O português é um dos muitos jogadores cujos contratos com os seus atuais clubes terminam este verão.
Dado o imenso custo de contratar um dos melhores jogadores de todos os tempos, é de se supor que poucos clubes em todo o mundo possam pagar por ele - e realmente desejá-lo - devido à sua idade avançada.
Apesar do seu incrível nível de preparação física, há uma série de outras transferências a custo zero disponíveis neste verão que os potenciais clubes compradores poderiam considerar uma possibilidade muito mais atraente.
Nápoles pode ter conseguido a sorte grande
Jonathan David, do Lille, terá chegado a um acordo verbal com o Nápoles para assinar com o clube da capital francesa, assim como Kevin De Bruyne, quando o seu contrato com o clube terminar no dia 30 de junho.
No entanto, até que a tinta esteja seca em qualquer contrato, tudo pode acontecer (e muitas vezes acontece).
Com 23 golos e sete assistências em 42 jogos em todas as competições em 2024/25, é perfeitamente compreensível que os clubes estejam interessados nos serviços do avançado.
Uma equipa como o Arsenal poderia ter no seu plantel um avançado com estas características, por exemplo.
Jorginho já fez um post nas redes sociais a confirmar a sua saída, e o seu companheiro de meio-campo, Thomas Partey, pode segui-lo em breve pela porta de saída do Emirates Stadium.
Acredita-se que Mikel Arteta possa estar disposto a oferecer um novo contrato ao ganês, mas, assim como no caso de Jonathan David, é o jogador que tem todas as cartas na manga.
Mudanças nos dois lados do norte de Londres
Abdoulaye Doucouré é outro craque da Premier League que está a chegar ao fim do seu contrato, desta vez com o Everton.
Aos 32 anos, Doucouré não se enquadra no perfil de Arteta, mas, como solução provisória, se necessário, o espanhol poderia conseguir muito pior.
No norte de Londres, o Tottenham, que teve um péssimo desempenho em 24/25 - apesar da vitória na Liga Europa -, passa sempre por mudanças, e uma delas pode até ser no comando técnico.
Independentemente de Ange Postecoglou manter ou não o seu estatuto de treinador da equipa principal, os contratos de Ben Davies e Sergio Reguilon terminam em junho, pelo que os Spurs precisarão, no mínimo, de dois novos defesas.
Jonathan Tah poderia ser um deles, mas o ex-craque do Bayer Leverkusen já foi oficializado pelo campeão da Bundesliga, o Bayern de Munique.
Manchester United e o dilema do guarda-redes
O Manchester United parece ter colocado todo o seu plantel à venda e, por isso, não há dúvida de que vai procurar algumas ofertas e pechinchas.
Com a situação do guarda-redes ainda por resolver, um possível regresso David de Gea ficou furado, já que o antigo red devil renovou pela Fiorentina, onde redescobriu a sua melhor forma. Por outro lado, Wojciech Szczesny, do Barcelona, não seria a pior transferência a custo zero do mundo num contrato de um ano.
Não é apenas De Bruyne que deve deixar o maior rival do United neste verão. O contrato do companheiro de meio-campo Ilkay Gundogan também está a chegar ao fim e é, sem dúvida, a altura certa para Pep Guardiola supervisionar uma mudança.
O Barcelona, um dos antigos clubes de Guardiola, parece ter escapado relativamente ileso, já que apenas Szczesny está sem contrato, mas o mesmo não se pode dizer dos rivais Real Madrid e Atlético de Madrid.
Mudança no Real Madrid
Luka Modric e Lucas Vázquez, dois dos principais jogadores dos últimos anos do Real Madrid, vão mudar de ares, mas ainda não se sabe se terminam a carreira ou vão jogar noutro clube.
O Atleti não renovou o contrato de Axel Witsel e o Crystal Palace já está em negociações com o lateral-esquerdo Reinildo Mandava.
Marcos Alonso, do Celta, é outro lateral-esquerdo que chegou ao fim da sua passagem pelos Balaidos e, dada a sua experiência anterior na Premier League, é mais um jogador que quase certamente poderia ser uma solução temporária para clubes da Inglaterra ou de outros países.
Grandes nomes de Itália
O Inter terá um visual um pouco diferente na próxima temporada, quando tentar reconquistar o Scudetto ao Nápoles, e isso porque Marko Arnautovic, Joaquin Correa e Stefan de Vrij serão dispensados.
A Atlanta também terá um êxodo maior do que o dos nerazzurri, já que, além da saída do mítico treinador Gasperini, quatro jogadores chegam ao fim do contrato: Mario Pasalic, Davide Zappacosta, Juan Cuadrado e Rafael Toloi.
A má época do Milan fez com que o clube ficasse fora das competições europeias na temporada 2025/26 e, como tal, o clube poderá ter dificuldade em convencer os jogadores a mudarem-se para San Siro. Luka Jovic e Alessandro Florenzi estão de saída e, tendo em conta a temporada passada, talvez não considerem isso uma coisa má.
Talentos disponíveis este verão
No final das contas, há talentos fantásticos disponíveis gratuitamente em toda a Europa.
Em alguns casos, os conselhos de administração dos clubes terão de apoiar a decisão do seu treinador, porque, logicamente, comprar um jogador com mais de 30 anos que não tem jogado muito nos últimos tempos pode revelar-se um desastre.
De igual modo, quem não compra um bilhete não pode ganhar a rifa, pelo que vamos esperar para ver onde vão parar alguns destes nomes em 2025/26.
