Mais

Federação Brasileira de Futebol muda regras após jogada de habilidade de Depay

Incidente envolvendo Memphis Depay levou a nova regra
Incidente envolvendo Memphis Depay levou a nova regraALEXANDRE SCHNEIDER / Getty Images South America / Getty Images via AFP

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) orientou os árbitros a punir com cartões amarelos os jogadores que ficarem em pé sobre a bola, depois de um lance semelhante do avançado neerlandês Memphis Depay na final do Campeonato Paulista ter incendiado os ânimos.

Três dias depois do ato do avançado neerlandês Depay, dois jogadores receberam cartões amarelos por ficarem em cima da bola durante uma partida entre Bolívia e Brasil, no Campeonato Sul-Americano Sub-17.

"Na semana passada, a (entidade continental) CONMEBOL orientou sobre a necessidade de se cumprir a medida técnica e disciplinar, livre indireto e cartão amarelo, respetivamente, quando um atleta praticar este ato", disse a CBF em comunicado, no domingo.

A CBF esclareceu que seguiu a recomendação da CONMEBOL ao implementar o regulamento, depois de Depay ter criticado a entidade após a imprensa noticiar a nova regra, dizendo que não via problema no que fez.

"Vamos concentrar-nos nas regras que podem melhorar o desporto e concentrar-nos no lado comercial do futebol, no que beneficia os clubes, os adeptos e os jogadores, em vez destes anúncios idiotas", escreveu Depay no X, no domingo.

Em 27 de março, quando o seu clube , o Corinthians, se aproximava do título paulista, Depay ficou em cima da bola à frente dos defesas adversários durante o jogo contra o Palmeiras (0-0), depois da sua equipa ter vencido o jogo da primeira mão por 1-0.

Dois defesas correram para cima do ex-jogador do Manchester United e do Barcelona, que caiu perto da linha lateral, onde os substitutos do Corinthians aqueciam, levando a uma briga entre as duas equipas. O jogo ficou parado durante vários minutos.

O Corinthians acabou por conquistar o título, com o jogo a terminar sem golos, após 16 minutos de paragem.