No momento em que este artigo é escrito, todas as equipas disputaram 35 jogos nesta época da Premier League, exceto o Nottingham Forest e o Crystal Palace.
Os "Tricky Trees" perderam recentemente uma meia-final da Taça de Inglaterra, enquanto os "Eagles" passaram de uma, mas são os primeiros que estão a fazer um excelente campeonato inglês.

Uma derrota para o Palace na segunda-feira à noite manteria a equipa de Nuno Espírito Santo em sexto lugar com 60 pontos e na zona de apuramento para a Liga Europa, embora nem mesmo uma vitória a faria subir na tabela.
No entanto, a vitória igualaria o Chelsea e o Newcastle, ambos com 63 pontos, e as probabilidades estão a favor do Forest antes do jogo.
O Crystal Palace não venceu nos últimos quatro jogos da Premier League (dois empates e duas derrotas), só ganhou um dos últimos 14 confrontos com o Nottingham Forest (seis empates e sete derrotas) e não vence há oito jogos (cinco empates e três derrotas) contra o clube desde a vitória por 1-0 no Championship em dezembro de 2011.

A equipa também sofreu 14 golos na Premier League em abril, o maior número de golos de qualquer equipa e o maior número de golos num só mês na história da Premier League (também sofreu 14 golos em dezembro de 2020).
O Forest nunca perdeu em nove encontros da Premier League com o Crystal Palace (quatro vitórias e cinco empates), o único adversário que enfrentou mais de duas vezes na competição sem perder, e a única equipa que os Eagles enfrentaram cinco ou mais vezes na Premier League sem vencer.
Além disso, a equipa de Midlands venceu dois dos seus últimos três jogos fora de casa em Londres (uma derrota), o mesmo número de vitórias que nas 23 deslocações anteriores à capital (duas vitórias, cinco empates e 16 derrotas). O Crystal Palace quer vencer três jogos fora de casa em Londres numa temporada apenas pela segunda vez na Premier League, o que aconteceu também em 1994/95.
O Crystal Palace não gosta de segundas-feiras
Oliver Glasner, do Palace, também não precisa de ser lembrado de que nos últimos 24 jogos do Palace na Premier League disputados a uma segunda-feira, o clube só ganhou três (nove empates e 12 derrotas), embora um deles tenha acontecido na última vez que jogou em casa a uma segunda-feira, em maio de 2024, quando goleou o Man United por 4-0.
Seja qual for o resultado, o Forest vai pensar no próximo jogo, já que a disputa por posições continua. O clube vai defrontar o Leicester, já despromovido, e o West Ham, fora de forma, antes de enfrentar o Chelsea em casa na última jornada, no que pode ser uma batalha épica pelo título.
O Manchester City, que ocupa atualmente o terceiro lugar da tabela classificativa, tem pela frente o Southampton, o Bournemouth e o Fulham, bem como a final da Taça de Inglaterra contra o Palace, antes de partir para o Campeonato do Mundo de Clubes.

O Newcastle defronta o Chelsea no que é um verdadeiro "six-pointer", antes de se deslocar ao Arsenal e terminar a época em casa do Everton.
Para além da segunda mão das meias-finais da Liga dos Campeões contra o Paris Saint-Germain, a equipa de Mikel Arteta precisa de sair ilesa dos jogos contra o Liverpool e depois contra o Newcastle, antes de se deslocar a Southampton na última jornada.
Teoricamente, os Gunners podem ser apanhados se as coisas continuarem a correr mal nesta fase final.
Aston Villa, o forasteiro na Liga dos Campeões?
O Chelsea conhece bem as possibilidades do jogo contra os Magpies e, apesar de ter boas hipóteses contra um Manchester United em baixo de forma, a deslocação à Floresta na última jornada poderá ser-lhes tirada se não apresentarem um desempenho semelhante ao que tiveram contra o Liverpool, naquele que foi um Super Domingo para eles.
O Aston Villa, de Unai Emery, é a única equipa que tem possibilidades reais de disputar a primeira divisão europeia na próxima época.

O Aston Villa, de Unai Emery, enfrentará Bournemouth, Tottenham e Manchester United e, com respeito aos seus adversários, terá grandes oportunidades de ficar entre os cinco primeiros no último minuto.
Com tanta coisa em jogo para todas as equipas envolvidas, há também uma multiplicidade de narrativas em jogo.
Muitas possibilidades antes das três jornadas finais
Por exemplo, será que Alexander Isak pensa em ficar no Newcastle se o clube não estiver na Liga dos Campeões na próxima temporada?
O Manchester City poderá ver o seu lugar ser-lhe retirado se for considerado culpado de alguma das 115 acusações que lhe foram feitas?
Será que o Chelsea corre o risco de passar por mais uma época de turbulência se não se qualificar para a Liga dos Campeões?

A necessidade de participar na principal competição do futebol europeu, para além de poder atrair e manter os melhores jogadores, é óbvia.
Uma vitória na fase de grupos vale 1,8 milhão de libras para o vencedor, enquanto um empate rende 600.000 libras. A cada lugar na tabela de 36 equipas corresponde um adicional de 800.000 libras.
O Arsenal, por exemplo, já ganhou cerca de 97 milhões de libras por ter chegado à meia-final nesta temporada, o que não é nada desprezível.

Embora a situação atual na Premier League não seja única, uma vez que já houve finais emocionantes em épocas anteriores, raramente a corrida para a Liga dos Campeões esteve tão renhida entre tantas equipas.
A diferença de golos pode ser o fator decisivo para estar dentro ou fora da competição na próxima temporada, e isso traz à tona exatamente o que está em jogo para todas as equipas na corrida.
Siga a Premier League com o Flashscore.
