O Liverpool gastou mais de 300 milhões de euros para contratar alguns dos nomes mais interessantes e conhecidos do futebol, com Florian Wirtz e Hugo Ekitiké a adicionarem um fator "galáctico" ao seu já impressionante plantel.
O novo ataque de Arne Slot já está a dar frutos, mas as fragilidades defensivas foram expostas nos dois primeiros jogos da época. Giovanni Leoni, de 18 anos, que chegou do Parma por 30 milhões de euros, pode não ser a resposta para isso ainda, mas é certamente um jogador a ser observado no futuro.
Foram necessários 30 jogos na equipa principal para que a elite da Europa prestasse atenção a Leoni. Agora que encontrou uma casa, quem é ele e em que posição se encaixa no Liverpool?
Há muito que o Liverpool quer um jovem central
Virgil van Dijk não está a ficar mais novo, e o Liverpool faria bem em aproveitar ao máximo os seus imensos conhecimentos defensivos, enquanto ele ainda anda por aí. O Liverpool estava interessado em Leny Yoro antes de ele acabar por ir para Old Trafford, por isso é algo que tem estado na sua mente nas últimas duas épocas.
Dean Huijsen era o alvo prioritário no início do verão, tal como o era para muitas equipas europeias, mas decidiu juntar-se ao Real Madrid. O diretor desportivo, Richard Hughes, deu à sua equipa a missão de encontrar a próxima melhor opção, e a escolha recaiu sobre Leoni.
Houve rumores de que o Liverpool poderia emprestá-lo para que ganhasse mais experiência na equipa principal antes de ser integrado, mas após a saída de Jarell Quansah, faltam opções na defesa.
Marc Guehi continua a ser um alvo e, se chegar do Crystal Palace, estará naturalmente à frente de Leoni. No entanto, essa transferência não está garantida, pelo que Leoni deverá permanecer em Anfield, pelo menos por enquanto.
Estilo de jogo
Antes de mais nada, Giovanni Leonni é enorme. Com 1,96 metros de altura e uma estrutura que parece um galpão, uma imagem dele a dominar Romelu Lukaku no empate 0-0 do Parma com o Nápoles, tornou-se viral nas redes sociais, por isso a fisicalidade não deve ser um problema quando fizer a transição para a Premier League.
Giovanni Leonni é quase tão forte no ar quanto no chão, vencendo 63% dos duelos aéreos na liga na última temporada, além de mostrar grande atenção a cruzamentos e passes rasteiros, encontrando-se frequentemente no lugar certo à hora certa.
As comparações com o neerlandês são inevitáveis e, embora sejam jogadores diferentes, Leoni também tem aquela capacidade à la Van Dijk de sair a jogar desde a defesa. Leoni teve 100% de sucesso nos dribles na Serie A na última temporada, embora tenham sido apenas três tentativas.
É claro que ainda há espaço para melhorias, o que vem com a sua idade e inexperiência. Foi bastante avesso ao risco no Parma na última temporada, optando pela opção segura em vez do tipo de passe que temos visto nos defesas-centrais da Premier League nas últimas épocas, como mostra a sua taxa de precisão de passe de 88,7%.
Veredicto
É um valor bastante alto para um defesa-central de 18 anos, que fez apenas 17 jogos em todas as competições pelo Parma na última temporada, mas é o mercado atual. O potencial de Leoni é inegável, e o ambiente em que entrou no Liverpool deve ajudá-lo a alcançá-lo.
Aprender com Van Dijk é o tipo de oportunidade que qualquer jovem defesa gostaria de ter. Se for paciente, os minutos chegarão, mas provavelmente terá de esperar pelos jogos da Taça e por entradas tardias como suplente se quiser causar impacto esta época.
