Mais

Análise: Porque é que Yankuba Minteh pode ser o próximo jogador de 100 milhões de euros do Brighton

Yankuba Minteh, extremo de 21 anos do Brighton
Yankuba Minteh, extremo de 21 anos do BrightonRyan Browne / Shutterstock Editorial / Profimedia

Yankuba Minteh está rapidamente a afirmar-se como a mais recente revelação do Brighton. Com a sua velocidade estonteante, drible destemido e uma eficácia cada vez maior, o extremo gambiano pode em breve seguir os passos de Moises Caicedo como a próxima venda milionária das Gaivotas.

Sob a liderança de Tony Bloom, Brighton ganhou fama por contratar jogadores a baixo custo e vendê-los por valores elevados, normalmente ao Chelsea. A transferência de Moises Caicedo para Londres, por 125 milhões de euros, dois anos e meio depois de ter chegado por apenas 5 milhões, foi um recorde britânico até este verão.

O Manchester United mostrou interesse em contratar o substituto de Caicedo, Carlos Baleba, antes do arranque da época 2025/26, mas foi informado de um valor semelhante, que a equipa de Ruben Amorim considerou demasiado elevado.

Desde então, claramente afetado pelo interesse, o rendimento de Baleba caiu, mas isso não significa que o Brighton não tenha outros jogadores com potencial para serem vendidos por verbas astronómicas. Agora, o mais provável parece ser Yankuba Minteh, de 21 anos.

Os números de Yankuba Minteh
Os números de Yankuba MintehFlashscore

Absolutamente destemido no ataque

O antigo jogador do Brighton, Marc Cucurella, pode muito bem ser atualmente o melhor lateral-esquerdo da Premier League, mas não teve um minuto de descanso quando o Chelsea visitou a equipa de Fabian Hurzeler no início da época.

Reduzidos a dez jogadores após a expulsão de Trevoh Chalobah, Enzo Maresca arriscou ao lançar os defesas Benoit Badiashile, Malo Gusto e Josh Acheampong, juntamente com o médio defensivo Romeo Lavia.

Recuar tanto facilitou a tarefa a Minteh. Finalmente, ao minuto 77, o cruzamento tenso do extremo encontrou Danny Welbeck, que fez o 1-1. A partir daí, o Brighton embalou e acabou por vencer por 3-1.

Welbeck foi o destaque com os seus dois golos, mas Minteh foi claramente identificado como o principal criador do Brighton, terminando o encontro com 12 toques na área do Chelsea, dois dribles bem-sucedidos e apenas uma vez desarmado.

Analisando o panorama geral, Minteh é um driblador de alto volume, ocupando o terceiro lugar na Premier League em metros percorridos com conduções progressivas, com 852,3 metros em 63 ações completas, uma média de 13,5 por cada 90 minutos.

Não surpreende que lidere a maioria dos indicadores ofensivos do Brighton na liga, tendo criado mais oportunidades (12), mais dribles bem-sucedidos por 90 minutos (2,9) e, claro, o mais importante, mais participações em golos (três: duas assistências e um golo).

Mais contributo defensivo do que se pensa

É evidente que tem qualidade para ser decisivo no último terço, mas talvez o aspeto mais subvalorizado do jogo de Minteh seja a sua disponibilidade para o trabalho árduo que muitos extremos evitam.

De forma impressionante, Minteh venceu o maior número de duelos pela relva na Premier League pelo clube, com 39 em 72 disputados, mais 12 do que o seu concorrente mais próximo, o médio defensivo Yasin Ayari.

Os seus números defensivos não ficam por aqui. Nos sete jogos de Premier League que já disputou, Minteh soma 12 desarmes, 29 recuperações, seis interceções e recuperou a posse no último terço em quatro ocasiões. Qualquer lateral ficaria satisfeito com estes registos.

O que se segue para Minteh?

Depois de uma época 2024/25 razoável mas sem grande brilho, esta temporada já começa a parecer a da afirmação do gambiano. O Newcastle foi obrigado a vendê-lo por cerca de 35 milhões de euros para resolver problemas com o PSR, mas se Minteh sair do Brighton, o valor será certamente muito superior.

São poucos os clubes no mundo capazes de pagar uma verba potencial de 100 milhões de euros por um jogador, e a maioria está na Premier League. A relação contínua do Chelsea com o Brighton faz com que, caso Minteh esteja disponível, o clube londrino seja um dos principais interessados.

Uma mudança para o Liverpool faria todo o sentido. Com Mohamed Salah a entrar na reta final da carreira e os seus números ofensivos a decrescer, ter um extremo mais trabalhador como Minteh ajudaria a compensar as opções mais ofensivas para lateral-direito.

Veredicto

A época mais produtiva de Minteh em frente à baliza foi ao serviço do Feyenoord, com 11 golos e cinco assistências. Se acabar por se transferir para um grande clube por uma verba avultada, terá certamente de melhorar esses números e atingir os dois dígitos em ambos os registos.

Continua jovem e parece evoluir de jogo para jogo. Não será de admirar se deixar o Brighton por uma quantia astronómica num futuro próximo.