Paulistão: São Paulo vence Santos no clássico (2-0)

O São Paulo foi muito superior ao Santos no MorumBIS
O São Paulo foi muito superior ao Santos no MorumBISMarcello Zambrana/AGIF via AFP

O São Paulo venceu o Santos por 2-0 este sábado, na sexta jornada do Paulistão, no MorumBIS. No clássico dos desesperados, o Tricolor foi melhor nos 90 minutos e aproveitou vantagem numérica para construir uma vitória tranquila, que poderia ter sido por um marcador mais dilatado. Os golos da vitória foram marcados por Gonzalo Tapia e Luciano.

São Paulo 2-0 Santos

As notas dos jogadores
As notas dos jogadoresFlashscore

A metade inicial do clássico foi dominada pelo São Paulo com bola rolando, mas teve como principal marca a péssima condução do árbitro João Vitor Gobi. O juiz irritou os dois conjuntos pela postura e transformou um jogo já quente em ainda mais tenso.

As disputas mais fortes foram de facto a tónica e isso resultou numa expulsão para o lado santista. Gabriel Menino levou dois amarelos justos e criou uma desvantagem numérica fatal para o Peixe.

Gabriel Menino foi expulso ainda no primeiro tempo
Gabriel Menino foi expulso ainda no primeiro tempoMarcello Zambrana/AGIF via AFP

Depois de um primeiro tempo de amplo domínio tricolor, o início da etapa final viu a consolidação no marcador da boa exibição do São Paulo. Uma pressãop maior dos donos da casa resultou no primeiro golo. Após dois milagres de Gabriel Brazão em remates seguidos de Luciano e Wendell, Gonzalo Tapia aproveitou e o desvio passou para lá do guarda-redes santista.

O golo incendiou o MorumBIS e a claque tricolor empurrou a equipa para mais um golo rapidamente. Luciano foi lançado por Marcos Antônio e chutou cruzado para encontrar a rede. O golo chegou a ser anulado por fora de jogo, mas a decisão foi revertida pelo VAR.

Luciano foi decisivo mais uma vez para o São Paulo
Luciano foi decisivo mais uma vez para o São PauloRubens Chiri, Miguel Schincariol e Paulo Pinto/Saopaulofc.net

O restante do duelo foi controlado pelo São Paulo e o Santos só chegou uma vez, num remate de Barreal, muito bem defendido por Rafael. Do outro lado, Danielzinho quase fez o terceiro numa grande noite para os tricolores.

Embalado pela exibição muito boa contra o Flamengo na quarta-feira, o São Paulo conseguiu o resultado que o tranquiliza na disputa contra a despromoção no Paulistão. O Tricolor chegou aos 7 pontos, é 11.º classificado e agora pode pensar mais em lutar pelos quartos de final do que para escapar à queda.

O Santos, derrotado no clássico, inverteu de situação com o rival e agora preocupa-se com o risco de queda para a Série A2 do Paulistão. O Peixe é apenas 12.º, 2 pontos à frente do Noroeste, atual 15.º. O conjunto treinado por Juan Pablo Vojvoda só venceu a estreia na temporada e não vence há seis jogos.

Os dois emblemas voltam a defrontar-se a meio de semana, em clássico já pela segunda jornada do Brasileirão. O duelo entre gigantes será na Vila Belmiro, na quarta-feira.