Oficial: Palmeiras de Abel Ferreira contrata o extremo colombiano Jhon Arias

Jhon Arias num dos seus últimos jogos na Premier League
Jhon Arias num dos seus últimos jogos na Premier LeagueAction Images via Reuters/Andrew Couldridge

O internacional colombiano Jhon Arias (28 anos) regressa ao Brasil, desta vez com a camisola do Palmeiras, após uma breve passagem por Inglaterra ao serviço do Wolverhampton, anunciou este sábado, 7 de fevereiro, o clube de São Paulo.

O Palmeiras vai pagar 25 milhões de euros pelo extremo, que já tinha brilhado no futebol brasileiro ao serviço do Fluminense. Arias assinou um contrato válido por quatro temporadas.

"Pronto para dar espetáculo no Allianz Parque", publicou o clube paulista no X, juntamente com uma montagem do jogador com a Taça Libertadores e a Recopa Sul-Americana, troféus que conquistou pelo Flu.

"O colombiano assinou até dezembro de 2029 com o maior campeão do Brasil", detalhou o Palmeiras em comunicado.

Arias marcou um golo em 23 jogos, 14 deles como titular, na Premier League pelo Wolverhampton, último classificado no campeonato e praticamente condenado à descida de divisão. O avançado jogou, em média, 49 minutos por partida nesta competição. Apontou ainda outro golo na Taça de Inglaterra.

O treinador do Palmeiras, o português Abel Ferreira, tinha pedido reforços para um plantel que perdeu jogadores experientes, como o guarda-redes Weverton, que assinou pelo Grémio de Porto Alegre.

"Não é preciso ser-se muito inteligente para perceber que, se há saídas, têm de haver entradas", afirmou numa recente conferência de imprensa.

Os números de Jhon Arias
Os números de Jhon AriasFlashscore

A sua etapa anterior

Arias deixou marca no Fluminense, equipa da qual se despediu em julho para rumar a Inglaterra, depois de ter sido um dos melhores jogadores do Mundial de Clubes, nos Estados Unidos.

O Flu, semifinalista, foi a equipa sul-americana que foi mais longe na prova. Tinha chegado em 2021 ao Tricolor do Rio de Janeiro, proveniente do Independiente Santa Fe da Colômbia.

Foi uma das grandes figuras do plantel que conquistou o primeiro troféu da Taça Libertadores na história do clube, em 2023, e o título da Recopa Sul-Americana, em 2024.

Somou 47 golos e 55 assistências em 230 jogos em todas as competições pelo conjunto do bairro carioca das Laranjeiras.

Segundo a imprensa brasileira, o Fluminense disputou com o Palmeiras a possibilidade de repatriar Arias, devido a uma cláusula na sua transferência para o Wolverhampton que lhe dava o direito de tentar igualar qualquer proposta numa futura negociação.

De acordo com esses relatos, o Flu acabou por não conseguir chegar ao valor apresentado pelo Verdão.