Mais

Análise: As razões que levam o Tottenham a contratar reforços antes do fim do mercado

Thomas Frank, treinador do Tottenham, e Daniel Levy, presidente do conselho de administração
Thomas Frank, treinador do Tottenham, e Daniel Levy, presidente do conselho de administraçãoNigel French, PA Images / Alamy / Profimedia
Thomas Frank começou a sua carreira no Tottenham da melhor maneira possível, com duas vitórias nos dois primeiros jogos da Premier League.

Se não fosse a reviravolta tardia do Paris Saint-Germain na Supertaça da UEFA, o Tottenham teria mais um troféu europeu na sua coleção.

A uma semana do encerramento da janela de transferências de verão, o treinador dinamarquês ainda está à procura dos jogadores que garantirão que os Spurs não caiam no esquecimento, como aconteceu na última temporada, sob o comando de Ange Postecoglou.

Vale a pena notar que os primeiros 10 jogos do australiano na Premier League tiveram oito vitórias e dois empates, com pelo menos dois golos marcados em nove desses jogos, pelo que o Tottenham teve um falso amanhecer muito recente, para não falar dos muitos anteriores.

Início brilhante de Postecoglou foi prejudicado por lesões

Na segunda temporada, Postecoglou viu o seu plantel ser prejudicado por lesões de jogadores importantes, e Thomas Frank já está a perder a criatividade de James Maddison e os serviços de Dejan Kulusevski, Yves Bissouma, Destiny Udogie, Radu Dragusin e Manor Solomon.

Talvez seja por isso que os adeptos dos Spurs não se entusiasmem muito nesta altura e vejam até que ponto a equipa consegue ter um bom desempenho sob o comando deste treinador ao longo da época, antes de fazerem um julgamento.

Pelo menos, os adeptos do Tottenham não poderão criticar Daniel Levy por não ter apoiado o seu treinador no mercado de transferências.

O clube do norte de Londres já contratou Mohammed Kudus, transformou o empréstimo de Mathys Tel em definitivo, contratou João Palhinha por empréstimo, com vista a um acordo permanente, e também conseguiu Kevin Danso, Luka Vuskovic e Kota Takai.

O Tottenham está agora a estudar a contratação de Savinho, do Manchester City, Conor Gallagher, ex-Chelsea, do Atlético de Madrid, Nico Paz, do Como, Lucas Paquetá, do West Ham, e Maghnes Akliouche, do AS Monaco.

Preço de Savinho não desanimou o Tottenham

Embora seja improvável que todos os citados acima sejam contratados, o valor de 70 milhões de euros por Savinho não desanimou o Tottenham, que já fez uma oferta de 50 milhões de euros por Nico Paz.

Com a possível exceção de Gallagher, os outros jogadores interessados são todos criativos, expoentes da frente de ataque e que podem dar vida ao setor ofensivo do Tottenham.

As 10 assistências de Savinho, por exemplo, foram as maiores da equipa do Manchester City na temporada passada, com o brasileiro também a marcar dois golos.

A sua precisão de passe na Premier League foi de 87,3%, subindo para 91,7% na Taça da Liga.

O radar de Savinho na Premier League 2024/25
O radar de Savinho na Premier League 2024/25Opta by Stats Perform

As 11 grandes ocasiões criadas na primeira divisão inglesa também estão na faixa superior, enquanto os 86 desarmes bem-sucedidos em todas as competições são uma indicação de como Savinho é um corredor positivo e direto quando confrontado com uma defesa que deixa espaço atrás.

27 desses desarmes terminaram com uma assistência, uma ocasião criada ou um cruzamento, e num ataque do Tottenham que prospera com o serviço, a determinação de Savinho pode ser fundamental.

Paquetá não é o substituto natural de Maddison

Os adeptos do West Ham ficarão revoltados se o clube aceitar uma possível transferência de Paquetá para o Tottenham, depois de já ter perdido Kudus para o maior rival.

O jogador que marca golos de vez em quando - o último dos quais contra o Chelsea - é muito mais hábil a encontrar espaços em zonas apertadas e a fazer com que outros joguem em zonas de ataque frequentemente congestionadas.

Como um criador de jogadas no meio-campo, há uma expetativa de que Paquetá seja capaz de assumir o papel de Maddison com desenvoltura. No entanto, se olharmos para os detalhes, não há comparação real.

Maddison, por exemplo, marcou nove golos e fez sete assistências na última temporada da Premier League, enquanto Paquetá não fez uma única assistência e marcou apenas quatro golos.

A precisão de passe de 86,8% do jogador do Tottenham também superou os 78,8% do brasileiro.

Nico Paz continua a ser uma incógnita

O ex-craque do Real Madrid, Nico Paz, é uma incógnita na primeira divisão inglesa, mas com apenas 20 anos de idade, o médio argentino conseguiu marcar seis golos e fazer oito assistências na última temporada da Serie A, uma divisão conhecida pelo estilo defensivo Catenaccio que muitas equipas jogam.

O jogador de 1,90 metros de altura tem uma visão de jogo fantástica e é capaz de enfiar a bola nos espaços mais estreitos, mas também gosta de chegar ao ataque, como atestam os 23 remates de dentro da área.

O preço do jogador, apesar de caro à primeira vista - o Como quer cerca de 70 milhões de euros -, pode revelar-se uma grande pechincha.

Akliouche só será procurado se Savinho não avançar

O Akliouche só deve ser procurado se a negociação com Savinho não for concretizada. Caso contrário, o primeiro acabará por ser o substituto do segundo no Manchester City.

Com 12 golos e sete assistências em todas as competições na época passada, Akliouche é um jogador diferenciado e, por 60 milhões de euros, representa um valor muito melhor do que Savinho.

Mapa do passe de Maghnes Akliouche na Ligue 1 2024/25
Mapa do passe de Maghnes Akliouche na Ligue 1 2024/25Opta by Stats Perform

Os 14 desarmes rápidos sugerem a velocidade de Akliouche desde o início, enquanto os 84,9% de passes completados mostram mais do que suficiente consistência na posse de bola, e 179 recuperações de bola são um retorno fantástico para um jogador tão ofensivo.

No fim das contas, Thomas Frank e Levy precisam de acertar exatamente nas compras de verão deste ano. Se conseguirem fazer isso, 2025/26 poderá ser mais uma campanha vitoriosa para o clube do norte de Londres.

Jason Pettigrove
Jason PettigroveFlashscore