Mais

A um passo da glória na Premier League, Liverpool enfrenta um futuro incerto

Virgil van Dijk e Arne Slot após o apito final em Wembley
Virgil van Dijk e Arne Slot após o apito final em WembleyHENRY NICHOLLS / AFP
O Liverpool está a poucas semanas da glória na Premier League, a não ser que ocorra um colapso, mas há uma sensação palpável de anti-clímax e incerteza quanto ao futuro, depois de uma semana de castigo para os homens de Arne Slot.

No domingo, os anémicos Reds perderam a final da Taça da Liga para uma equipa faminta do Newcastle, apenas cinco dias depois de o Paris Saint-Germain ter colocado um ponto final na sua campanha na Liga dos Campeões.

O Liverpool foi ultrapassado em Wembley pelos Magpies, que festejaram o seu primeiro troféu nacional em 70 anos perante os seus apaixonados adeptos.

Slot mostrou-se otimista após a derrota, admitindo que os homens de Eddie Howe mereceram o triunfo.

"Isto faz parte do futebol, especialmente se uma delas é quando enfrentamos a melhor equipa da Europa neste momento e a outra é contra o Newcastle, que é uma equipa muito forte em Inglaterra", disse.

A forma do Liverpool
A forma do LiverpoolFlashscore

O neerlandês procurou voltar a concentrar-se na Premier League, destacando a vantagem de 12 pontos do Liverpool a apenas nove jornadas do fim do campeonato.

Mais 16 pontos garantiriam o título ao Liverpool, mesmo que o Arsenal, segundo classificado, ganhasse todos os jogos - a visita dos Gunners a Anfield, em maio, será provavelmente académica.

É quase inconcebível que o Liverpool não consiga igualar o recorde do Manchester United de 20 títulos da Premier League e o capitão Virgil van Dijk disse que não precisa de incentivos extra.

"Faltam nove jogos e não creio que seja necessária qualquer motivação", disse o defesa. "O que é preciso é perceber que há trabalho árduo e que ainda há trabalho a fazer. Se ganharmos cinco jogos - obviamente que é uma tarefa muito difícil - vamos ser campeões de Inglaterra".

No início da época, os adeptos do Liverpool teriam ficado satisfeitos por ganhar apenas a Premier League na primeira temporada após a saída do treinador Jürgen Klopp, mas a sua forma na fase de grupos da Liga dos Campeões alimentou as esperanças de que a época poderia ser verdadeiramente histórica, impulsionada pelos golos de Mohamed Salah.

Em vez disso, a impetuosidade demonstrada no início da temporada desapareceu, pelo menos temporariamente. Nos últimos 10 jogos em todas as competições, o Liverpool venceu cinco, empatou dois e perdeu três, apesar de um deles ter sido nos penáltis contra o Paris Saint-Germain.

Até mesmo os golos de Salah se esgotaram - não conseguiu marcar em quatro dos últimos cinco jogos - e esteve praticamente anónimo em Wembley.

O egípcio é uma das três estrelas que ficam sem contrato no final da época, juntamente com Van Dijk e Trent Alexander-Arnold.

A forma de Salah
A forma de SalahFlashscore

Incerteza contratual

Slot foi perseguido durante toda a temporada por perguntas sobre o futuro dos jogadores, na maior parte das vezes, rindo das tentativas dos repórteres de encontrar novas maneiras de fazer perguntas sobre o futuro deles.

Mas a situação dos jogadores ainda não está resolvida a apenas dois meses do final da temporada. Van Dijk admitiu na semana passada que "não fazia ideia" se iria continuar em Anfield após esta época.

Salah tem sido associado a uma lucrativa transferência para a Arábia Saudita, enquanto persistem as especulações de que o internacional inglês Alexander-Arnold vai rumar ao Real Madrid.

Mesmo que o Liverpool consiga manter um ou mais elementos do trio, a sensação é de que a equipa está a chegar ao fim de um ciclo e não ao início de um.

Van Dijk tem 33 anos, enquanto Salah e o guarda-redes Alisson Becker têm 32. O defesa Andy Robertson é apenas um ano mais novo.

Esses jogadores ajudaram a formar a espinha dorsal das equipas de Klopp, que perseguiram implacavelmente o Manchester City de Pep Guardiola, conquistando a Premier League e a Liga dos Campeões sob o comando do alemão.

O ex-treinador do Feyenoord, Slot, teve um enorme trabalho pela frente quando chegou no ano passado para substituir Klopp, mas só em janeiro sofreu a sua segunda derrota. Salvo um colapso histórico, o Liverpool conquistará nas próximas semanas o seu segundo título da Premier League desde 1990.

Slot vai saborear o momento, mas também sabe que o trabalho realmente difícil está por vir.