O jogador da seleção sub-21 da República Checa deve reforçar o plantel do Tottenham, principalmente após a lesão no tornozelo do guarda-redes titular, Guglielmo Vicario em novembro, que ainda pode deixá-lo de fora da temporada.
Várias fontes confirmaram que foi acordada uma taxa de transferência para Kinsky, embora um anúncio oficial de ambos os clubes ainda esteja pendente.
O jovem guarda-redes deverá ser submetido a exames médicos e finalizar a documentação este fim de semana, abrindo caminho para uma mudança permanente para o norte de Londres.
Kinsky impressionou esta temporada com o Slavia Praga, fazendo 29 jogos e registando 14 partidas sem sofrer golos.
O treinador Ange Postecoglou tem trabalhado ativamente com o diretor técnico, Johan Lange, para reforçar o plantel, especialmente no meio de uma significativa crise de lesões.
Oito jogadores estavam indisponíveis para o jogo em casa contra o Newcastle (1-2), com a ausência do guarda-redes suplente Fraser Forster a obrigar Postecoglou a estrear o jovem guarda-redes Brandon Austin, de 25 anos.
O que os Spurs podem esperar de Kinsky?
Sem surpresas, o guarda-redes checo está a ser apontado como o próximo Petr Cech, o lendário guarda-redes do Chelsea e do Arsenal.
Falando em outubro com Rostislav Horáček, o olheiro que descobriu Kinsky aos 18 anos, o Flashscore ficou a saber mais sobre o estilo de jogo do guarda-redes de 21 anos e o seu tempo na equipa principal do Slavia Praga.
"O seu estilo de jogo é tal que ele previne-se imediatamente contra a pressão", disse Horáček, descrevendo a capacidade do guarda-redes com a bola nos pés.
"Ele joga de tal forma que faz sentido e o adversário não parte imediatamente para o contra-ataque. Isto facilita o seu trabalho, mas acima de tudo ajuda toda a equipa", acrescentou, em análise ao Flashscore.
"Ele não se importa com o pé que usa para chutar a bola. Perguntei-lhe no treino qual era o seu preferido, mas ele disse que não importava. Em suma, ele chuta com os dois igualmente. No Slavia, ele tem uma grande defesa à sua frente. É difícil para ele estar 40 minutos sem fazer uma defesa e depois ter de resolver rapidamente uma situação difícil. É exatamente o que Petr Čech costumava fazer no Chelsea. Muitas vezes ele pode fazer algo que tornaria o seu trabalho muito mais fácil, mas prefere escolher uma solução mais arriscada porque quer resolver a situação de uma forma futebolística a qualquer custo", explicou Horáček.
Um candidato sério para substituir Vicario?
A ausência de Vicario tem sido fundamental para a forma indiferente do Tottenham esta temporada, com Fraser Forster a sofrer 20 golos em sete jogos desde que sofreu uma fratura no tornozelo na vitória por 4-0 sobre o Manchester City em novembro.
No entanto, a culpa não é só de Forster, já que uma série de lesões de titulares na defesa, como Micky van de Ven e Cristian Romero, não ajudou muito Ange Postecoglou.
Forster mostrou momentos de qualidade e fez uma série de boas defesas no início da temporada, mas também viu erros horríveis serem punidos contra adversaários como Manchester United e Liverpool.
Esperava-se que Vicario regressasse em fevereiro, mas os rumores vindos do clube sugerem que poderá não regressar antes da próxima época.
Kinsky deverá entrar diretamente para a equipa principal caso se transfira para os Spurs, dada a sua confiança em sair a jogar a partir de trás - algo que o Tottenham faz regularmente, mesmo que por vezes em seu próprio detrimento.
As suas estatísticas de jogos sem sofrer golos também serão música para os ouvidos do treinador. O Tottenham tem uma das defesas mais frágeis da Premier League esta temporada, enquanto Kinsky sofreu apenas sete golos nos seus 19 jogos no campeonato.
