O jovem, nomeado para o prémio PFA de Jovem Jogador do Ano 2024/25, foi efusivo nas suas primeiras entrevistas como jogador dos Reds.
"É uma verdadeira honra para mim, um privilégio jogar num dos maiores clubes do mundo. Estou muito, muito feliz e animado", disse.
"Depois disso, vou para casa e para a minha cidade natal curtir alguns dias, e então mal posso esperar para voltar, colocar o equipamento de treino, começar a treinar e preparar-me para a temporada".
Kerkez ganhou fama graças a alguns desempenhos impressionantes pelo Bournemouth nas últimas duas temporadas.
Falta influência em golos
Durante o tempo que passou na costa sul, o sérvio (que joga na seleção húngara) fez 74 jogos pelos Cherries, 65 dos quais como titular.
Conhecido pela sua capacidade de chegar ao ataque e oferecer uma presença ofensiva suplementar, os seus dois golos e cinco assistências em duas épocas terão de ser melhorados se quiser ter sucesso sob o comando de Arne Slot.
O atual lateral-esquerdo, Andrew Robertson, marcou três golos no mesmo período, com um rendimento significativamente melhor em termos de assistências (12).

Todos os golos de Robbo foram marcados na época de 2023/24, com uma precisão de remate de 77,8% e uma taxa de conversão de 25%, enquanto Kerkez marcou os seus dois golos na época passada, com uma precisão de remate pouco convincente de 45,5% e uma taxa de conversão de apenas 10,5%.
Se o modus operandi é que Kerkez assuma o lugar de titular do escocês, há um argumento razoável de que ainda tem um caminho a percorrer antes de o fazer.
Para começar, Robertson tem um índice de acerto de passes de 84,1%, enquanto Kerkez apresenta um valor ligeiramente mais baixo de 83,1%.

O escocês tem sido consistente com os seus passes, mantendo-se entre os 80 pontos em termos de precisão, enquanto Kerkez tem-se mantido geralmente entre os 70 pontos percentuais.
Poder-se-ia argumentar que, com todo o respeito, o Liverpool é e tem sido uma equipa que passa muito melhor do que o Bournemouth e, uma vez habituado a esse nível, Kerkez deverá ver os seus números melhorarem.
Não obstante Andoni Iraola ter posto os Cherries a jogar algum do futebol mais atrativo da Premier League, é claro.
Kerkez gosta do lado físico do jogo
A principal preocupação de ambos os jogadores continua a ser a sua aptidão defensiva. 62 desarmes ganhos em 113 tentados entre 23/24 e 24/25 é um esforço razoável do jovem e compara-se favoravelmente com os 73 ganhos de Robertson em 127 tentados.
59 interceções e 52 alívios de cabeça denotam que há um lado do jogo do escocês em que ele é atualmente o segundo melhor. Kerkez registou 71 interceções e 69 alívios de cabeça, em comparação com Robertson, e foi esta parte do seu jogo que ajudou a despertar o interesse do Liverpool por ele.

Não se pode dizer que Robertson não seja combativo ou competitivo, porque esse lado do seu jogo tem sido visto com frequência, no entanto, é evidente que, embora Kerkez precise de melhorar em várias outras áreas, o lado mais físico do jogo não é um problema para ele e, com o desenvolvimento correto sob a orientação dos preparadores físicos do Liverpool, só vai ficar mais forte à medida que se aproxima do seu auge.
O internacional húngaro também esteve envolvido em mais confrontos diretos do que o seu colega de 31 anos (533 a 481) e ganhou mais (287) do que perdeu (246), embora 291 recuperações de bola sejam significativamente menores do que as 434 de Robertson.
Arne Slot deve começar com Robertson
Dependendo do que Arne Slot tem em mente para a próxima temporada, faz sentido que comece com os seus jogadores testados e comprovados e, no caso de Kerkez, o incentivo está lá para que desaloje Robertson.
Para tal, o escocês terá de melhorar o seu nível de jogo se quiser continuar a ser titular, pois sabe que o jovem está à sua espera e pronto para assumir o lugar de titular a qualquer momento.
Com a contratação de Kerkez, é provável que outro craque do Liverpool tenha ainda mais dificuldades para ser titular.
Tsimikas de saída?
O substituto de Robertson, Konstantinos "Kostas" Tsimikas, jogou apenas 2.292 minutos em 42 jogos nas últimas duas temporadas, menos de metade dos 5.914 minutos de Kerkez no Bournemouth e significativamente abaixo dos 7.607 minutos do escocês.
Por isso, é difícil imaginar que o jogador grego de 29 anos, que raramente dececionou o clube quando foi chamado, fique muito mais tempo em Anfield.
Se Tsimikas for transferido neste verão ou na próxima janela de transferências, Kerkez e Robertson terão de disputar o direito de ser o lateral-esquerdo preferido na próxima temporada.
É uma batalha de deixar qualquer um com água na boca...
