Pep Guardiola viu claramente algo que lhe agrada num jogador que foi comparado a Martin Odegaard, do Arsenal, e, como tal, o City acordou uma verba de 15 milhões de euros com os actuais empregadores de Nypan, o Rosenborg, embora depois enviem o jogador por empréstimo para a campanha 2025/26.
Semelhante a Odegaard
Tal como o capitão dos Gunners, Nypan estreou-se na primeira divisão norueguesa aos 15 anos e já soma 70 jogos pela equipa principal, nos quais marcou 14 golos e deu 11 assistências.
Com a visão de Guardiola de um dia jogar com 11 médios, a versatilidade do jovem será exatamente o que o catalão procura. Embora a estreia na Premier League ainda esteja a uma temporada de distância, a imprensa norueguesa acredita que ele não demorará muito para causar impacto.
"O Sverre Nypan tem sido considerado um dos melhores talentos da Noruega e tem jogado a um nível muito elevado, apesar de ser tão jovem", refere Andreas Korssund: "Ele tem sido visto como a próxima grande estrela da liga norueguesa, por isso não é uma surpresa que ele esteja a garantir uma transferência tão grande. A surpresa talvez seja o facto de ele vir para o City tão jovem. Odegaard pode ser mais driblador, enquanto Nypan é mais alguém que controla o jogo a partir do meio-campo. É um pouco mais box-to-box do que Odegaard. Na minha opinião, ele vai mesmo tornar-se num dos melhores médios da Europa. A forma como as pessoas falam dele é semelhante à forma como Nusa, Odegaard e Haaland têm sido falados, tanto nos meios de comunicação social como pelos adeptos."
Muita concorrência
Um grande elogio, de facto, e um sinal do tipo de pressão que estará sobre os ombros do jogador desde o início. Na Premier League, não há como se esconder, e o interesse de Arsenal, Manchester United e Aston Villa sugere que os olheiros não podem estar todos errados.
Uma disputa a quatro mãos por um jogador que só sairá da adolescência no final de 2026 é um grande voto de confiança nas suas capacidades.
Aqueles que o viram de perto não têm dúvidas.
"Sabíamos que ele era um jogador especial e ele mostrou isso", disse o técnico do Hearts, Frankie McAvoy, quando Nypan, então com 16 anos, teve um desempenho impressionante nas eliminatórias da Liga Conferência: "Ele tem um enorme futuro à sua frente".
Estatísticas apontam para um futuro brilhante
A precisão de 80% nos passes e os 0,7 passes decisivos por jogo na atual temporada certamente precisarão ser melhorados quando ele cruzar a linha branca no Estádio Etihad, embora seja possível presumir que jogar ao lado de expoentes da mais alta qualidade fará do jovem um jogador melhor.
Vale a pena mencionar também que, mesmo numa fase tão precoce da sua carreira, ele não cometeu nenhum erro nesta temporada que tenha levado a um golo ou mesmo a um remate à baliza do adversário.

1,2 desarmes ganhos por jogo, 53% de duelos ganhos e 3,6 bolas recuperadas por jogo são outros números que só reforçam a narrativa em torno de um jogador que parece genuinamente destinado à grandeza.
Uma pergunta que ainda pode ser feita é o que Nypan pode trazer para o City que complementaria Rayan Ait-Nouri, Rayan Cherki e Tijjani Reijnders, todos contratados no atual mercado de transferências?
Perspicácia tática de Guardiola
Dada a relativa inexperiência do norueguês no futebol de alto nível, é de se supor que o foco seja, primeiramente, integrá-lo e, em seguida, introduzir-lhe a perspicácia tática de Guardiola. Só depois que o jogador entender o que está em jogo e a magnitude do seu papel é que ele poderá ser liberado.
Depois de uma temporada fraca para os seus próprios padrões, talvez fosse inevitável que a hierarquia do City entrasse no mercado de transferências em grande estilo, tanto para uma reação imediata quanto para um crescimento a longo prazo.
Com o Liverpool a conquistar o título da Premier League na época passada, o City não tinha outra opção que não fosse gastar o que fosse necessário para ter uma esperança genuína de voltar a conquistar o título de campeão inglês que perdeu para os Reds em 2024/25.
É possível que ainda faltem algumas épocas para vermos Nypan a ditar o jogo no meio-campo do City com regularidade, mas há todas as hipóteses de que, se ele conseguir cumprir a sua promessa evidente, seja um pilar da equipa principal durante muitos e muitos anos.
