Mais

Análise: Jogo entre Manchester City e Tottenham é garantia de golos

Erling Haaland, do Man City, e Lucas Bergvall, do Tottenham
Erling Haaland, do Man City, e Lucas Bergvall, do TottenhamČTK / imago sportfotodienst / Charlie Carter

Neste fim de semana, o líder da Premier League, Manchester City, disputa o seu primeiro jogo em casa da temporada 2025/26 contra o Tottenham Hotspur.

Siga as incidências do encontro

Ambas as equipas não concederam golos nos seus jogos de abertura, com os Spurs a vencerem por 3-0 em casa frente ao Burnley, em grande parte devido ao espetacular pontapé de bicicleta de Richarlison, enquanto o City venceu facilmente o Wolverhampton Wanderers por 4-0, com reforço Tijjani Reijnders a destacar-se de todos os outros em campo.

Thomas Frank e Pep Guardiola não podiam estar mais satisfeitos com o desempenho das suas equipas e, com ambos a manterem a baliza a zero, o City só está na liderança em virtude de ter marcado mais um golo.

O City deu continuidade a uma série invicta iniciada em abril (oito vitórias e dois empates) e, nesse período, conquistou mais pontos (26) do que qualquer outra equipa da Premier League.

Além disso, o City manteve a baliza a zero em sete ocasiões nessa série e concedeu o menor número de remates por jogo (7,6).

Tottenham só perdeu uma vez nas últimas quatro visitas

No entanto, os anfitriões terão de ficar atentos, pois os Spurs venceram em duas das últimas quatro visitas ao Estádio Etihad, empatando uma e perdendo a outra. É um registo tão bom quanto o das 11 visitas anteriores ao gigante do noroeste.

Além disso, Guardiola perdeu nove jogos contra o Tottenham na sua carreira - incluindo duas derrotas na última temporada - e apenas o Liverpool venceu as suas equipas em mais ocasiões (10).

Na verdade, as lembranças de uma derrota em casa por 4-0 em 2024/25 devem ser motivação mais do que suficiente para os anfitriões antes do jogo de sábado.

Os confrontos mais recentes
Os confrontos mais recentesFlashscore

De todas as equipas que Pep defrontou mais de 10 vezes durante a sua carreira, o Tottenham é uma das três em que ganhou menos de metade desses jogos. Até à data, tem 11 vitórias em 23 jogos contra a equipa do norte de Londres (48%), enquanto 13 vitórias em 27 jogos contra o Real Madrid também lhe dão uma percentagem de 48%.

O seu calcanhar de Aquiles é, de longe, o Liverpool, contra o qual venceu apenas seis jogos em 24 partidas (25%).

Thomas Frank pode fazer um "hat-trick" indesejado para Pep

Thomas Frank vai tentar aumentar os seus problemas e ajudar os Spurs a vencerem os dois primeiros jogos de uma época da Premier League desde 2021/22.

O dinamarquês tem a sua equipa a jogar bem e com confiança, embora saiba que o Tottenham não vence há 11 jogos contra equipas não recém-promovidas (dois empates e nove derrotas). O último triunfo foi em fevereiro, por 1-0, frente ao Manchester United.

Frank terá certamente em mente a sua vitória por 2-1 no Etihad em 2022, quando era treinador do Brentford, ao construir um plano de jogo que, caso se revele vitorioso, significará que se tornará um dos três únicos treinadores a vencer no Etihad com duas equipas diferentes. Antonio Conte (Chelsea e Spurs) e José Mourinho (Real Madrid e Manchester United) são os outros.

É importante ressaltar que os Spurs não vencem dois jogos consecutivos no Manchester City desde 2010, portanto, apesar do bom registo recente, uma nova vitória fora de casa não é uma conclusão precipitada.

Dito isto, o City também não vence jogos consecutivos da Premier League contra os londrinos desde que conseguiu quatro seguidos entre dezembro de 2017 e abril de 2019.

Haaland procura mais um recorde

Os visitantes terão certamente de manter Erling Haaland à distância, uma vez que procura marcar os dois golos que lhe dariam 50 nos seus primeiros 49 jogos em casa pelo Cityzens.

Atualmente, o norueguês tem uns espantosos 48 golos em casa em 48 jogos e, se conseguisse o recorde, tornar-se-ia apenas o segundo jogador a fazê-lo na história da Premier League.

Mesmo que o avançado não consiga marcar, os golos estão praticamente garantidos. Nos últimos quatro jogos entre as duas equipas na Premier League, foram marcados 21 golos (12 para os Spurs e nove para o City) e pelo menos dois golos foram marcados pelos visitantes em cada um desses quatro jogos.

Novas contratações no Etihad

A partida dará aos adeptos da casa a primeira oportunidade de ver todos os novos reforços em campo e testemunhar em primeira mão como eles se integraram ao onze titular.

Pelo lado do Tottenham, Mo Kudus já mostrou a facilidade com que complementa as habilidades dos companheiros, e a parceria com Richarlison rendeu frutos logo no jogo contra o Burnley.

Sendo o jogo de abertura de sábado, os anfitriões podem criar uma distância entre si e as equipas que estão abaixo deles, mesmo que por apenas algumas horas.

Outra exibição dominante pelo menos sinalizaria a sua intenção nesta temporada, enquanto uma vitória dos Spurs pode fazer com que os adeptos do norte de Londres sonhem com um sucesso ainda maior em 2025/26.

Jason Pettigrove
Jason PettigroveFlashscore