Mais

Análise: Como Zubimendi pode ser a peça que falta no puzzle de Arteta no Arsenal

Martin Zubimendi, da Real Sociedad, em ação diante do Valladolid
Martin Zubimendi, da Real Sociedad, em ação diante do ValladolidCesar Ortiz Gonzalez / Alamy / Profimedia
No domingo à noite, no rescaldo da final da Liga das Nações, só se falava de Cristiano Ronaldo e de como a seleção portuguesa poderia chegar longe no futuro.

Uma das melhores exibições da noite, a do médio espanhol e da Real Sociedad Martin Zubimendi, pareceu passar despercebida à maioria.

Para além do seu golo aos 21 minutos, que abriu o marcador, o jogador de 26 anos completou 101 de 107 passes, o que corresponde a uma taxa de execução de 94,4%. O médio Pedri, por sua vez, teve 100% de acerto, mas fez apenas 52 passes.

Posicionamento de Zubimendi é inigualável

Zubimendi esteve, como é habitual no clube (Real Sociedad) e no país, em todo o lado.

Não vai marcar muitos golos - apenas dois pela Real Sociedad e dois pela Espanha em 2024/25 -, mas esse não é nem nunca foi o seu forte.

Com um sentido de posicionamento inato, o espanhol é tão hábil a controlar os jogos como um criador de jogadas em profundidade como a assumir um papel mais defensivo para proteger a retaguarda quando necessário.

Gonçalo Ramos, de Portugal, e Martin Zubimendi, de Espanha, durante a final da Liga das Nações de 2025
Gonçalo Ramos, de Portugal, e Martin Zubimendi, de Espanha, durante a final da Liga das Nações de 2025ČTK / imago sportfotodienst / Ulrich Wagner

A sua utilização da bola é imperiosa, como o demonstram os seus passes, que atingiram 93,2% em Espanha nos últimos 12 meses. 84,4% na Liga pela Real Sociedad ainda é um nível muito alto, se considerarmos que fez 1479 passes bem-sucedidos (de 1.752 tentados).

Para além da ligação espanhola ao Arsenal, era óbvio que os Gunners estariam sempre interessados nos seus serviços, uma vez que as suas capacidades são exatamente as que os londrinos necessitam.

O jogador, que recusou todas as ofertas nas últimas duas temporadas, parece achar que agora é o momento certo para se testar em outro lugar.

Ligação com a Sociedad já está no Arsenal

Depois de já ter contratado Mikel Merino à Real Sociedad e de o treinador Mikel Arteta também ter nascido em San Sebastián e ter tido uma breve ligação ao clube da sua cidade natal, o jogador já tem uma história convincente, antes mesmo de vestir a camisola vermelha.

As insinuações de última hora de que o Real Madrid, que agora tem outro ex-jogador do San Sebastián no comando técnico, Xabi Alonso, teria ultrapassado o clube do norte de Londres, parecem não ter sido verdadeiras.

As conduções de bola de Martin Zubimendi em 2024/25
As conduções de bola de Martin Zubimendi em 2024/25Opta by StatsPerform

Os principais órgãos de comunicação social espanhóis terão notado que os próprios blancos desvalorizaram as notícias vindas de outros lados, dando ao Arsenal a oportunidade de contratar um jogador que cobiça há anos.

A versatilidade de Zubimendi abre várias opções, mas é a sua capacidade de receber a bola sob pressão e de encontrar tempo e espaço para abrir as vias de passe que será muito útil para uma equipa que, por vezes, tem tido dificuldades em ser mais vertical nas transições da defesa para o ataque.

Radar de Martin Zubimendi em 2024/25
Radar de Martin Zubimendi em 2024/25Opta by StatsPerform

Se o Arsenal jogar num 4-3-3, por exemplo, podemos esperar encontrar Zubimendi no centro, mais profundo, como um número seis, com Declan Rice e Martin Odegaard a ocuparem os dois lados.

Mesmo um pouco mais à frente na defesa, o espanhol vai sair a jogar com facilidade, sempre com o objetivo de fazer subir a bola e a equipa no terreno.

Papel de Zubimendi pode libertar Rice

Uma forma de jogar metronómica, semelhante à dos grandes médios do Barcelona, é também o que pode (e quase certamente vai) ajudar a desbloquear as defesas adversárias mais fechadas.

Além disso, Rice ficaria numa posição mais avançada, onde já provou ser o seu habitat natural. A possibilidade de acrescentar mais golos ao seu currículo também agradaria ao antigo capitão do West Ham e ao seu atual treinador.

Se Arteta finalmente contratar o atacante de que o Arsenal vem precisando há pelo menos duas temporadas, com Benjamin Sesko aparentemente ainda em alta na agenda, poderá haver uma mudança para um 4-2-3-1 em alguns momentos, o que provavelmente veria Zubimendi fazer parceria com Rice num pivô duplo, atrás de um camisola 10 criativo e dois homens de frente.

Qualquer uma das funções será fácil para o jogador de 26 anos, que tem a responsabilidade de levar a sua equipa para a frente enquanto assegura que os seus defesas permanecem protegidos o mais possível.

Um jogador que torna todos melhores

Mesmo que uma mudança para a Premier League possa parecer um grande passo à frente, Zubimendi é um daqueles raros jogadores cuja qualidade faz com que todos ao seu redor melhorem.

Quando a sua contratação for confirmada pelos Gunners, os adeptos do Emirates Stadium não vão demorar muito a perceber exatamente porque é que Arteta o cobiça há muito tempo e porque é que o clube se esforçou tanto para o trazer para a primeira divisão inglesa.

É uma contratação tão importante e necessária, que pode ser a que finalmente fará a balança pender para o lado do Arsenal em termos de conquistar o primeiro título da Premier League em mais de duas décadas.

Autor
AutorFlashscore