Mais

Análise: Liverpool deve dar prioridade à contratação de Marc Guehi

Marc Guehi, defesa do Crystal Palace
Marc Guehi, defesa do Crystal Palace Profimedia
Com a pré-temporada de muitos clubes já iniciada e os jogos oficiais não muito distantes, para não falar do facto de faltar menos de um mês para o início da temporada 2025/26 da Premier League, é vital que as contratações sejam feitas nas próximas duas a três semanas.

Embora seja verdade que os jogadores podem ser contratados até três semanas após o início da época, para não perturbar o equilíbrio do balneário e ter algo que se assemelhe a um 11 inicial estabelecido, fechar as transferências agora tem claramente as suas vantagens.

Liverpool tem trabalhado bem no mercado de transferências

Um clube que tem trabalhado muito bem o mercado até agora neste verão é o Liverpool.

Florian Wirtz, Milos Kerkez e Jeremie Frimpong são as principais contratações, com as aquisições de Armin Pecsi e Freddie Woodman a passarem um pouco despercebidas.

Trent Alexander-Arnold foi para o Real Madrid e sabe-se que Luis Diaz também está a tentar sair, pelo que a equipa de Arne Slot poderá ser muito diferente da que conquistou o título na época passada.

O próximo a rumar a Anfield deverá ser o capitão do Crystal Palace e da seleção inglesa, Marc Guehi. As notícias sugerem que as conversas entre as partes já começaram e há razões para que um acordo faça sentido tanto para o clube do sul de Londres quanto para o emblema de Merseyside.

Jarell Quansah também deixou recentemente a equipa de Anfield para se juntar ao Bayer Leverkusen, enquanto Ibrahima Konaté recusou a recente oferta do Liverpool para prolongar o seu contrato - que termina em 2026 - até 2030.

Por isso, é quase certo que os Reds preferem receber algum dinheiro por ele agora, em vez de o perderem a custo zero - como aconteceu com Alexander-Arnold - no próximo verão.

Konaté e Guehi estão no último ano de contrato

O mesmo cenário se verifica em relação a Guehi e, embora o presidente do Palace, Steve Parish, tenha conseguido manter os clubes afastados nas últimas janelas de transferências, com apenas 12 meses de contrato do defesa-central, também ele precisa de se mudar, embora o clube do sul de Londres queira ter um substituto antes de considerar a saída de Guehi.

Ibrahima Konate Gráfico de Radar 2024/25
Ibrahima Konate Gráfico de Radar 2024/25Opta by Stats Perform

O que o Liverpool ganharia se conseguisse contratar o jogador de 25 anos? Para começar, os melhores anos da sua carreira, se considerarmos que um jogador só atinge o seu auge aos 27 ou 28 anos.

Com Virgil van Dijk a optar por jogar no lado esquerdo da defesa, apesar de ser destro, Guehi pode ocupar o lugar do lado direito, embora também seja capaz de mudar, dada a sua excelência com os dois pés.

Marc Guehi Gráfico de Radar 2024/25
Marc Guehi Gráfico de Radar 2024/25Opta by Stats Perform

Em termos de comparação com Konaté, embora o jogador do Liverpool tenha uma taxa de sucesso de desarme mais alta (63,4% a 55,9%), isso é um pouco enganador, pois Guehi tentou mais desarmes (68 a 41) e ganhou mais (30 a 26).

É claro que se pode argumentar que o Liverpool foi tão dominante na época passada que a sua linha defensiva esteve confortável durante a maior parte do tempo.

Precisão dos passes é o ponto alto do jogo do Liverpool

Ambos os jogadores adoram o lado físico do jogo e, em termos de duelos individuais, Konaté tentou 220 em 2024/25, com uma taxa de sucesso de 65,9%, o que o coloca num sólido oitavo lugar entre os seus companheiros de equipa. 106 recuperações de bola também o colocam no topo da lista.

Numa equipa que, no início da época passada, lutou pela vida, Guehi teve mesmo de se impor. Os 313 duelos que disputou tiveram uma taxa de sucesso de 60,1%, enquanto as 166 recuperações de bola o colocaram como o terceiro melhor do Palace nesse quesito.

Ibrahima Konate Passes da Primeira Liga 2024/25
Ibrahima Konate Passes da Primeira Liga 2024/25Opta by Stats Perform

A equipa de Slot utilizado o lado direito do ataque com frequência, por isso a precisão de 90,3 dos passes de Konaté não é uma surpresa. 1824 passes completos em 2019 tentados é uma percentagem escandalosamente elevada.

O Palace de Oliver Glasner era um pouco mais pragmático, mas também procurava atacar sempre que possível. Os 84,8% de acerto de Guehi ficam bem atrás dos do francês, mas é também o melhor registo de um jogador do Palace que tenha feito pelo menos 500 passes.

Marc Guehi Toques na Premier League 2024/25
Marc Guehi Toques na Premier League 2024/25Opta by Stats Perform

Os três golos do internacional inglês, com uma precisão de remate de 77,8%, não são certamente a pior marca para um defesa, e comparam-se muito favoravelmente com o único golo de Konaté e a sua precisão de 25%, o que demonstra que o Liverpool poderá ter mais uma arma para utilizar em lances de bola parada no futuro, caso Guehi seja contratado.

Em termos de disciplina, é preciso dizer que ambos os jogadores gostam de jogar no limite, e utilizar esse estilo de jogo inevitavelmente significa que uma ou outra entrada tardia será inevitável. Guehi tem oito cartões amarelos a mais do que seu contemporâneo e também viu o vermelho numa ocasião na temporada passada.

Interesse do Liverpool é compreensível

Em ambos os casos, dada a fisicalidade da Premier League, é um bom registo para jogadores que gostam de colocar o pé quando é preciso.

É fácil entender também por que razão o Liverpool está atrás de Guehi, e é provável que não tenha de pagar nem perto das 70 milhões de libras que o Palace exigiu ao Newcastle há um ano.

Jason Pettigrove
Jason PettigroveFlashscore