Mais

Altos e Baixos: Neymar volta a marcar, Bentaleb a sorrir e o United afunda-se na Premier League

Neymar voltou a marcar com a camisola do Santos após 12 anos
Neymar voltou a marcar com a camisola do Santos após 12 anosMiguel Schincariol/Getty Images via AFP

O fim de semana do futebol mundial foi intenso, com Neymar a voltar a marcar após mais de um ano, um regresso marcante em França e a má fase interminável do Manchester United.

Alto: Neymar

Duas semanas depois de fazer a sua estreia pelo Santos, Neymar voltou a marcar após 17 meses. O último gol do craque até este domingo havia sido em 3 de outubro de 2023, na vitória do Al-Hilal sobre o Nassaji Mazandaran pela Liga dos Campeões da Ásia.

O médio-ofensivo quebrou o jejum no início do jogo contra o Água Santa, convertendo um penálti que ele próprio sofreu. Para além do golo, o camisola 10 teve uma boa exibição na vitória por 3-1 do Peixe, contribuindo também com uma assistência. Neymar já disputou quatro partidas no Brasil e tem vindo a melhorar fisicamente a cada dia.

Neymar voltou a fazer a sua comemoração característica
Neymar voltou a fazer a sua comemoração característicaMiguel Schincariol/Getty Images via AFP

Alto: Nabil Bentaleb

O argelino Nabil Bentaleb, médio do Lille, viveu um domingo mágico ao marcar no seu regresso ao futebol após uma paragem cardíaca. O jogador de 30 anos sofreu o problema no coração durante as suas férias, em junho de 2024, e chegou a ficar dois dias em coma.

Nabil Bentaleb viveu um momento muito especial
Nabil Bentaleb viveu um momento muito especialJEAN-FRANCOIS MONIER/AFP

Após oito meses de recuperação e a instalação de um desfibrilhador subcutâneo, Bentaleb voltou a jogar pelo Lille e entrou no segundo tempo do duelo contra o Rennes. Apenas quatro minutos depois de entrar em campo, o argelino marcou o primeiro golo da sua equipa, emocionando os seus companheiros e todos os amantes do futebol pelo mundo. 

Alto: Barcelona

Pode parecer estranho o nome do Barcelona nesta lista, já que o clube catalão só entra em campo esta segunda-feira, contra o Rayo Vallecano, em Montjuïc. Porém, os blaugranas foram, sim, os grandes vencedores da jornada de LaLiga, pois Real Madrid e Atlético de Madrid tropeçaram no sábado e deixaram os culés em posição de assumir a liderança.

Para assumir a liderança da tabela, o Barça precisa apenas de vencer o Rayo em casa. Caso isso aconteça, a equipa de Hansi Flick chegará aos 51 pontos e ultrapassará o Real Madrid nos critérios de desempate.

O Barcelona pode assumir a liderança de LaLiga
O Barcelona pode assumir a liderança de LaLigaFlashscore

Alto: Mikel Merino

Até ao último sábado, o espanhol do Arsenal havia marcado apenas dois golos com a camisola dos gunners. De repente, após a partida difícil contra o Leicester, Mikel Merino dobrou esse número.

O Arsenal entrou em campo contra os foxes com o seu ataque desfalcado. Sem muitos dos seus principais jogadores, Mikel Arteta via a sua equipa encaminhar-se para um dececionante 0-0 na luta pelo título. Até que Merino apareceu no fim da segunda parte e marcou os dois golos da vitória. Não será surpresa se o espanhol ganhar mais espaço após a sua exibição decisiva em Leicester.

Mikel Merino foi o herói improvável do Arsenal
Mikel Merino foi o herói improvável do ArsenalJustin Tallis/AFP

Baixo: Manchester United

O Manchester United escreveu mais um capítulo da sua desastrosa temporada na derrota para o Tottenham, em Londres, este domingo. Os red devils sofreram a terceira derrota nos últimos quatro jogos e agora ocupam a 15.ª posição na Premier League.

O cenário geral é desolador, uma vez que o clube atravessa também uma crise financeira e realizou despedimentos de funcionários nos últimos dias. O United não termina a Premier League fora do top 10 desde a época 1989/90, quando terminou na 13.ª posição.

O Tottenham afundou ainda mais o Manchester United
O Tottenham afundou ainda mais o Manchester UnitedProfimedia

Baixo: Racistas no futebol

O fim de semana contou com mais dois episódios lamentáveis de insultos racistas no futebol: um em Espanha e outro em Inglaterra. O incidente ocorrido no país Ibérico foi na partida entre Espanhol e Athletic Bilbao, na LaLiga. O avançado Maroan Sannadi foi alvo de racismo por parte dos adeptos do Espanhol. O jogo chegou a ser interrompido pelo árbitiro, e foram exibidas mensagens ao público, alertando que a partida poderia ser suspensa.

A mensagem mostrada no ecrã gigante do estádio em Barcelona.
A mensagem mostrada no ecrã gigante do estádio em Barcelona.Alex Caparros/Getty Images via AFP

O caso inglês ocorreu na Championship, segunda divisão do país. Hannibal Mejbri, do Burnley, acusou o adversário Milutin Osmajic, do Preston North End, de insultos racistas. Osmajic negou que tenha cometido racismo, mas Mejbri foi enfático ao avisar a equipa de arbitragem e após a partida, em publicação nas redes sociais.

Hannibal Mejbri acusou Milutin Osmajic de racismo
Hannibal Mejbri acusou Milutin Osmajic de racismoLewis Storey/Getty Images via AFP

"Não vou ficar em silêncio sobre o que aconteceu hoje. Vou sempre denunciar o racismo quando o ouvir ou ver. Essa é a única maneira de mudarmos o desporto e a sociedade. Sou uma pessoa forte, mas ninguém deveria ter de passar por esse abuso repugnante em campo", disse Mejbri.

Baixo: Jamie McCart

Muito provavelmente, não conhece Jamie McCart, defesa do Hearts, da Escócia, mas ele alcançou um feito raro neste fim de semana. O jogador de 27 anos marcou dois autogolos na mesma partida, praticamente garantindo a derrota da sua equipa por 3-1 frente ao Rangers.

O primeiro foi mais azar do que incompetência, pois o guarda-redes Craig Gordon deu um soco na bola, que acabou batendo na perna do defesa, e McCart não teve como evitar. No segundo, não há como justificar: McCart disputou a bola com o avançado e acabou por encobrir o guarda-redes com um toque subtil.

Baixo: Vasco da Gama

Flamengo e Vasco disputam um dos maiores clássicos do Brasil, e muitos consideram a rivalidade mais acérrima do Rio de Janeiro. No entanto, nos últimos anos, a diferença técnica entre as equipas tem gerado um retrospecto bastante desigual. 

O Vasco tem sofrido nos últimos clássicos contra o Flamengo
O Vasco tem sofrido nos últimos clássicos contra o FlamengoMatheus Lima/Vasco

Com a derrota no último sábado, o Vasco chegou à incrível marca de apenas duas vitórias nos últimos 30 encontros frente ao seu maior rival. No mesmo período, o Flamengo venceu 17 vezes. Além do histórico geral, o Rubro-Negro conseguiu algumas goleadas marcantes nas temporadas recentes: 4x1 (2019 e 2023) e 6x1 (2024).

Os últimos jogos entre Vasco e Flamengo
Os últimos jogos entre Vasco e FlamengoFlashscore