A sua forma atual, absolutamente impressionante, não deveria surpreender ninguém, tendo em conta a forma como o jogador de 32 anos se adaptou ao futebol alemão depois de deixar o clube da sua infância, o Tottenham Hotspur.
Números impressionantes no Bayern
Na primeira época ao serviço do emblema da Bundesliga, Kane terminou com 44 golos e 13 assistências em 45 jogos pelos bávaros. 36 desses golos foram na Bundesliga, ficando assim a poucos golos do recorde absoluto de Robert Lewandowski, que marcou 41 golos numa só temporada da Liga alemã.
No final da época seguinte, 2024/25, o registo foi de 41 golos e 14 assistências em 51 jogos.
A idade não parece ter afetado o rendimento e, embora já não percorra o campo como antes, o seu instinto de goleador mantém-se intacto. Face ao início de temporada que está a realizar, já se fala sobre se o capitão inglês conseguirá bater o recorde do internacional polaco esta época.
Barcelona quer Kane para suceder a Lewandowski
Os dois jogadores podem vir a estar ligados de outra forma, já que foi revelado que o Barcelona está de olho em Kane para substituir Lewandowski, cujo contrato com os catalães termina em junho de 2026.
O contrato do inglês com o Bayern ainda terá mais um ano de duração nessa altura, mas, tendo em conta que existe uma cláusula de rescisão no próximo verão de 65 milhões de euros, o clube poderá preferir vender o jogador em vez de o deixar sair a custo zero 12 meses depois.
Claro que tudo depende da vontade do próprio jogador em deixar a Baviera.
Estando já bem instalado com a esposa e os quatro filhos, mudar-se novamente seria uma grande reviravolta para Kane – e isto sem contar com a possibilidade de o Tottenham, que tem direito de preferência em qualquer proposta, tentar convencê-lo a regressar "a casa".
Voltar a N17 dar-lhe-ia, pelo menos, a oportunidade de bater o recorde absoluto de golos na Premier League de Alan Shearer nas próximas temporadas, algo que pode ser bastante apelativo. Por outro lado, a possibilidade de ingressar num dos maiores clubes do futebol europeu e seguir os passos de Gary Lineker, avançado inglês que trocou o Tottenham pelos catalães, pode ser demasiado tentadora para recusar.

Desafio difícil de igualar
Se Kane trocar a Baviera pela Catalunha, terá muito que provar, pois Lewandowski, apesar de ser cinco anos mais velho, tem sido brilhante ao serviço do Barcelona. Nos 159 jogos que disputou pelo clube até ao momento, marcou 108 golos e fez 20 assistências. Muito mais do que qualquer outro jogador do plantel.
A sua experiência e conhecimento foram fundamentais para o Barcelona continuar a recuperar desde o difícil ano de 2020, quando Lewandowski marcou pelo Bayern no histórico 8-2 da Liga dos Campeões frente a uma equipa que contava com Lionel Messi e Luis Suárez.
Dos titulares do Barcelona nesse jogo, apenas Frenkie de Jong e Marc-Andre ter Stegen permanecem no clube, sendo que este último deverá sair num futuro próximo.

Kane depende do apoio dos colegas
O Barça tem beneficiado de jogar com um avançado mais físico na posição central, por isso apostar em Kane faz sentido e, se conseguirem contratá-lo pelo valor esperado, poderá, tal como Lewandowski, justificar rapidamente o investimento.
O inglês depende do serviço dos colegas e, atualmente, poucos extremos no futebol mundial são melhores do que Raphinha e Lamine Yamal. Sem esquecer um Marcus Rashford renascido.
Também tem mostrado uma consistência notável esta época, com seis golos e sete assistências em 16 jogos pelos Blaugrana em 2025/26, e se permanecer no clube para além do empréstimo, certamente não hesitará em voltar a formar dupla com o compatriota na frente de ataque.
Há ainda muito trabalho a fazer até ao próximo verão antes de qualquer proposta ser apresentada a Kane, mas o facto de não haver uma renovação para Lewandowski indica que o Barcelona estará disposto a deixá-lo sair quando o contrato terminar.
105.000 adeptos quando o Spotify Camp Nou estiver concluído
Mesmo que Julian Alvarez possa encaixar melhor no estilo dos catalães, o valor da transferência será um obstáculo para um clube que ainda enfrenta dificuldades financeiras.
Assim, desde que Kane manifeste interesse em rumar ao Barça, há todas as razões para acreditar que o clube irá avançar com o seu interesse no momento oportuno.
Com 105.000 adeptos no Spotify Camp Nou quando todas as obras estiverem concluídas, o internacional inglês poderá então passar os últimos anos da carreira a brilhar no maior estádio da Europa.

