Mais

Análise: Callum Wilson é um passo atrás na substituição de Michail Antonio

O ex-atacante do West Ham Michail Antonio com Callum Wilson
O ex-atacante do West Ham Michail Antonio com Callum WilsonMatchDay Images Limited / Alamy / Profimedia

Se mencionarmos o nome de Michail Antonio aos adeptos do West Ham United, a resposta será certamente efusiva.

Contratado por apenas 7,5 milhões de libras do Nottingham Forest em 2015, o robusto avançado tornou-se um herói de culto no Estádio de Londres. A mistura de golos, esforço e atitude é o que os adeptos dos Irons esperam dos seus heróis, e Antonio tem tudo isso em grande quantidade.

Não foi por sorte que ele se tornou o melhor marcador do West Ham na Premier League, com 68 golos, e mesmo que Jarrod Bowen o ultrapasse nesta ou na próxima temporada - o capitão dos Hammers está com 56 e ainda a jogar -, Antonio sempre terá um lugar especial no coração dos adeptos.

Apesar da melhor prestação na Premier League pela equipa do Este de Londres em termos de golos ter sido apenas 10 - em cada uma das épocas de 2019/20, 2020/21 e 2021/22 -, há um certo grau de consistência.

A perna partida não acabou com a carreira de Antonio

Os seis golos em 26 jogos da primeira divisão inglesa em 2023/24 não foram os melhores, mas uma lesão no joelho que o levou a falhar 18 jogos não ajudou.

Quem poderá dizer que não se teria saído ainda melhor no Estádio de Londres se não tivesse sofrido 17 lesões durante a sua passagem pelo clube? A pior delas foi, de longe, a perna quebrada após um terrível acidente de carro em dezembro de 2024.

"A minha perna estava completamente partida e eles tiraram-me de lá e colocaram uma tala ao lado do carro", disse numa entrevista recente; "Isso fez-me perceber o quão perto eu estava de morrer. O carro estava uma confusão total".

Ninguém teria ficado minimamente surpreendido se o jogador de 35 anos tivesse pendurado as chuteiras ali mesmo e, para seu crédito, Antonio pretende continuar a lutar.

O contrato não é bom o suficiente

O West Ham cuidou do jogador durante o período de recuperação pós-operatória e havia razões para acreditar que ofereceria um novo contrato ao atacante. 

Após 10 anos de felicidade, Antonio parece ter encarado a oferta como um insulto, depois de ter dito: "Porque é que um jogador deve ser leal a um clube? Nós somos carne para eles. Assim que começamos a ficar velhos, é altura de vender ou deitar fora. Antes, se um jogador estivesse num clube durante alguns anos, via-se o lado humano desse jogador - agora é tudo uma questão de dinheiro e de saber quanto dinheiro pode fazer pelo clube. Se um clube pensa no lado financeiro das coisas, porque é que um jogador não há-de pensar?"

Propenso a lesões

Com a oficialização da separação, os adeptos terão certamente esfregado as mãos com a perspetiva de um avançado mais jovem e mais capaz ser contratado para o seu lugar, especialmente porque apenas El Hadji Malick Diouf, Mads Hermansen e Kyle Walker-Peters tinham sido adquiridos este verão.

O facto de Graham Potter ter substituído Antonio por um avançado semelhante a Callum Wilson só é compreensível se este for cerca de 10 anos mais novo.

Companheiro de podcast e bom amigo do homem que está a substituir, Wilson é apenas dois anos mais novo, com 33 anos, e tem um historial recente de lesões ainda pior.

Só nas últimas duas épocas, falhou 57 jogos devido a três lesões nos tendões da coxa, uma lesão nas costas, uma lesão no peito, um problema na barriga da perna e uma doença, e marcou apenas nove golos na Premier League nas últimas duas épocas.

Gráfico de radar de Callum Wilson - Premier League 2024/25
Gráfico de radar de Callum Wilson - Premier League 2024/25Opta by Stats Perform

Mesmo que se considere que Niclas Fullkrug será o homem de confiança de Potter para a posição de avançado, será que ele pode ficar descansado sabendo que Wilson é a alternativa, caso o primeiro sucumba às suas próprias lesões ou não mostre a forma do início da sua carreira?

É mais uma contratação do clube que parece ter um caráter de curto prazo e, como Antonio eloquentemente defende, no futebol de hoje tudo gira em torno do dinheiro, então talvez isso seja algo que possa ser lido nesta surpreendente jogada.

Callum Wilson é o oposto do que Graham Potter queria

Uma transferência livre para um jogador que marca golos aqui e ali é claramente preferível para o West Ham do que trazer jogadores jovens, dinâmicos e com fome. Wilson é exatamente o oposto do tipo de jogador que o próprio Potter sugeriu que gostava de treinar quando aceitou a oferta para se juntar aos Hammers.

Com Fullkrug e o antigo jogador do Newcastle, o clube tem, pelo menos, dois alvos físicos, mas é muito provável que esta seja uma contratação que possa explodir na cara do West Ham.

Jason Pettigrove
Jason PettigroveFlashscore