A roda não pára de girar, porque a FIFA decidiu dar um jeitinho e arrancar o máximo de esforço de jogadores, que já estavam nas últimas.
Para os clubes convidados para o torneio, não é possível concentrar-se totalmente na evolução do plantel durante o verão, o que é certamente um inconveniente.
Newcastle está a mexer-se no mercado
Para estar pronto para a nova campanha, o ideal é que as movimentações no mercado de transferências sejam feitas e as contratações garantidas muito antes do início da pré-temporada 2025/26.
Felizmente para o Newcastle, o Mundial de Clubes não é uma distração que os preocupe e, como tal, Eddie Howe, Jason Tindall e a direção desportiva do clube têm um período de tempo razoável para planear as suas várias jogadas e garantir os seus objetivos.
Um desses alvos é o extremo direito do Nottingham Forest, Anthony Elanga, antigo jogador do Manchester United.
Forest rejeitou oferta de 50 milhões
De acordo com vários relatórios, os "Tricky Trees" recusaram uma oferta de 50 milhões de euros dos "Magpies", sendo que a sua própria avaliação do jogador ronda os 65 milhões.
Mesmo assim, o Forest parece ter sido inequívoco na sua posição, que é a de que Elanga não está à venda.
O interesse do Newcastle não deve ser uma surpresa para muitos, uma vez que, com Jacob Murphy, o clube tem apenas um extremo experiente na equipa principal.
Miguel Almiron ocupava regularmente essa vaga, apesar de ser um médio ofensivo de raiz, e desde o seu regresso ao Atlanta United que o clube do nordeste tem poucas opções para a ala direita.
Desempenho semelhante ao de Jacob Murphy
Em termos de produção, Elanga conseguiu um rendimento suficiente de 13 golos e 25 assistências em 127 jogos disputados desde o início da campanha 2021/22. Durante o mesmo período, Murphy marcou 17 golos e também fez 25 assistências em 143 jogos.
Apenas dois dos golos e três das assistências de Elanga aconteceram enquanto esteve em Old Trafford, pelo que se pode argumentar que há mais valor nas suas recentes conquistas em campo devido ao facto de o Forest não ter sido tão fluido como o Newcastle, nem ter jogado ao mesmo nível, com todo o respeito.

Murphy também se pode orgulhar, e com razão, dos seus contributos, embora não se possa ignorar que a equipa em que jogou nas últimas épocas foi mais expansiva e ofensiva do que o Forest, exceto na campanha de 2024/25, sob a orientação de Nuno Espírito Santo.
Para além dos seus atributos físicos, Elanga é também um dos jogadores mais rápidos da Premier League, tendo sido registada uma velocidade máxima de 36,91 km/h e percorridos 85 metros em nove segundos.

Murphy raramente foi reconhecido por esse aspeto do seu jogo, mas na verdade é o quarto mais rápido da primeira divisão inglesa, com uma velocidade máxima de 36,5 km/h.
Em termos de precisão de remate, os impressionantes 64,9% de Elanga são muito, muito melhores do que os 48,4% do seu contemporâneo, mas, curiosamente, é Murphy que tem a melhor taxa de conversão de remates (18,6% contra 13,6% de Elanga).
Como o Newcastle também se tornou famoso pela forma como controla a posse de bola e se movimenta pelo campo, é evidente que qualquer nova contratação precisa estar em sintonia com o estilo de passes rápidos de Eddie Howe.
Troca ou substituição?
Para isso, o jogador de 23 anos pode ser a opção perfeita, já que a sua taxa de conclusão de passes atingiu o pico de 88,9%, mas tem ficado constantemente na casa dos 70%. Murphy desceu de um máximo de 83,3% para meados dos anos 70 e, contra as melhores equipas europeias, é pouco provável que isso seja suficiente.
O que é mais difícil de decifrar nesta fase é se o Newcastle está apenas à procura de um reforço para a posição de extremo ou de uma troca equivalente, sem esquecer que Elanga é seis anos mais novo do que o seu potencial novo companheiro de equipa.

Com a Liga dos Campeões no horizonte em 2025/26, um plantel mais forte é uma necessidade, e não se quer gastar quase 50 milhões de euros em jogadores que apenas vão aquecer o banco.
Além disso, os Magpies têm em Jacob Murphy um bom jogador, que nunca os desiludiu e que não vai gostar de ser afastado naquela que poderá ser a época mais importante do Newcastle nos últimos tempos.
Interesse pela Liga dos Campeões é óbvio
O interesse de Elanga em disputar o principal torneio europeu é óbvio e pode ser justamente isso que o convença a exigir uma transferência para o rival do Forest na Premier League.
Apesar de não haver uma melhoria significativa em termos de números que justifique necessariamente a substituição de um jogador que conhece bem a sua função e o clube (Murphy) por um que se espera que venha a brilhar (Elanga), o Newcastle estará atento ao que o jogador do Forest pode trazer ao clube e, nesse sentido, não deverá desistir dele para já.
