Mais

Análise: Granit Xhaka ou Jordan Henderson, quem vai ter mais impacto na Premier League?

Xhaka ao serviço do Sunderland
Xhaka ao serviço do SunderlandAFP

Com Granit Xhaka e Jordan Henderson de regresso à Premier League este verão, esta análise avalia qual destes médios experientes poderá ter maior influência ao longo da época.

Xhaka, 33 anos, e Henderson, 35, regressaram ambos à Premier League neste verão, juntando-se ao Sunderland e ao Brentford respetivamente, após vários anos de ausência, e parece que nunca chegaram a sair.

Muitos duvidaram se ainda teriam capacidade física e previam dificuldades para os seus clubes, mas a experiência revelou-se inestimável. Ainda é cedo na época e há muito futebol por disputar, mas Brentford e Sunderland já parecem bem encaminhados para evitar problemas.

A questão agora é: qual dos dois terminará a época com maior impacto no seu clube?

Granit Xhaka

O verão foi movimentado para o recém-promovido Sunderland, que contratou 13 jogadores por uma verba superior a 160 milhões de euros. Entre todos, a chegada de Xhaka ao Stadium of Light foi considerada o grande golpe do mercado.

Após um período polémico no Arsenal, o internacional suíço transferiu-se para o Bayer Leverkusen, onde desempenhou um papel fundamental na conquista do primeiro título da Bundesliga do clube alemão, sob o comando de Xabi Alonso, agora treinador do Real Madrid, em 2023/24.

Durante o tempo passado no norte de Londres, Xhaka era frequentemente visto como impulsivo, mas agora, com mais experiência, o médio transmite serenidade e tem sido o melhor da equipa do Sunderland desde o regresso ao mais alto nível. Xhaka está entre os cinco melhores médios da Premier League em alívios (26) e duelos aéreos ganhos (20). Muitas vezes recua para ajudar como central, sendo fundamental na solidez defensiva do Sunderland, que apenas concedeu quatro golos nos primeiros seis jogos.

No entanto, o contributo não se limita ao setor defensivo. O passe tem sido, provavelmente, o ponto mais forte do seu jogo até agora, com uma impressionante variedade de passes: já completou 29 passes longos e apresenta uma precisão global de 83,3%, resultando em três assistências.

A melhor exibição foi na vitória por 1-0 frente ao Nottingham Forest. Com a equipa de Ange Postecoglou a ter 65% de posse, grande parte do trabalho de Xhaka foi sem bola: venceu sete duelos, fez oito alívios, sete recuperações de bola, dois bloqueios, dois desarmes e uma interceção, além de ter assistido Omar Alderete para o golo decisivo.

Jordan Henderson

O verão do Brentford foi marcado por mudanças de outra natureza. O clube do oeste de Londres perdeu não só o treinador, mas também o melhor marcador e o capitão para equipas do tradicional top seis. Henderson foi contratado para substituir a influência de Christian Nørgaard dentro e fora de campo. Antigo capitão do Liverpool, vencedor da Premier League e da Liga dos Campeões, o internacional inglês traz consigo uma enorme capacidade de liderança, sendo difícil imaginar melhor escolha para o Brentford.

Keith Andrews já destacou o valor que Henderson tem no balneário, afirmando: "Para nós, a forma como se comporta, a sua presença em campo, as qualidades de liderança; penso que a contratação de Henderson passou um pouco despercebida. Tem-se falado muito sobre as saídas no clube, sendo Christian Nørgaard, o capitão, um deles, alguém com quem adorei trabalhar no ano passado e por quem tinha grande admiração. Quando surgiu a oportunidade, tive a certeza de que seria a pessoa certa para ocupar aquela zona do terreno por várias razões."

O Brentford não começou tão bem como o Sunderland, ocupando o 13.º lugar contra o 5.º dos rivais, mas já defrontou duas das equipas mais fortes da Premier League, Chelsea e Man United, com Henderson em destaque em ambos os jogos.

Disputou os primeiros 90 minutos completos no empate 2-2 frente ao Chelsea, assistindo Kevin Schade para o primeiro golo com um passe longo que desmontou por completo o meio-campo adversário.

O cenário repetiu-se diante do United, ao encontrar Igor Thiago, que se manteve em jogo, com um passe em arco, antes de o brasileiro bater Altay Bayindir e inaugurar o marcador logo aos oito minutos. É evidente que continua a gostar dos grandes jogos.

Veredito

Ambos acrescentaram muito às respetivas equipas, mas em campo, Xhaka destaca-se claramente em relação a Henderson. O antigo médio do Arsenal não só parece ser a melhor contratação do Sunderland em anos, como pode muito bem ser a contratação da época.