Mais

Análise: Newcastle precisa de reescrever a história da Premier League para defrontar o Liverpool

Alexis Mac Allister, do Liverpool, e Bruno Guimarães, do Newcastle, disputam a bola
Alexis Mac Allister, do Liverpool, e Bruno Guimarães, do Newcastle, disputam a bolaMDI / Shutterstock Editorial / Profimedia

O primeiro jogo em casa do Newcastle na temporada 2025/26 é, como manda o destino, contra o campeão da Premier League, o Liverpool.

Siga as incidências do encontro

Este jogo tem sido muitas vezes um encontro épico entre duas equipas que gostam de se lançar ao ataque e de jogar um futebol de ataque total.

Foi contra os Reds que os Magpies conquistaram o seu primeiro grande troféu em 70 anos, quando ergueram a Taça da Liga em Wembley, em março.

Naquele dia, o alvo era o talismã do Newcastle, Alexander Isak, um jogador que se tornou o inimigo público número um depois de tentar forçar uma transferência para os gigantes de Anfield antes do fecho da janela de transferências de verão.

Isak volta a não fazer parte do plantel do Newcastle

Com o internacional sueco novamente fora da lista de convocados, Eddie Howe terá de procurar alternativas mais uma vez, e esperar que o seu ataque não seja tão fraco como foi contra o Aston Villa no jogo de abertura desta temporada.

Foi o terceiro jogo consecutivo sem golos na Premier League (desde 2020 que o clube não passa quatro jogos sem marcar), depois de ter marcado 21 golos em oito jogos antes dessa série.

Anthony Gordon foi o mais perdulário, fazendo sete remates - o seu máximo num jogo da Premier League - nenhum dos quais encontrou a baliza.

Além disso, os Magpies não conseguiram um golo em nenhum dos últimos quatro jogos em que Isak não jogou (dois empates e duas derrotas). Isso apesar de ter um total de 47 remates nesses jogos e um xG de 5,57.

Muitos golos neste jogo

No entanto, ambas as equipas marcaram em 10 dos últimos 14 confrontos diretos, e o jogo correspondente da época passada foi um brilhante empate a 3-3.

O Liverpool, sob o comando de Arne Slot, tem sido uma máquina implacável de marcar golos, tendo os Reds marcado 90 nos seus 39 jogos da Premier League até à data.

Um novo golo na noite de segunda-feira igualará a série mais longa de jogos consecutivos marcados na Premier League, que atualmente é de 36 jogos entre março de 2019 e fevereiro de 2020.

Os resultados mais recentes
Os resultados mais recentesFlashscore

Mo Salah, quem mais, será o homem a observar, e o seu registo contra Howe é certamente digno de elogios.

O rei egípcio tem 13 golos e oito assistências em 14 jogos da Premier League contra o Bournemouth ou o Newcastle, o que é o maior número de golos de um jogador contra um treinador na história da competição. Salha também fez pelo menos uma assistência em cada um dos últimos seis jogos contra os Magpies.

O mau registo do Newcastle na Premier League contra o Liverpool

O historial recente do Newcastle contra o Liverpool também não é muito bom.

No St. James Park, os Reds ganharam cinco e empataram dois, e apesar de terem saído a perder nos dois últimos jogos, recuperaram em ambas as ocasiões (2-1 em 2023/24 e 3-3 em 2024/25).

Como se isso não fosse um mau presságio para os anfitriões, ainda não venceram o Liverpool na Premier League nos últimos 17 jogos (12 derrotas, cinco empates).

A última vez que o Newcastle conseguiu vencer os Merseysiders no campeonato foi em dezembro de 2015. Naquela ocasião, Steve McClaren levou os Magpies a uma vitória por 2-0.

Talvez o jogo mais famoso entre as duas equipas tenha ocorrido na era Kevin Keegan, quando Stan Collymore negou a vitória ao Newcastle no final do jogo, num encontro por 4-3 que é frequentemente considerado o melhor jogo de sempre da Premier League.

Liverpool venceu um dos últimos quatro jogos fora de casa no campeonato

As únicas equipas contra as quais o Newcastle teve uma série mais longa de jogos sem vencer foram o Manchester City, entre 2006 e 2018 (22 jogos), e o Manchester United, entre 2002 e 2011 (18 jogos).

Uma pequena migalha de conforto vem com a constatação de que o Liverpool só ganhou um dos seus últimos quatro jogos fora de casa no campeonato. Três foram perdidos, incluindo os dois últimos contra o Chelsea e o Brighton.

Os últimos resultados do Liverpool
Os últimos resultados do LiverpoolFlashscore

São tantas derrotas como nos 39 jogos anteriores fora de Anfield combinados (22 vitórias, 14 empates), e o Liverpool não é derrotado em três jogos consecutivos fora de casa desde fevereiro de 2023.

Além disso, Eddie Howe venceu os seus três primeiros jogos em casa desde que chegou ao clube, com a última derrota do Newcastle a acontecer em 2021/22, quando o West Ham deixou Tyneside com os três pontos após uma vitória por 4-2 sobre a equipa de Steve Bruce.

O grito de guerra de Howe

Apesar de as probabilidades estarem contra a sua equipa, Howe fez um apelo apaixonado na conferência de imprensa antes do jogo.

"O primeiro jogo em casa vai ser sempre elétrico. Sob as luzes, os jogos noturnos são sempre muito especiais para nós", disse.

"Não tenho dúvidas de que os adeptos vão mostrar muita paixão. Precisamos de aproveitar isso, mas sem sermos imprudentes. Temos que nos concentrar e cumprir o nosso plano de jogo, mas usar a energia dos adeptos será vital para nós".

Jason Pettigrove
Jason PettigroveFlashscore