Mais

Análise: Os números que mostram que Amorim tem de fazer da questão dos guarda-redes uma prioridade

Ruben Amorim descansou André Onana contra o Newcastle
Ruben Amorim descansou André Onana contra o NewcastleDarren Staples / AFP / AFP / Profimedia
O Manchester United chegou ao nordeste de Inglaterra para defrontar uma equipa do Newcastle sem o treinador Eddie Howe, que foi internado no hospital no início da semana.

Os Magpies procuravam a sua primeira dupla vitória sobre os Red Devils na Premier League desde 1930/31, embora não tivessem perdido em três visitas consecutivas a St James' Park desde 1969 e 1970.

Ruben Amorim também estava certamente ciente de que, se o Newcastle saísse vitorioso, se tornaria a quarta equipa a conseguir o bis na Premier League contra a sua equipa esta época, o maior número de equipas diferentes a fazê-lo numa única campanha da primeira divisão desde 1957/58.

Com uma média de 1,15 pontos por jogo na Premier League, o registo negativo de Amorim só supera o do primeiro treinador do United, AH Albut (0,73) - no comando de 1889 a 1900 - e Scott Duncan (1,00) - treinador de 1932 a 1937 -, assumindo que foram disputados mais de 20 jogos numa época.

Rúben Amorim abatido durante o jogo contra o Newcastle
Rúben Amorim abatido durante o jogo contra o NewcastleMark Cosgrove / Zuma Press / Profimedia

Com Bruno Fernandes, no entanto, o United tem um jogador que criou mais ocasiões de golo do que qualquer outro na Premier League nesta temporada (75). É também a quinta vez que o português cria mais de 75 ocasiões de golo numa única temporada na competição. O único jogador em atividade (desde 2003/04) a ter feito isso mais vezes é Kevin De Bruyne (sete).

Obviamente, a esperança é eterna quando Bruno está na equipa titular.

Ruben Amorim e o descanso que deu a Onana

Apesar de o United ter pouco mais do que o orgulho em jogo, Ruben Amorim tomou outra decisão importante antes do jogo, ao dispensar o guarda-redes André Onana, que tem vindo a cometer vários erros.

"É claro que é preciso olhar para o contexto", disse Amorim antes do jogo. "É uma coisa normal. Por vezes, é preciso pressionar o jogador para que volte a jogar, outras vezes é preciso deixá-lo descansar um pouco. Ele vai estar a treinar para se preparar para o próximo jogo (Lyon), por isso achei que era uma boa altura para o André desligar. Acho que foi bom (a decisão) porque lhe expliquei e, portanto, ele não tem de gostar (da decisão), mas compreende porque lhe explico todas as situações".

O português mostrou mais uma vez que não se deixa intimidar pela pressão e que vai continuar a fazer as coisas à sua maneira.

Os dois erros de André Onana contra o Lyon na Liga Europa resultaram em golos para a equipa francesa.
Os dois erros de André Onana contra o Lyon na Liga Europa resultaram em golos para a equipa francesa.Phil Duncan/Every Second Media/S / Shutterstock Editorial / Profimedia

Se isso é suficiente para mantê-lo no comando além desta temporada, só será conhecido após o apito final do último jogo da temporada.

O guarda-redes camaronês chegou ao clube sob o comando do anterior treinador, Erik ten Hag, mas tem tido dificuldades durante a sua passagem por Old Trafford.

Nos 94 jogos que disputou pelo clube, cometeu inúmeros erros, deixando alguns adeptos do United a perguntar-se porque é que o antigo guarda-redes David de Gea teve de deixar o Teatro dos Sonhos.

Estatísticas mostram que David de Gea não foi pior do que Onana

Desde a época 2021/22, ambos fizeram exatamente o mesmo número de defesas (310), com um registo ligeiramente superior de De Gea (200 defesas) dentro de área do que Onana (191).

As 14 defesas do espanhol durante este período foram melhores do que as 12 de Onana, os seus 27 remates estão seis atrás dos 33 do jogador de 29 anos, e apenas duas das bolas perdidas de De Gea se comparam com as nove do seu contemporâneo.

De Gea também defendeu mais penáltis (três) do que os dois de Onana desde 21/22.

O espanhol tem 427 pontapés de baliza certeiros contra 224 de Onana e, excluindo os autogolos, este último sofreu 137 golos desde que chegou ao United, enquanto De Gea sofreu 121 desde 21/22 até deixar o clube.

Em suma, não há muito a escolher entre os dois, por isso, se pensava que os melhores dias de De Gea tinham ficado para trás e que era por isso que tinha sido dispensado, o United fez asneira ao contratar um guarda-redes que não tem feito melhor.

Será Altay Bayindir a resposta ou deverá o United procurar mais longe?

Contra o Newcastle, Altay Bayindir teve a oportunidade de se afirmar como titular, mas o facto de ter contribuído para a derrota do United por 1-4 com um erro seu não ajudou a ganhar pontos.

É claro que se pode argumentar que, em comparação com Onana, não teve tempo para entrar no ritmo dos jogos, algo que todos os jogadores dirão ser necessário para dar o seu melhor.

Altay Bayindir foi titular contra o Newcastle
Altay Bayindir foi titular contra o NewcastleRichard Lee / Shutterstock Editorial / Profimedia

Apenas oito jogos disputados em duas temporadas - a sua participação contra o Newcastle foi a primeira de Bayindir na Premier League pelo United - não é uma amostra suficientemente grande para julgar se o internacional turco de 27 anos deve ser o futuro número um do clube.

A sua taxa de sucesso de 67,4% em 29 defesas não é chega sequer aos 68,7% de Onana e aos 70,7% de De Gea.

Em suma, os Red Devils meteram-se em mais uma bela confusão e, embora em alguns quadrantes se considere necessária uma limpeza completa do plantel, provavelmente não é a ideia mais sensata neste momento.

No entanto, a situação dos guarda-redes tem de ser resolvida este verão, e Amorim - ou o seu potencial sucessor - terá de fazer disso uma prioridade.

Jason Pettigrove
Jason PettigroveFlashscore