Análise: Zirkzee não é o avançado certo para tirar o West Ham do seu aperto

Joshua Zirkzee após o jogo com o Tottenham
Joshua Zirkzee após o jogo com o TottenhamJohn Patrick Fletcher / Action P / Actionplus / Profimedia

Com o regresso do futebol nacional após mais uma pausa internacional, Nuno Espírito Santo e o seu West Ham enfrentam uma deslocação complicada à costa sul para um duelo da Premier League com o Bournemouth.

Os Cherries tiveram um início de época brilhante, recebendo elogios pela forma como têm jogado, e embora tenham descido gradualmente na tabela, passando do segundo para o nono lugar, estão apenas quatro pontos atrás do Manchester City, que ocupa a segunda posição.

Apenas 13 golos marcados por jogadores do West Ham

Os Hammers melhoraram nos resultados recentes, e as duas vitórias frente ao Newcastle e ao Burnley permitiram-lhes aproximar-se das equipas imediatamente acima.

10 pontos ainda não são suficientes para saírem dos três últimos, embora os Magpies (em 14.º) estejam agora apenas a dois pontos de distância. Com mais alguns resultados positivos, os londrinos podem rapidamente encontrar-se confortavelmente no meio da tabela.

No entanto, para dar o salto, precisam de um avançado que saiba como marcar.

Os números de Callum Wilson
Os números de Callum WilsonFlashscore

Até agora, em 2025/26, apenas seis jogadores do West Ham marcaram 13 golos na Premier League, com Jarrod Bowen e Lucas Paquetá como melhores marcadores, com três cada um.

No que toca a pontas-de-lança, Niclas Fullkrug tem sido um autêntico fracasso desde que chegou ao clube, conseguindo apenas três golos em 24 jogos em todas as competições, entre a época passada e esta.

Todos esses golos foram em 2024/25, e após mais uma lesão que o afastou dos relvados, não surpreende que o clube não lhe coloque obstáculos caso encontre outro destino em janeiro.

Zirkzee na mira

Callum Wilson, contratado por Graham Potter no verão para ajudar os Irons a alcançar o sucesso, soma apenas dois golos, pelo que será interessante ver se Nuno aposta no avançado de 33 anos para liderar o ataque frente a um dos seus antigos clubes.

De qualquer forma, parece que o treinador já está a pensar em renovar o setor ofensivo no início do ano.

Mapa xG de Joshua Zirkzee - Premier League 2025/26
Mapa xG de Joshua Zirkzee - Premier League 2025/26Opta by Stats Perform

Um avançado que tem sido frequentemente associado a uma transferência para o Estádio de Londres é um dos jogadores menos utilizados por Ruben Amorim no Manchester United, Joshua Zirkzee.

Com 24 anos, o neerlandês deveria estar a entrar na melhor fase da carreira, mas, em grande parte devido às contratações de Benjamin Sesko, Bryan Mbeumo e Matheus Cunha, jogou apenas alguns minutos distribuídos por quatro partidas na temporada 25/26.

Gráfico radar de Joshua Zirkzee - Premier League 2025/26
Gráfico radar de Joshua Zirkzee - Premier League 2025/26Opta by Stats Perform

​Apesar de ser uma situação infeliz, não se pode propriamente culpar Ruben Amorim por o ter deixado de fora na maior parte desta época.

Em 2024/25, fez 32 jogos na Premier League, mas marcou apenas três golos e fez uma assistência.

Em sete jogos de taças em duas épocas, marcou dois golos, e em 11 partidas da Liga Europa, somou mais dois golos e uma assistência.

Insuficiente

No entanto, sete golos e duas assistências em 54 jogos no total estão muito aquém do que se exige a um jogador de topo, o que levanta a questão de por que razão o West Ham acredita que ele é a solução para sair do atual aperto.

Além disso, apesar da juventude, Zirkzee pareceu pouco dinâmico durante grande parte da época passada e, do ponto de vista do West Ham, só poderia ser utilizado como referência na área, em vez de alguém capaz de envolver os colegas no jogo.

Números de Zirkzee
Números de ZirkzeeFlashscore

Bolas lançadas nas costas da defesa seriam um desperdício total, simplesmente porque o neerlandês não tem velocidade para chegar a elas, precisamente o mesmo problema que os londrinos enfrentam atualmente com Wilson, embora este seja nove anos mais velho que Zirkzee.

O seu empenho não parece estar em causa, pelo menos quando lhe é dada oportunidade de mostrar o seu compromisso, mas, com todo o respeito, isso deveria ser obrigatório para qualquer jogador.

Sequência difícil em dezembro

A verdade é que Zirkzee é pago para marcar, e isso é algo que não tem conseguido fazer com regularidade suficiente.

Depois do teste em Bournemouth, o Liverpool será o próximo grande desafio para os Hammers, seguido de uma deslocação a Old Trafford.

Na verdade, antes da abertura do mercado de janeiro, o West Ham tem jogos complicados contra o Manchester City e o Brighton (duas vezes), além de Fulham e Aston Villa.

Próximos jogos do West Ham
Próximos jogos do West HamFlashscore

É uma sequência exigente e, se o clube quiser garantir a permanência mais uma época na elite, precisa de sair desse período com resultados positivos e reforçar o plantel em janeiro.

Se Zirkzee continuar a ser prioridade nessa altura, a esperança será que jogue com regularidade e, sendo ano de Mundial, possa renascer como aconteceu quando Jesse Lingard trocou o Teatro dos Sonhos pelo Estádio de Londres.

Jason Pettigrove
Jason PettigroveFlashscore