O jogador de 22 anos pode ser considerado um avançado tradicional, dada a forma como se impôs às defesas adversárias e marcou 12 dos 36 golos do Ipswich em 2024/25.
Embora muitas vezes se acredite que o avançado mais moderno precisa de mais algumas ferramentas no seu arsenal, Delap mostrou sem margem para dúvidas que ainda há lugar para aqueles jogadores que só estão interessados em colocar a bola no fundo das redes.

O facto de não haver nada de particularmente especial no seu jogo, não impede que Delap seja um dos jogadores com um futuro mais promissor no futebol.
Não dá tréguas aos defesas, intimidando-os e pressionando-os ao longo dos 90 minutos de um jogo que, normalmente, é um espetáculo de ação.
Chelsea superou concorrência da Premier League para contratar Delap
O Chelsea claramente já viu o suficiente para desembolsar 35 milhões de euros para torná-lo sua primeira contratação deste verão, enquanto Manchester United, Newcastle e Everton também estavam aparentemente interessados nos seus serviços.
"Eu entendo a estatura deste clube e posso ver a trajetória em que está com esses jogadores e o treinador principal", disse Delap depois de assinar contrato.
"Vai ser um lugar incrível para eu me desenvolver, e espero conquistar coisas incríveis aqui e ajudar o clube a ganhar mais troféus".
É de esperar que, apesar de precisar de aperfeiçoar outros aspetos do seu jogo, Delap não se mude para Stamford Bridge para ficar no banco.
Avançados do Chelsea tiveram um desempenho abaixo do esperado
Nicolas Jackson foi o avançado de eleição do treinador do Chelsea, Enzo Maresca, durante 2024/25, embora tenha conseguido apenas 10 golos, além de cinco assistências.
Christopher Nkunku, que nunca jogou realmente o seu melhor futebol no oeste de Londres, marcou apenas sete golos em 31 jogos, e não seria surpresa nenhuma se fosse ele o bode expiatório.
A capacidade de Delap de segurar a bola e colocar os companheiros em jogo é inigualável, e o seu tamanho e constituição física garantem que ele ganhe a maioria dos duelos aéreos.

O facto de Cole Palmer ter marcado o maior número de golos (15) e feito o maior número de assistências (12) diz muito sobre a razão pela qual os Blues não perderam tempo em trazer um goleador comprovado e um jogador que poderia ser um verdadeiro trunfo graças ao seu conjunto de habilidades.
Um jogador que venceu 61 dos seus duelos aéreos na época passada será exatamente o que os seus colegas de ataque do Chelsea precisam, mas curiosamente, nenhum dos 12 golos de Delap foi de cabeça. 11 deles foram de dentro da área e, embora isso evidencie a capacidade de marcar golos na grande área, não deixa de ser um desperdício criminoso de um dos pontos fortes do seu jogo natural.
Delap deve ambicionar mais de 20 golos por época
Com jogadores como Palmer, Marc Cucurella e Noni Madueke a fornecer-lhe oportunidades no futuro, há uma expectativa razoável de que as coisas mudem rapidamente nesse sentido.
Se considerarmos que Delap não terá de procurar oportunidades sozinho, o número de golos que marca deverá aumentar significativamente.
É discutível que ele deva ser um jogador de mais de 20 golos por época numa equipa montada para tirar o máximo partido do que pode oferecer.

Embora isso coloque pressão imediata sobre ele, o nível das exibições de Delap pelo Ipswich e a forma como assumiu a responsabilidade na maioria dos jogos sugerem que não ficará perturbado por uma camada extra de peso nos seus ombros.
"Ele está a tentar melhorar todos os dias e assumir o desafio de jogar na Premier League", disse o treinador do Ipswich, Kieran McKenna, sobre o avançado na época passada.
"Falei com ele sobre o desafio de liderar uma equipa, porque quando és o número nove numa equipa que veio de onde viemos, é muita responsabilidade. Ele está a encarar cada dia como ele vem e não se concentra mais do que isso. Penso que é exatamente a coisa certa a fazer".
Chelsea tem de garantir que Delap se torna o ponto focal do ataque
A sua precisão de remate de 60,4% na equipa de McKenna em 24/25 conseguiu ser um registo superior aos de que Jackson (54,7%) e Nkunku (60%). 32 remates à baliza também superaram os 20 de Nkuku e ficaram apenas aquém dos 36 de Jackson.
Se Delap consegue fazer isso numa equipa que jogava para sobreviver na Premier League, imaginem o que poderá fazer com um plantel que tem aspirações a conquistar os maiores prémios do futebol.
Enzo Maresca tem de o ver como o ponto fulcral do ataque do Chelsea daqui para a frente também.

É um avançado que pode jogar tanto de costas para a baliza como no ombro do último defesa e cuja força bruta, tanto quanto a sua habilidade com a bola, é algo que há muito falta aos Blues.
Com força, velocidade e faro de golo, pode muito bem ser que Delap venha a ser a peça que faltava no puzzle para o seu treinador.
O mundo certamente será dele na próxima época.
