Mais

Análise: Como se estão a comportar os campeões nas ligas europeias?

Bernardo Silva e Manchester City estão desesperados na Premier League
Bernardo Silva e Manchester City estão desesperados na Premier LeagueDarren Staples / AFP
Qual é o desempenho dos campeões das épocas anteriores na Europa? O Flashscore resume os desempenhos dos campeões da época 2023/24 de todas as ligas europeias.

Inglaterra

Campeão: Manchester City

Situação atual: Seis títulos em sete anos - O Manchester United dominou a Premier League nos últimos anos como poucas equipas antes dele. Atualmente, porém, a sorte virou. Depois de apenas uma vitória em nove jogos, a liderança no topo da tabela está a desaparecer. O Liverpool parece estar a ser beneficiado, pois já tem 14 pontos de vantagem sobre os Sky Blues com um jogo a menos.

Espanha

Campeão: Real Madrid

Situação atual: A palavra-chave consistência aplica-se naturalmente também ao Real Madrid, que quase desistiu de defender o título de campeão espanhol depois de um início de época mais fraco. No entanto, depois de o rival Barcelona ter enfraquecido no outono, os "Blancos" estão novamente ao seu alcance. O rival Atlético, que também entrou em frenesim nas últimas semanas, está atualmente na liderança. Esperamos uma primavera emocionante na primeira divisão espanhola.

Itália

Campeão: Inter de Milão

Situação atual: Nenhuma das principais ligas europeias é tão aberta quanto a Série A da Itália. Cinco campeões diferentes nos últimos cinco anos são a prova disso. O atual campeão Inter de Milão foi provavelmente o que teve o desempenho mais consistente durante esse período. Os antigos campeões europeus com Mourinho também estão numa boa posição na atual temporada e podem chegar ao topo da tabela com uma vitória no jogo de recuperação.

Alemanha

Campeão: Bayer Leverkusen

Situação atual: Depois da sensação, vem a rotina? O Bayer Leverkusen foi o campeão alemão mais sensacional dos últimos tempos. Naturalmente, o Bayern de Munique não quer uma repetição. Com o novo treinador Vincent Kompany, o Bayern está a mostrar uma cara melhor e está quatro pontos à frente do Werkself após 15 jogos, embora este último esteja cada vez melhor ultimamente e esteja na liderança.

França

Campeão: PSG

Situação atual: Para muitos, a Ligue A francesa deixou de ser uma das cinco melhores ligas da Europa. Uma das razões para isso é o facto de o PSG, campeão em série, ter estado muitas vezes sozinho no topo nos últimos anos. O 11.º título do clube da capital em 12 anos já não parece estar em perigo. Os rivais Marselha e Mónaco chegam à pausa de inverno a dez pontos de distância.

Portugal

Campeão: Sporting

Situação atual: O antigo clube de Cristiano Ronaldo festejou na época passada o seu terceiro título no novo milénio. Após 15 jogos, ainda não há um favorito claro para o troféu deste ano. O Benfica (38 pontos) lidera atualmente a tabela, seguido do Sporting e do Porto (ambos com 37).

Países Baixos

Campeão: PSV Eindhoven

Situação atual: Após o seu primeiro campeonato desde 2018, as coisas continuam a correr bem para o PSV sob o comando de Peter Bosz. Os antigos vencedores da Taça dos Clubes Campeões Europeus e da Taça UEFA continuam em primeiro lugar na Eredivisie, a caminho da pausa de inverno da época 2024/25. O rival Ajax está a seis pontos de distância e tem uma diferença de golos 25 mais fraca.

Turquia

Campeão: Galatasaray

Situação atual: Nem José Mourinho o consegue evitar. O terceiro campeonato turco consecutivo e o 25.º campeonato do Galatasaray parecem ser uma mera formalidade. O clube de Istambul vai para a pausa de inverno com oito pontos de vantagem sobre o Fenerbahçe.

Bélgica

Campeão: Club Brugge

Situação atual: Na Bélgica, os espectadores podem esperar um duelo pelo título. O atual campeão Club Brugge está quatro pontos atrás do Genk na segunda posição, mas ainda tem um jogo a menos.

Rússia

Campeão: Zenit

Situação atual: Desde 2019, o campeão russo é sempre o Zenit de São Petersburgo. O facto de isto poder mudar esta época também se deve à má forma da cidade czarista. A equipa do treinador Sergei Semak perdeu recentemente com o Akron Togliatti e o Samara no início de dezembro - e teve mesmo de ceder a liderança da tabela ao Krasnodar, que está agora empatado em pontos, durante a pausa de inverno. Os jogos na Rússia só serão retomados em março.

O topo do campeonato russo
O topo do campeonato russoFlashscore

Dinamarca

Campeão: Midtjylland

Situação atual: O FC Midtjylland tornou-se uma das melhores equipas dinamarquesas nos últimos anos. A primavera de 2025 promete uma emocionante luta a três entre o líder Copenhaga (33 pontos), o Midtjylland (33) e o Randers FC (30).

Noruega

Campeão: FK Bodö/Glimt

Situação atual: O campeonato norueguês está concluído desde o início de dezembro. O FK Bodö/Glimt defendeu com sucesso o seu título.

Áustria

Campeão: Sturm Graz

Situação atual : No ano passado, o Sturm Graz conseguiu uma sensação com o seu primeiro título desde 2011: quebrou a série de 10 anos de títulos do RB Salzburg. E a missão de defender o título pode ser realmente importante. Também porque o anterior líder do norte está novamente em crise. Após 16 jogos, o RB já está a dez pontos do líder Sturm Graz, enquanto o Áustria Viena é atualmente o seu maior rival, com três pontos.

Grécia

Campeão: PAOK

Situação atual: O PAOK comemorou o quarto título histórico da Superliga 1 na temporada anterior. Esta temporada é extremamente emocionante no topo. AEK Atenas, Panathinaikos, PAOK e Olympiacos estão separados por no máximo três pontos após 16 jogos, com o conjunto do Pireu atualmente no topo da tabela e o PAOK em segundo.

Ucrânia

Campeão: Shakhtar Donetsk

Situação atual: O Shakhtar Donetsk procura o terceiro título consecutivo no campeonato ucraniano. No entanto, os campeões da Taça UEFA de 2009 precisam melhorar ainda mais se quiserem alcançar o atual líder Dínamo de Kiev. O clube está a dez pontos do líder e tem um jogo a menos.

Suécia

Campeão: Malmö FF

Situação atual: A Allsvenskan já terminou na Suécia, pois a temporada joga-se ao longo do ano civil. O Malmö FF defendeu com confiança o título conquistado no ano anterior, terminando com onze pontos de vantagem sobre o segundo classificado, o Hammarby.

Suíça

Campeão: Young Boys

Situação atual: O Young Boys Bern foi a equipa suíça mais forte dos últimos anos. No entanto, nesta temporada, o clube da capital está a viver um verdadeiro pesadelo. O clube chega à pausa de inverno em nono lugar entre 12 equipas, embora o líder Lugano esteja a "apenas" oito pontos de distância.

A classificação do campeonato helvético
A classificação do campeonato helvéticoFlashscore

República Checa

Campeão: Sparta Praga

Situação atual: Depois de dois títulos consecutivos para o Sparta Praga, parece que vai haver um novo campeão esta época. O Slavia Praga está a fazer uma boa campanha, com 16 vitórias em 19 jogos, e está atualmente à frente do Viktoria Pilsen (43 pontos) e do Sparta (37).

Croácia

Campeão: Dínamo Zagreb

Situação atual: Será que haverá uma nova mudança no topo da Croácia depois de sete campeonatos seguidos? O Dínamo de Zagreb, dirigido pelo ex-técnico da União Europeia Nenad Bjelica, está atualmente atrás dos seus dois rivais de Rijeka e Split. Após 18 jogos, os dois clubes do Adriático são líderes com 26 pontos, com o Zagreb a sete pontos de distância.

Sérvia

Campeão: Estrela Vermelha

Situação atual: A Sérvia também tem atualmente um campeonato subscrito. O Estrela Vermelha de Belgrado conquistou os últimos sete títulos nacionais. Seria preciso ser sensacional para não chegar ao oitavo. O Partizan, seu rival na cidade, já está 17 pontos atrás após 20 jogos

Lituânia

Campeão: Zalgiris Vilnius

Situação atual: Após uma pausa de um ano em que o Panevezys foi campeão, o Zalgiris Vilnius garantiu o título lituano em novembro.

Escócia

Campeão: Celtic

Situação atual: O Celtic tem atualmente uma clara vantagem na eterna luta pelo primeiro lugar do campeonato escocês. Depois de ter conquistado o campeonato no ano passado, o seu décimo segundo nos últimos 13 anos, é difícil alcançá-lo esta época. Após 15 jogos, o Celtic tem nove pontos de vantagem sobre o Rangers.

Polónia

Campeão: Jagiellonia Bialystok

Situação atual: O Jagiellonia Bialystok festejou o primeiro título da história do clube na época passada. Após 34 jornada , o clube estava empatado em pontos com o Slask Wroclaw, enquanto o Legia Varsóvia também estava a quatro pontos de distância. Os rivais da época anterior tropeçaram, com o Slask Wroclaw em particular a cair literalmente para o último lugar da tabela, o Jagiellonia está de olhos postos no título este ano. No entanto, atualmente ocupa apenas o terceiro lugar. O líder do campeonato, Lech Poznan, tem três pontos de vantagem no primeiro lugar, com o Rakow a dois pontos.

Roménia

Campeão: FCSB

Situação atual: Depois de nove longos anos sem conquistar um título, o FCSB de Bucareste recebeu no ano passado o seu 27.º troféu de campeão nacional. Atualmente, está empatado em pontos com o U Cluj no segundo lugar da tabela. A distância entre o líder e o quinto colocado é de apenas dois pontos, portanto, os torcedores neutros podem esperar por um jogo emocionante na última rodada.

Hungria

Campeão: Ferencvaros

Situação atual: Seis títulos e contando. O Ferencvaros ocupa atualmente o segundo lugar, mas disputou um jogo a menos do que o líder Puskas AFC.

País de Gales

Campeão: The New Saints

Situação atual: Os The New Saints conquistaram recentemente o título de campeão do País de Gales por três vezes consecutivas. Atualmente, ocupam apenas o segundo lugar na tabela, mas podem ultrapassar o Penybont com um jogo de recuperação. No entanto, tudo parece estar ainda muito aberto entre as duas equipas.

A classificação do TNS
A classificação do TNSFlashscore

Eslováquia

Campeão: Slovan Bratislava

Situação atual: O Slovan Bratislava, campeão em título, tem dominado o campeonato nos últimos anos. Na atual temporada, no entanto, ainda é emocionante, já que o vice-campeão MSK Zilina está apenas três pontos atrás após 18 jogos.

Israel

Campeão: Maccabi Tel Aviv

Situação atual: Depois de uma campanha relativamente clara em 2023/24, há sinais de um duelo emocionante pelo título em Israel. O Maccabi Tel Aviv, atual campeão, está em segundo lugar, um ponto atrás do Hapoel Beer Sheva.

Bulgária

Campeão: Ludogorets Razgrad

Situação atual: Não há notícias da Bulgária. O Ludogorets Razgrad lidera com 13 pontos de vantagem e está a caminho do seu 14.º título consecutivo.

Geórgia

Campeão: Iberia 1999 Tbilisi

Situação atual: A liga da Geórgia funciona de acordo com os anos civis e foi concluída no início de dezembro. O Iberia 1999 Tbilisi é o sucessor do Dinamo Batumi.

Eslovénia

Campeão: NK Celje

Situação atual: O Celje festejou o seu segundo título de campeão da história na época 2023/24. Mas é provável que continue assim por enquanto. O Olimpija Ljubljana está atualmente no topo da tabela com 39 pontos, seguido pelo Celje em quarto lugar com 31 pontos.

Irlanda

Campeão: Shelbourne FC

Situação atual: O Shelbourne FC foi coroado campeão da Irlanda e sucessor do Shamrock Rovers desde o início de novembro.

Bósnia e Herzegovina

Campeão: Borac Banja Luka

Situação atual: O Borac Banja Luka e o Zrinjski Mostar disputaram o título de campeão da Bósnia e Herzegovina no ano passado. Nesta temporada, os dois estão mais uma vez frente a frente pelo título. Após 17 jogos, o Mostar está atualmente ligeiramente à frente, com três pontos de vantagem.

A classificação do Borac Banja Luka
A classificação do Borac Banja LukaFlashscore

Chipre

Campeão: APOEL

Situação atual: Após cinco anos de ausência, o APOEL Nicósia finalmente voltou ao topo da tabela no Chipre na temporada passada. No entanto, atualmente não parece que o clube conseguirá repetir o sucesso. O Pafos, líder do campeonato, tem 12 pontos de vantagem e disputa o título com o Aris Limassol e o AEK Larnaka.

Albânia

Campeão: KF Egnatia

Situação atual: Depois de uma final de tirar o fôlego no ano passado, a temporada está novamente emocionante na Albânia. O bicampeão KF Egnatia é atualmente o quarto colocado com 30 pontos. O Dinamo City, líder do campeonato, tem 34 pontos e os vice-líderes FK Partizani e KF Vllaznia estão entre eles.

Kosovo

Campeão: FC Ballkani

Situação atual: O FC Ballkani conquistou recentemente três títulos nacionais consecutivos. No entanto, há sinais de uma mudança de guarda em 2024/25, uma vez que o FC Drita lidera o campeonato com sete pontos de vantagem sobre o atual campeão após 18 jornadas.

Finlândia

Campeão: KuPS

Situação atual: O KuPS venceu o primeiro campeonato em cinco anos. A época terminou em setembro. O HJK Helsínquia triunfou no ano anterior.

Azerbaijão

Campeão: Qarabag

Situação atual: No Azerbaijão, o Qarabag está no bom caminho para festejar o seu quarto título consecutivo. Após 18 jogos, tem oito pontos de vantagem sobre o Araz-Nakhchivan.

Cazaquistão

Campeão: Kairat Almaty

Situação atual: A época no Cazaquistão terminou em meados de novembro. O Kairat Almaty comemorou o quarto título da história do clube, substituindo o Ordabasy, vencedor do ano passado.

Bielorrússia

Campeão: Dínamo de Minsk

Situação atual: A época também já terminou na Bielorrússia. O Dínamo de Minsk conseguiu defender o título conquistado no ano anterior.

Irlanda do Norte

Campeão: Larne FC

Situação atual: Campeão duas vezes consecutivas, o Larne FC ocupa apenas o nono lugar entre 12 equipas no Natal de 2024. Mas as aparências iludem um pouco. O campeão da Irlanda do Norte disputou menos cinco jogos do que a maioria das outras equipas. Por isso, é bem possível que voltem a ocupar as primeiras posições. O Larne é também o primeiro clube da Irlanda do Norte a estar representado na Liga Conferência.

A classificação do Larne
A classificação do LarneFlashscore

Islândia

Campeão: Vikingur Reykjavik

Situação atual: O campeonato islandês está encerrado desde setembro. Tal como no ano anterior, o Vikingur Reykjavik assegurou o título.

Arménia

Campeão: FC Pyunik

Situação atual: Está a cristalizar-se na Arménia uma luta renhida entre três equipas pelo título. O campeão Pyunik é atualmente o terceiro classificado, com 37 pontos. No entanto, o líder FC Noah (40 pontos) ainda tem mais um jogo para disputar.

Macedónia

Campeão: Struga

Situação atual: O campeão Struga ocupa atualmente apenas o quinto lugar da tabela. No entanto, a esperança ainda não está perdida. O líder Sileks Kratovo tem apenas mais cinco pontos.

Letónia

Campeão: RFS

Situação atual: O campeonato da Letónia foi concluído em novembro. O RFS conquistou o seu segundo título consecutivo.

Malta

Campeão: Hamrun Spartans

Situação atual: O Hamrun Spartans tem sido a medida de todas as coisas em Malta nas últimas duas temporadas. No entanto, nesta temporada, o clube da cidade próxima à capital Valletta está em crise. O clube está a onze pontos do líder Floriana FC e ocupa atualmente o quinto lugar.

Estónia

Campeão: FCI Levadia

Situação atual: A temporada terminou em novembro. O FCI Levadia, que ficou logo atrás do FC Flora lga no ano passado, sagrou-se bicampeão na última temporada.

Moldávia

Campeão: FC Petrocub

Situação atual: O FC Petrocub, campeão em título, surpreendeu toda a Moldávia na época passada. Na época 2024/25, porém, tudo parece ter voltado ao normal. O FC Sheriff tem uma vantagem de onze pontos sobre o segundo classificado, o Chisinau, após a primeira fase do campeonato. O Petrcub segue-o com dois pontos de atraso.

Luxemburgo

Campeão: Differdange

Situação atual: O Differdange sagrou-se campeão luxemburguês na época de 2023/24, o que também é uma boa notícia para a nova época. Fundado em 2003, o clube lidera o campeonato com sete pontos na pausa de inverno.

A classificação do Differdange
A classificação do DifferdangeFlashscoore

Andorra

Campeão: UE Santa Coloma

Situação atual: Na época anterior, a UE Santa Coloma conquistou pela primeira vez o campeonato nacional de Andorra. Também ganhou a taça. Esta época, o clube ocupa o terceiro lugar da Primera Divisio e a corrida ao título pode ser extremamente emocionante. Isto porque as cinco primeiras equipas estão todas a menos de três pontos umas das outras.

San Marino

Campeão: Virtus

Situação atual: O atual campeão Virtus continua a liderar o campeonato após 14 jogos. Tem atualmente três pontos de vantagem sobre o La Fiorita.