No início de dezembro, entrou na sua melhor forma a marcar golos. Desde então, começou 14 jogos a titular em toda a competição, nos quais teve uma média de um golo por jogo, além de três assistências. No entanto, o seu contributo está longe de se limitar à frente de ataque, mas também a outros aspetos do jogo.
A pouco e pouco, o seu potencial
A carreira de Isak não foi fácil, já que ele era considerado um grande talento desde cedo. Estreou-se no AIK aos 16 anos, tornou-se o mais jovem marcador da história do clube e marcou 10 golos no campeonato numa única época. Já estava a deixar a sua marca na cena internacional com a seleção sueca sub-21 e até fez a sua primeira aparição na seleção principal aos 17 anos.
Mas a carreira do jogador de Solna estagnou. A transferência para o Borussia Dortmund não correspondeu às expectativas e, devido à falta de autoconfiança, Isak jogou pouco menos de 300 minutos em dois anos na Westfália. O Borussia Dortmund, no entanto, conseguiu-lhe um empréstimo ideal ao Willem, dos Países Baixos, em janeiro de 2019, onde marcou 13 golos em 16 jogos na Eredivisie, colocando-o de novo no radar dos olheiros europeus.
O destino escolhido foi a Real Sociedad, com a qual Isak marcou 43 golos em três épocas. Na época de estreia (ainda com 20 anos), sagrou-se campeão da Taça do Rei, o primeiro troféu do clube em mais de 30 anos, e nas duas épocas seguintes disputou a Liga Europa no País Basco.
Descolagem entre os melhores
Apesar de, na linguagem dos números, o compromisso da Real Sociedad não ter tido uma tendência líquida de crescimento, o sueco transformou-se num avançado cada vez mais complexo. O próximo passo entre os melhores do mundo veio com a transferência para o ambicioso Newcastle. Sendo a chegada mais cara da história dos Magpies (mais de 60 milhões de libras foram para San Sebastian), tornou-se um dos primeiros rumores de que os novos proprietários estavam a falar a sério.
No início, não ficou muito claro se Eddie Howe contava com Isak na ponta ou na ala, mas prevaleceu a opção mais sensata pela posição de número nove. O artilheiro produtivo usa todos os seus pontos fortes, que vão muito além de uma figura esguia. Isak também incomoda as defesas adversárias com a sua velocidade, a sua capacidade de combate individual e a sua grande inteligência de jogo.

O goleador sueco consegue adaptar-se a uma grande variedade de estilos de jogo, ao mesmo tempo que é capaz de analisar os movimentos de um defesa e tirar partido de qualquer hesitação. Utiliza a sua explosividade com ligeiros movimentos para trás ou para os lados, criando espaço tanto para a sua subida como para os seus companheiros de equipa, a partir do meio-campo.
Foi também por isso que beneficiou enormemente esta época, com o regresso de Sandro Tonali, que permite a Bruno Guimarães atuar mais subido. É com o médio brasileiro que Isak está extremamente bem familiarizado em termos futebolísticos, o que se reflete nos seus números - no campeonato, está a apenas quatro remates de um feito já notável há um ano e, se subtrairmos os penáltis, conseguiu mesmo igualar a época anterior.
Avançados da Premier League 2024/25

Se olharmos para dados mais detalhados do que apenas golos e assistências, não é assim tão ousado dizer que Isak é o melhor nove da Premier League. Em termos de golos marcados, apenas Erling Haaland e Chris Wood estão a um nível semelhante, com os outros a ficarem muito atrás. E com todo o respeito pelo avançado neozelandês, apesar da sua grande forma atual, não se aproxima em qualidade da dupla de goleadores escandinavos.
A comparação entre Haaland e Isak não é apenas apropriada porque eles representam dois países vizinhos, que pertencem mais ao segundo escalão do futebol. A diferença de idade entre eles é de apenas dez meses, a diferença de altura é de dois centímetros. Ambos jogam numa equipa que luta por um lugar na Liga dos Campeões esta época (atualmente, tanto os Citizens como os Magpies têm 41 pontos) e, por coincidência, já jogaram no passado pelo Dortmund, conhecido pelo seu talento para jovens promissores.

Além disso, as suas ações nas fases finais mostram que os dados da Opta são muito semelhantes. Embora Haaland seja mais ativo a rematar e o número de toques na área seja comparável entre os dois, o sueco apresenta um rácio de golos marcados por minutos jogados ligeiramente superior. Também no aspeto físico e defensivo dificilmente encontraríamos diferenças - o que Isak perde em ganhos de bola, o norueguês compensa com a vitória nos duelos aéreos.
Mas o resto do jogo, a construção da fase ofensiva, mostra o claro domínio do avançado do Newcastle. Em termos de oportunidades criadas e tentativas de drible, está entre os líderes das principais competições europeias e, em comparação com Haaland, também recebe a bola com mais frequência.

Onde é que Isak vai dar os próximos passos?
Enquanto Isak está a fazer a melhor época da sua vida, os outros números nove, em clubes com ambições de estar entre os melhores de Inglaterra, não são tão brilhantes, com exceção de Haaland. Kai Havertz perdeu a forma e a confiança nos últimos meses, Darwin Núñez, do Liverpool, e Nicolas Jackson, do Chelsea, estão ainda em pior situação. A situação do Manchester United e do Tottenham nem sequer precisa de ser mencionada.
Por isso, é lógico que o avançado sueco seja fortemente atraído por outras equipas. Os Gunners e os Reds são os dois principais favoritos à sua contratação. Um grande admirador de Isak é o diretor de operações de futebol do Liverpool, Michael Edwards, que, de acordo com informações de bastidores, está a reunir fundos para esta grande transferência, que poderá ser ajudada pela venda de Darwin Núñez.
Para além do montante, que deverá rondar entre os 100 e os 150 milhões de euros, tendo em conta o contrato até 2028, há um outro risco potencial para os candidatos. Se o Newcastle se apurar para a Liga dos Campeões, o que parece bastante realista, o seu avançado não terá grandes razões para sair. Isak já está a receber uma boa quantia de dinheiro, mas os Magpies não estariam certamente relutantes em dar-lhe um aumento ainda maior numa situação dessas.