A propósito, os campeões de 2016 também foram a única equipa promovida que entrou na temporada com outro treinador que não o que supervisionou a temporada vencedora da promoção e o despedimento apanhou algumas pessoas desprevenidas, diz Alan Smith ao Tribalfootball.
"Acho que surpreendeu toda a gente. O clube não está numa posição desastrosa, está fora da zona de descida, como seria de esperar de uma equipa como o Leicester em termos de jogadores. Pode ter acontecido alguma coisa nos bastidores que não sabemos e, se assim for, eles tomaram uma decisão antecipada e agora têm de tomar a decisão certa quanto ao seu substituto", afirma o antigo avançado do Leicester e do Arsenal.
Atualmente a fazer comentário na Sky Sports, Smith questiona se Cooper foi a escolha certa em primeiro lugar.
"Se um clube o procura, é difícil recusar, e ele obviamente queria voltar ao futebol. Os adeptos nunca gostaram muito dele, por causa do seu passado no Nottingham Forest, mas houve alturas na época passada em que não gostaram muito de Enzo Maresca e do seu estilo de jogo. Se tivessem ganho mais alguns jogos, acho que os adeptos não se teriam incomodado muito".

Durante o dia de domingo, surgiram rumores de que alguns jogadores do Leicester tinham dado uma festa de Natal num clube noturno de Copenhaga com um cartaz a dizer: "Enzo we miss U". Um indício de agitação no seio do plantel?
"Ouve-se este tipo de coisas, não é? Nunca se tem a certeza. Há insatisfação com alguns jogadores que não estão na equipa. Se a equipa está a perder jogos, há pequenos rumores. Numa equipa bem-sucedida, normalmente não se ouvem muitas queixas, por isso é difícil de dizer, mas não se pode permitir que os jogadores ditem as regras a esse ponto."
No que toca ao sucessor, começaram a surgir os primeiros nomes. Graham Potter surgiu como um dos primeiros candidatos a assumir o cargo no King Power Stadium, e Smith acredita que o ex-técnico do Brighton seria uma boa escolha.
"Ele está fora dos bancos há algum tempo e é claramente um bom treinador. Não se pode ignorar o que ele fez no Brighton e antes disso. Se ele acha que esta é a opção certa no momento certo, se lhe for oferecida, é outra coisa. Creio que ele recusou a proposta ou, pelo menos, deliberou demasiado tempo quando havia uma dedução de pontos a pairar sobre o clube. Seria uma contratação progressiva. Claro que David Moyes também está disponível. Também não seria uma má contratação, dada a sua vasta experiência e capacidade como treinador. Será certamente interessante ver quem eles nomeiam", afirma Smith, que dirigiu 200 jogos pelos Foxes entre 1982 e 1987.
Alan Smith estava a falar com a Tribalfootball em nome da Mega Dice