Alto: Mohamed Salah
O casamento entre Arne Slot e o Liverpool está a ser muito feliz até agora. No domingo, os Reds consolidaram a liderança ao vencerem o Tottenham por 3-6, num jogo que teve Mohamed Salah como protagonista. Enquanto aguardamos notícias sobre o final do seu contrato, o egípcio está a jogar a um nível incrível com a camisola do Liverpool. Na vitória sobre os Spurs, não só marcou dois golos como também fez duas assistências.

O avançado de 32 anos tornou-se assim o primeiro jogador da Premier League a atingir os dois dígitos em golos e assistências na primeira metade da época. Com os seus 15 golos, ultrapassou Erling Haaland na lista dos melhores marcadores, tendo ainda preparado 11 golos para os seus companheiros.
Baixo: Montpellier HSC
Depois de perder sete dos últimos dez jogos, o Montpellier teve a oportunidade perfeita para recuperar a confiança neste fim de semana no jogo da taça contra o Le Puy Foot 43 Auvergne, que joga na quarta divisão francesa.

No entanto, o resultado não foi nada bom para o emblema da Ligue 1, que agora só precisa de se concentrar na manutenção para 2025. Uma eliminação tardia e infeliz nos penáltis já teria sido dolorosa, mas o Montpellier foi mesmo humilhado. Com uma derrota por 4-0 diante de um clube amador para encerrar uma metade de temporada dramática, os jogadores do Montpellier vão sentar-se à mesa de Natal com a alma debaixo do braço.
Alto: Aaron Ramsdale
Aaron Ramsdale fez um regresso notável entre os postes da baliza do Southampton no último fim de semana. O guarda-redes, que partiu um dedo no mês passado, usou luvas especiais para defrontar o Fulham. Afinal, uma delas só tinha quatro dedos.
O Southampton não tinha conseguido manter a baliza a zeros nos sete jogos sem Ramsdale, mas, no seu regresso, o último classificado da Premier League não perdeu (0-0). Assim, ajudou a sua equipa a conquistar apenas o sexto ponto na temporada.
Baixo: Manchester City
Apesar de uma derrota contra o Aston Villa não ser uma surpresa total, tendo em conta os resultados dos últimos meses, continua a ser desconfortável ver uma equipa de Pep Guardiola em tais dificuldades. Os Citizens perderam por 2-1 para o Aston Villa, marcando a nona derrota nos últimos 12 jogos para a equipa que conquistou o triplete há mais de um ano.

Assim, a equipa que se sagrou campeã de Inglaterra em seis das últimas sete épocas já está a 12 pontos do líder Liverpool, ao fim de 17 jornadas, enquanto este último também tem um jogo a menos. Com apenas oito pontos no novo formato da Liga dos Campeões, o City também ainda não tem a passagem garantida para a fase a eliminar. A última vez que a equipa ficou pela fase de grupos da competição milionária foi em 2012/13, quando terminou em quarto lugar num grupo com Borussia Dortmund, Real Madrid e Ajax.
Alto: Jesús Navas
O mundo do futebol despediu-se de um jogador com um passado glorioso nos campos europeus no último minuto de 2024. Jesús Navas, de 39 anos, entrou em campo pela última vez como jogador do Sevilha e teve uma despedida digna no jogo com o Real Madrid, no Santiago Bernabéu.
Foi formada uma guarda de honra para o internacional espanhol de 39 anos, que acumulou um registo extraordinário ao longo dos anos. Navas disputou mais de 700 (!) jogos pelo Sevilha, clube que só trocou por uma passagem de quatro anos pelo Manchester City. Com a seleção espanhola, ganhou um Mundial e dois Europeus, enquanto no clube teve a experiência de levantar duas Taças do Rei e a Liga Europa em quatro ocasiões.
Baixo: NEC Nijmegen
2024 foi um ano de extremos para o NEC Nijmegen. A equipa de Nijmegen chegou à final da Taça pela quinta vez, garantiu a segunda melhor classificação da história e marcou mais golos do que nunca ao mais alto nível nos Países Baixos. No entanto, a equipa acabou por ficar de fora das competições europeias, em parte porque, tradicionalmente, perde nas finais.

Para já, o NEC não está nem perto do desempenho da época passada. O clube da cidade de Kaiser perdeu por 4-1 para o Willem II no domingo e manteve apenas um ponto nos últimos cinco jogos do campeonato, além de ter sido eliminado da Taça. Haverá uma reunião de crise no Estádio Goffert na segunda-feira, o que poderá significar que o treinador Rogier Meijer receberá uma má notícia. Assim, o técnico, que está sozinho no comando do NEC há mais de quatro anos anos corre o risco de sair pela porta dos fundos.