Mais

Análise: Um olhar sobre os dados antes do clássico entre o Liverpool e o Arsenal

Mohamed Salah, do Liverpool, disputa a bola durante o jogo contra o Arsenal
Mohamed Salah, do Liverpool, disputa a bola durante o jogo contra o ArsenalXinhua / Xinhua News / Profimedia
Liverpool - Arsenal continua a ser uma das ofertas mais glamorosas da Premier League, e os dois gigantes da primeira divisão inglesa renovam a sua rivalidade em mais uma batalha este domingo.

Ambas as equipas venceram os dois primeiros jogos (os Spurs são a única outra equipa a fazê-lo) e vão tentar fazer um hat-trick perfeito em Anfield.

Arsenal não vence em Anfield no campeonato desde 2012

Na última vez em que os londrinos jogaram no velho e famoso estádio, conseguiram um empate por 2-2, depois de estarem a perder por 2-0 aos 21 minutos de jogo.

No entanto, o resultado foi um pouco enganador, já que os Reds já haviam conquistado o título.

Mais importante ainda é o desempenho geral dos Gunners em Anfield, onde empataram nos três jogos anteriores em todas as competições e perderam os seis anteriores.

Histórico recente de confrontos
Histórico recente de confrontosFlashscore

De facto, desde 2 de setembro de 2012 - quando Mikel Arteta jogava pelo Arsenal - que o clube não conquistava os três pontos num jogo da Premier League.

Com a ausência de Martin Odegaard, Bukayo Saka e Kai Havertz na equipa titular de Mikel Arteta, os adeptos do Arsenal podem ser perdoados por atirarem a toalha ao chão antes de uma bola ter sido pontapeada.

Gunners têm uma grande força em profundidade

No entanto, as contratações de Viktor Gyokeres, Eberechi Eze e Noni Madueke significam que os Gunners têm uma força significativa em profundidade desta vez.

Para não mencionar que os 33 golos marcados de canto pelo Arsenal desde o início da campanha de 2023/24 são mais do que qualquer outra equipa nas cinco principais ligas da Europa, e podem ser uma arma potente.

Outra coisa a favor dos visitantes é o facto de o Liverpool não ter ganho nos últimos seis jogos da Premier League contra o Arsenal (4 empates, 2 derrotas).

O que não pode faltar na cabeça de ambos os treinadores é o facto de os Reds terem perdido duas oportunidades de golo em ambos os jogos da Liga 2025/26, mas terem voltado a vencer o Bournemouth (4-2) e o Newcastle (3-2).

Em Hugo Ekitiké, os Reds têm uma das pechinchas da temporada até agora, com três golos nos seus três primeiros jogos pelo Liverpool, e espera-se que ele lidere a linha novamente enquanto os anfitriões vão em busca de pelo menos um ponto para manter a sua série de 18 jogos invictos em casa.

Salah, o homem do Liverpool?

No entanto, contra uma defesa do Arsenal que não sofreu nenhum golo no campeonato, Ekitiké pode ter mais dificuldades.

Mo Salah já marcou 11 vezes contra os londrinos, e apenas Harry Kane (14) e Wayne Rooney (12) marcaram mais vezes contra eles.

xG deMo Salah para o Liverpool na Premier League 2024/25
xG deMo Salah para o Liverpool na Premier League 2024/25Opta by Stats Perform

A equipa de Mikel Arteta está numa série invicta e, como não foi derrotada fora do Emirates Stadium nos últimos 15 jogos, vai querer que essa série continue.

Com outra nova contratação, Martin Zubimendi, reforçando o meio-campo do Arsenal, permitindo que Declan Rice opere nos espaços logo atrás de Gyokeres, os visitantes estão mais bem equipados do que nunca, no sentido ofensivo, para levar o jogo para os anfitriões.

Laterais dos Reds precisam de ser mais comedidos

Os anfitriões terão de ponderar se permitir que Conor Bradley - no lugar do lesionado Jeremie Frimpong - e Milos Kerkez bombardeiem para a frente será a forma mais oportuna de trabalhar contra uma equipa que demonstrou a sua excelência a entrar nas costas dos laterais.

Nesse sentido, poderemos assistir a uma prestação mais comedida do Liverpool, e em que a verve ofensiva é substituída pela solidez defensiva, e por um meio-campo forte, que incluirá Alexis Mac Allister, depois de ter sido considerado apto para o jogo.

É a primeira vez que as duas equipas de topo da época anterior se defrontam desde 2017/18, pelo que, embora o resultado seja quase incidental numa fase tão precoce dos procedimentos, deverá pelo menos fornecer algum tipo de orientação sobre o quão bem equipadas estão as duas equipas para os jogos contra os adversários que as rodeiam.

Embora Alexander Isak seja esperado pelos Reds, agora que o Newcastle fechou a contratação do seu substituto - Nick Woltemade, do Estugarda-, é quase certo que esta partida chea demasiado cedo para que o internacional sueco faça a sua estreia, em oposição ao seu companheiro de ataque na seleção, Viktor Gyokeres.

Mesmo sem Isak, o registo do Liverpool sob o comando de Arne Slot é incrível.

O incrível currículo do Liverpool sob o comando de Arne Slot

O Liverpool marcou golos em 39 dos 40 jogos da Premier League (98%), o que constitui a percentagem mais elevada de jogos marcados por um treinador que assumiu o comando de 15 ou mais jogos na história da competição.

Com 93 golos marcados na liga sob o comando do neerlandês desde o início da época passada, são mais 17 do que qualquer outra equipa da Premier League no mesmo período.

A última vez que o Liverpool não marcou golos na primeira divisão inglesa foi contra o Nottingham Forest, em Anfield, em setembro de 2024, pelo que a defesa dos Gunners terá certamente muito trabalho para os manter à distância neste jogo.

O Arsenal detém o recorde de maior sequência de golos na Premier League (55 jogos entre 2001 e 2002), ao passo que o Tottenham é o rival do norte de Londres (39 jogos entre 2023 e 2024). O Liverpool está atualmente com 36 jogos consecutivos marcados na primeira divisão.

Não descarte um golo no último minuto

No último jogo, Rio Ngumoha, do Liverpool, tornou-se o segundo jovem de 16 anos a marcar o golo da vitória numa partida da Premier League, depois do golaço de Wayne Rooney em outubro de 2002, no Everton, contra o Arsenal.

Foi a 46.ª vitória dos Reds no último minuto da competição, mais do que qualquer outra equipa, e se ainda há tudo para jogar este domingo, com o tempo a acabar, não aposte contra a equipa da casa a fazer o seu melhor para salvar o jogo ou ganhá-lo.

Siga o Liverpool - Arsenal no Flashscore

Jason Pettigrove
Jason PettigroveFlashscore