Três dias depois do ato do avançado neerlandês Depay, dois jogadores receberam cartões amarelos por ficarem em cima da bola durante uma partida entre Bolívia e Brasil, no Campeonato Sul-Americano Sub-17.
"Na semana passada, a (entidade continental) CONMEBOL orientou sobre a necessidade de se cumprir a medida técnica e disciplinar, livre indireto e cartão amarelo, respetivamente, quando um atleta praticar este ato", disse a CBF em comunicado, no domingo.
A CBF esclareceu que seguiu a recomendação da CONMEBOL ao implementar o regulamento, depois de Depay ter criticado a entidade após a imprensa noticiar a nova regra, dizendo que não via problema no que fez.
"Vamos concentrar-nos nas regras que podem melhorar o desporto e concentrar-nos no lado comercial do futebol, no que beneficia os clubes, os adeptos e os jogadores, em vez destes anúncios idiotas", escreveu Depay no X, no domingo.
Em 27 de março, quando o seu clube , o Corinthians, se aproximava do título paulista, Depay ficou em cima da bola à frente dos defesas adversários durante o jogo contra o Palmeiras (0-0), depois da sua equipa ter vencido o jogo da primeira mão por 1-0.
Dois defesas correram para cima do ex-jogador do Manchester United e do Barcelona, que caiu perto da linha lateral, onde os substitutos do Corinthians aqueciam, levando a uma briga entre as duas equipas. O jogo ficou parado durante vários minutos.
O Corinthians acabou por conquistar o título, com o jogo a terminar sem golos, após 16 minutos de paragem.