Recorde as incidências da partida
O capitão brasileiro Bruno Guimarães foi inspirador na vitória por 2-1 sobre o Liverpool na final da Taça da Liga, tal como o compatriota Joelinton, que festejou os desarmes como um homem possuído.
O italiano Sandro Tonali foi um exemplo de classe e o sueco Alexander Isak marcou o seu 24.º golo numa época soberba, que lhe dará um estatuto de culto, ao lado de antigos avançados emblemáticos do clube.
Mas o momento em que o defesa-central Burn, de 32 anos, marcou de cabeça um canto, para colocar o Newcastle na frente, aos 30 minutos do segundo tempo, foi o momento decisivo de uma final que deu ao Newcastle o primeiro título nacional desde 1955.
Burn, um produto das camadas jovens do Newcastle, mas cuja carreira teve paragens em Darlington, Fulham, Yeovil Town, Birmingham City, Wigan Athletic e Brighton, antes de regressar aos Magpies, ameaçados de despromoção, em 2022, foi descrito pelo treinador Eddie Howe como colossal este domingo, após uma semana de conto de fadas.
"Já tive semanas piores. Não quero ir dormir porque sinto que estou a sonhar e que tudo vai ser uma mentira", disse Burn, que na sexta-feira recebeu a sua primeira convocatória para a seleção inglesa e este domingo marcou o seu primeiro golo da época.
"Não tenho muitos (golos), por isso guardei-o para uma grande ocasião", brincou.
Mas não haverá muito tempo para comemorar, disse Burn.
"Amanhã, às oito horas, serei o primeiro a chegar lá", acrescentou sobre o encontro com o novo selecionador de Inglaterra, Thomas Tuchel.
Howe foi contratado logo depois do Fundo de Investimento Público da Arábia Saudita ter adquirido o clube e, embora se falasse dos troféus que a nova riqueza poderia proporcionar, a sua tarefa inicial era garantir que o clube permanecesse na Premier League.
Howe conduziu o Newcastle à Liga dos Campeões da época passada, mas a derrota na final da Taça da Liga de 2023, frente ao Manchester United, significou que a espera por um troféu nacional prolongou-se por 70 anos.
Uma décima derrota consecutiva em Wembley teria sido um golpe esmagador para o Newcastle e para o seu lendário Toon Army, mas a equipa de Howe superou de forma abrangente uma equipa de Liverpool, que está no topo da Premier League.
"É um grande momento, e é disso que se trata", disse Howe, que foi encharcado de cerveja pelos seus jogadores em festa, aos jornalistas.
"Há muitos dias difíceis no futebol, e este clube tem tido a sua quota-parte ao longo dos anos. Estou muito satisfeito por eles (os adeptos) terem este troféu para pôr fim a uma longa espera e espero que consigamos mais alguns no futuro. Hoje ganhámo-lo da melhor forma; jogámos contra um adversário brilhante, que foi a melhor equipa da Premier League durante toda a época e, para mim, fomos a melhor equipa", afirmou.
Sobre o herói da cidade natal, Burn, que marcou o primeiro golo do Newcastle em Wembley em 25 anos, Howe acrescentou: "Que semana, que dias para ele, achei que o seu desempenho hoje foi colossal para nós na defesa. Achei que foi uma cabeçada incrível. E é muito apropriado que tenha sido ele a marcar o golo, depois de uma longa espera por um golo em Wembley."