Mais

Análise: Eberechi Eze poderia ser o substituto perfeito de Son no Tottenham

Son Heung-Min, do Tottenham Hotspur, é pressionado por Eberechi Eze, do Crystal Palace
Son Heung-Min, do Tottenham Hotspur, é pressionado por Eberechi Eze, do Crystal PalaceČTK / imago sportfotodienst / Micah Crook/PPAUK
Tudo mudou no Crystal Palace, com John Textor a vender a sua participação no clube para garantir que os Eagles possam voar alto na Liga Europa em 2025/26.

De acordo com as regras da UEFA, a equipa da Premier League e os vencedores da Taça de Inglaterra da época passada poderiam não ter podido participar na competição europeia devido ao interesse de Textor no Lyon, da Ligue 1.

Mas os adeptos podem não estar muito entusiasmados com os outros rumores que surgem de Selhurst Park.

O autor do golo da final da Taça de Inglaterra, Eberechi Eze, surgiu como um sério alvo para os rivais londrinos, o Tottenham Hotspur, depois de ter ficado claro que o novo avançado idealizado por Thomas Frank, Bryan Mbeumo, preferia mudar-se para o Manchester United.

Com a possibilidade de os Red Devils também terem aumentado a sua oferta para mais de 70 milhões de euros, as conversações parecem ter acelerado, o que significa que os Lilywhites terão de procurar noutro lugar para trazer um novo homem para a frente de ataque na próxima temporada.

A perda de Eze seria um duro golpe para o Crystal Palace

Apenas 12 meses após a transferência de Michael Olise para o Bayern de Munique, a perda de Eze, a outra grande estrela do clube, pode ser um golpe irreparável para o Crystal Palace.

De facto, tendo em conta que o contrato do jogador de 26 anos só termina em junho de 2027, não seria de estranhar que qualquer potencial comprador tivesse de respeitar a cláusula de rescisão de 80 milhões de euros que se sabe que o jogador tem.

O interesse do Tottenham também faz sentido nesta altura.

Ainda há incerteza e confusão em torno dos próximos passos de Son Heung-Min, e é inteiramente possível que o capitão do clube deixe o clube neste verão.

Eze é um jogador que atua principalmente como extremo esquerdo e, por isso, seria uma troca de posição, mesmo que ambos possam atuar noutras posições do ataque quando necessário.

O que é que o Tottenham recebe pelo seu dinheiro?

Nos 167 jogos que o internacional inglês disputou pelo Palace, marcou 40 golos e fez 29 assistências (apenas na Premier League, Taça de Inglaterra e Taça da Liga).

Para se ter uma ideia, são apenas menos seis golos do que o melhor marcador dos Eagles nesse período, o avançado Jean-Philippe Mateta (46 golos).

Estatísticas de Eberechi Eze na Premier League 2024/25
Estatísticas de Eberechi Eze na Premier League 2024/25Opta by Stats Perform

A produção de Son durante o mesmo período (2020/21 a 2024/25) é significativamente mais elevada - 78 golos, 47 assistências - embora tenha disputado mais 27 jogos durante esse período numa equipa - em especial quando Harry Kane estava em campo - em que floresceu.

Embora a taxa de conversão de remates de Eze, de 22,2%, não seja muito boa, quando se considera que a de Son é de apenas 12,3%, as coisas mudam de figura. Nenhum dos dois é um goleador nato, mesmo que tenham a sua quota-parte de participação.

No entanto, a diferença está na precisão dos remates. Os adeptos do clube do norte de Londres não tardarão em avisar este último se ele quiser ser o substituto a curto e a longo prazo de um jogador que os adeptos dos Spurs adoram.

Estatísticas de Son Heung-min na Premier League 2024/25
Estatísticas de Son Heung-min na Premier League 2024/25Opta by Stats Perform

Ambos os jogadores são hábeis em colocar os colegas em jogo, e a variedade de passes não é apenas extensa, mas também precisa. Dos 833 passes que Son fez na Premier League 24/25, 700 atingiram o alvo, com 84% de conclusão.

Os 81,5% de Eze estão um pouco abaixo desse número, mas fez 914 passes, com 745 a encontrar o seu destinatário.

Em termos de atributos defensivos, Eze fez 75 interceções contra 56 de Son e recuperou a posse de bola em 770 ocasiões, enquanto Son o fez 613 vezes.

O jogador do Palace também tentou 173 desarmes nas últimas quatro temporadas, conseguindo 93 deles, com uma taxa de sucesso que varia entre 33,3% e 66,7%.

Son concretizou 64 dos seus 120 desarmes - significativamente mais baixo do que o seu contemporâneo - com a sua taxa de sucesso a começar nos 33,3% e a chegar aos 61,9%. É claro que se pode argumentar que o sul-coreano tem jogado numa equipa em que não lhe é exigido que ponha as "mãos na massa" tanto quanto Eze tem feito no Palace.

Poderá Daniel Levy dar-se ao luxo de não ir atrás de Eze?

Se a transferência de Eze é necessária, e abstraindo-nos dos números por um momento, o jogador do Palace é um daqueles raros jogadores que entusiasmam os adeptos.

Son já fez isso em outros tempos, mas a idade avançada - terá 33 anos no início da próxima temporada - significa que não é mais a ameaça que já foi.

Por isso, se a equipa do sul de Londres estiver disposta a fazer negócio, Daniel Levy deverá apostar tudo num jogador que há muito tempo é cobiçado por muitos rivais do Palace na Premier League e também por clubes do continente.

Jason Pettigrove
Jason PettigroveFlashscore