A previsão é que Neymar atue por cerca de 30 minutos contra o Botafogo-SP, saindo do banco de suplentes. Neste momento, é importante que este regresso seja feito de forma coordenada, dando condições de que, gradualmente, a minutagem seja aumentada no Santos.
Mas o adepto pode ficar bem animado. As estreias de Neymar costumam ser positivas. Ele jamais perdeu neste cenário. O Flashscore recorda os confrontos:
Tudo começou no Pacaembu
Em 2009, no dia 7 de março, Neymar, aos 17 anos, recebeu a primeira oportunidade no profissional do Santos. O Alvinegro Praiano venceu o Oeste por 2-1, pelo Campeonato Paulista, com golos de Roni e Madson. A claque santista estava em maior número no Pacaembu, mas o anfitrião era o Oeste.
O jovem passou em branco naquele confronto, mas mostrou ousadia e também aliviou a pressão sobre o técnico Vágner Mancini, já que o Peixe vinha fazendo um jogo horroroso e precisava de um factor novo para aplacar a fúria da claque. Ele entrou para o lugar de Molina aos 14 minutos do segundo tempo.
Deixou a marca na Seleção
Neymar fez sua estreia pela seleção brasileira principal num particular contra os Estados Unidos em 2010, no primeiro desafio da Amarelinha após o Mundial sa África do Sul. O jogo, disputado no dia 10 de agosto, em Nova Jérsia, teve a assinatura do craque.
Neymar, então aos 18 anos, abriu o placar na vitória por 2-0. Aos 29 minutos do primeiro tempo, respondeu ao cruzamento de André Santos e marcou. Alexandre Pato fez o segundo do Brasil. Aquele conjunto era comandado por Mano Menezes e também contava com Ganso, seu parceiro de Santos.
Debut no Barcelona
Neymar fez sua estreia pelo Barcelona no dia 30 de junho de 2013, num particular de pré-temporada contra o Lechia Gdansk. A partida terminou empatada (2-2). O astro brasileiro já entrou em campo com o marcador definido, aos 79 minutos da etapa final, quando substituiu o chileno Alexis Sánchez.
No período em que esteve em campo, cerca de 15 minutos, Neymar não participou de lances agudos, tentou uma jogada individual e um passe de calcanhar, mas foi caçado pelos marcadores, sofrendo muitas faltas. Um roteiro conhecido na trajetória do craque.
Golo e assistência no PSG
Maior transferência da história do futebol, Neymar deu o cartão de visita na estreia pelo PSG, em duelo da Ligue 1. No dia 13 de agosto de 2017, contra o Guingamp, o brasileiro foi o destaque da vitória por 3-0, marcando um dos golos e fazendo uma assistência. O debut de gala rendeu manchetes e iniciou uma nova era no clube parisiense.
Participativo na estreia pelo Al Hilal
Na primeira de suas sete partidas com a camisa do Al Hilal, Neymar pode até ter passado em branco na goleada sobre o Al-Riyadh por 6-1, mas participou ativamente em quatro golos, incluindo uma assistência para Malcom balançar as redes.