Mais

Clássicos paulistas continuam sem adeptos visitantes em 2025

O futebol feminino também sofre com o pedido do MP
O futebol feminino também sofre com o pedido do MPRubens Chiri/SPFC

A Federação Paulista de Futebol (FPF) decidiu que os clássicos paulistas deverão continuar sem a presença de adeptos visitantes na próxima temporada, informou o ge esta quarta.

A FPF acatou o parecer do Ministério Público de São Paulo, que sugeriu a manutenção da política adotada no Estado em 2016. A medida vale para todos os jogos entre Corinthians, Guarani, Palmeiras, Ponte Preta, São Paulo e Santos em 2025.

Os adeptos do Peixe serão os primeiros afetados pela medida no ano que vem
Os adeptos do Peixe serão os primeiros afetados pela medida no ano que vemRaul Baretta/ Santos FC

O promotor Roberto Bacal, ouvido pelo ge, admite que apesar da restrição aos adeptos visitantes no estádio, “o resultado verificado é o da observância de confrontos violentos generalizados, que o Poder Público não pode e não consegue controlar, mesmo diante de todo seu aparato pessoal e jurídico".

A decisão vale também para o futebol feminino.

O confronto mortal mais recente entre adeptos foi entre as claques organizadas de Palmeiras e Cruzeiro, quando uma emboscada da Mancha Verde na Rodovia Fernão Dias culminou no assassinato de um cruzeirense.

O primeiro "clássico" vetado a adeptos da equipa visitante no Paulistão 2025 será entre Ponte e Santos, em Campinas, no dia 19 de janeiro.

Confira a tabela do Paulistão 2025