Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Amanda Staveley e Mehrdad Ghodoussi vendem participação no Newcastle

Amanda Staveley, proprietária minoritária do Newcastle, com o marido Mehrdad Ghodoussi
Amanda Staveley, proprietária minoritária do Newcastle, com o marido Mehrdad GhodoussiAFP
Os accionistas minoritários do Newcastle, Amanda Staveley e Mehrdad Ghodoussi, vão vender a sua participação no clube da Premier League, de acordo com informações divulgadas na quarta-feira.

Staveley foi fundamental na intermediação do acordo que permitiu ao Fundo de Investimento Público da Arábia Saudita (PIF) comprar 80% do Newcastle em outubro de 2021. Juntamente com o seu marido Ghodoussi, Staveley detinha inicialmente uma participação de 10% no Newcastle.

Tanto Staveley como Ghodoussi estiveram fortemente envolvidos na gestão do Newcastle após a aquisição apoiada pela Arábia Saudita e supervisionaram a nomeação de Eddie Howe como treinador em novembro de 2021.

O Newcastle terminou em quarto lugar na Premier League em 2022/23 para se qualificar para a Liga dos Campeões e também chegou à final da Taça da Liga.

Na época passada, a equipa não esteve tão bem, tendo sido eliminada da Liga dos Campeões na fase de grupos e terminado num dececionante sétimo lugar na Premier League.

A participação de Staveley e Ghodoussi foi diluída para seis por cento devido a recentes aumentos de capital em que a dupla não participou.

A BBC noticiou na quarta-feira que a dupla deverá deixar o clube, mas o Newcastle ainda não comentou o assunto.

A aquisição por parte da Arábia Saudita do anterior proprietário do Newcastle, Mike Ashley, no valor de 300 milhões de libras (356 milhões de euros), atraiu grande atenção, em grande parte devido à controvérsia sobre o historial do Estado do Golfo em matéria de direitos humanos.

Staveley ajudou a levar o negócio adiante depois que ele estagnou antes de finalmente ser concluído em outubro de 2021, quando a Premier League recebeu garantias de que não haveria envolvimento do Estado saudita.