O defesa de 23 anos participou em 75 jogos da primeira divisão pelo clube nas últimas duas épocas, estabelecendo-se como um dos melhores defesas jovens da Premier League.
Foi eleito Jogador da Época pelos Jogadores e Jovem Jogador da Época pelo clube após a época de 2023/24, na qual conquistou o prémio de Jovem Jogador da Época para os Toffees.
As suas prestações impressionantes suscitaram o interesse do Manchester United, que fez duas propostas, a segunda das quais no valor total de 60 milhões de euros, mas que não foi suficiente para o afastar de Merseyside. Agora, como noticiado pelo Daily Mail, a sua cláusula de rescisão foi revelada.
O relatório sugere que o seu novo contrato inclui uma cláusula de rescisão no valor de mais de 80 milhões de euros, que se torna ativa no próximo verão, o que representa um aumento significativo em relação à avaliação de 60 milhões de euros feita pelo United. Este preço é especialmente elevado tendo em conta que o defesa fez apenas 32 jogos na época passada, não marcou golos e fez uma única assistência.
Branthwaite está claramente satisfeito com o Everton e teria concordado com esta cláusula de rescisão, que nunca será paga se o seu desempenho não voltar a melhorar. O Mirror Football sabe que uma parte da taxa iria para o Carlisle que, mesmo que fosse 10%, seria de 8 milhões de euros, o que é uma soma significativa se a transferência acabar por acontecer.