, entre outras, está à espera da jogadora de 24 anos, que tinha assinado um contrato em San Diego até 2026.

Girma é considerada uma das melhores defesas do mundo, e há rumores de que o Olympique de Lyon, atual campeão da Liga dos Campeões, também entrou na disputa por Girma.

Após a conquista da medalha de ouro em Paris no verão passado, a treinadora da seleção americana, Emma Hayes, elogiou-a como "a melhor defesa que já vi".

O recorde anterior de transferência de jogadoras foi estabelecido pelo clube norte-americano Bay FC no ano passado, quando contratou Racheal Kundananji (Zâmbia) e pagou 735 mil euros ao Madrid CFF pela avançada. 

O recorde alemão de transferência foi estabelecido pela sensacional transferência de Lena Oberdorf. No ano passado, o FC Bayern terá pago mais de 400.000 euros ao Wolfsburgo pela internacional atualmente lesionada (rutura dos ligamentos cruzados).