Ano Novo, velho perigo: Manchester City não deve subestimar o Sunderland

City e Sunderland mediram forças em dezembro de 2025
City e Sunderland mediram forças em dezembro de 2025Roger Evans / Actionplus / Profimedia

O Dia de Ano Novo marca a realização dos jogos restantes da 19.ª jornada da Premier League, sendo um deles disputado no Stadium of Light, onde o Sunderland recebe o poderoso Manchester City.

Acompanhe as incidências da partida

A equipa de Pep Guardiola viaja para norte sabendo que uma vitória os deixaria a apenas dois pontos do líder Arsenal, enquanto um triunfo dos anfitriões permitir-lhes-ia subir dois lugares e ultrapassar o Chelsea para o quinto posto.

City em grande forma

A história não favorece os Black Cats, já que o City venceu 19 dos últimos 26 confrontos diretos na Premier League, e o Sunderland não vence este duelo desde novembro de 2013.

Há menos de um mês, Rúben Dias, Josko Gvardiol e Phil Foden marcaram os golos que permitiram à equipa de Guardiola vencer tranquilamente por 3-0 no Etihad Stadium, num jogo em que o Sunderland só conseguiu um remate enquadrado, e certamente ambas as equipas terão esses 90 minutos bem presentes quando entrarem em campo na noite de quinta-feira.

Esse triunfo foi um dos seis consecutivos do City, embora o treinador dos Wearsiders, Regis Le Bris, queira que os seus jogadores não esqueçam que a derrota em Manchester foi a única nos últimos seis jogos.

Le Bris apresenta a sexta melhor percentagem de vitórias (41,2%) entre os treinadores da Premier League esta época, mas não quererá que a sua equipa se lance de forma desmedida perante os seus adeptos, pois isso dificilmente lhes trará benefícios frente a este adversário.

Sunderland só perdeu quatro jogos

Há aspetos do recente triunfo frente ao rival Newcastle e do empate em Anfield com o Liverpool que o treinador pode usar como motivação, tal como o facto de o Sunderland ainda não ter perdido em casa esta época, somando cinco vitórias e quatro empates.

Perderam apenas quatro jogos em toda a época 2025/26 – o mesmo registo do City – e sabem que, na última vez que os seus adversários visitaram o Nordeste (frente ao Newcastle em novembro), saíram derrotados.

Sunderland ocupa a 7.ª posição na tabela classificativa
Sunderland ocupa a 7.ª posição na tabela classificativaFlashscore

O registo recente do City no Stadium of Light também é curioso, já que venceu nas últimas três visitas para a Liga, mas perdeu os quatro jogos anteriores.

Além disso, os anfitriões não perdem um jogo do campeonato no início de um novo ano civil desde 2018, somando três vitórias e quatro empates nesse período.

Única derrota do City no início do ano desde 2012 foi em Sunderland

Os visitantes podem gabar-se de um registo ainda melhor neste aspeto, pois venceram todos os jogos de abertura do ano civil nos últimos 13 anos.

Num desses caprichos do destino futebolístico, o City perdeu apenas um dos últimos 19 jogos de abertura de ano civil (vencendo os outros 18), mas essa derrota foi precisamente em Sunderland, em 2012.

Os duelos recentes entre Sunderland e Manchester City
Os duelos recentes entre Sunderland e Manchester CityFlashscore

Nos duelos diretos mais recentes, o City venceu todos os sete na Premier League e perdeu apenas um dos últimos 30 jogos fora de casa na principal divisão inglesa frente a equipas recém-promovidas (23 vitórias e 6 empates).

No entanto, os Black Cats venceram mais jogos em casa na Premier League frente ao City do que contra qualquer outro clube do tradicional big six (5 vitórias, 1 empate e 7 derrotas).

Haaland pode ser travado?

Os golos decidem jogos, e Erling Haaland, do City, é a maior ameaça para os anfitriões. Os seus 19 golos em 18 jogos da Premier League colocam-no muito à frente de qualquer outro jogador na tabela de melhores marcadores da Liga.

Em contraste, o Sunderland marcou apenas 20 golos no total – só o Wolverhampton e o Nottingham Forest marcaram menos – com os quatro golos de Wilson Isidor a serem o melhor registo individual da equipa em 2025/26.

Defensivamente, os Black Cats têm estado sólidos na maioria dos jogos esta época, e o seu excelente registo de apenas 18 golos concedidos na Premier League em 25/26 só é superado pelo City (17) e pelo Arsenal (12).

Há algo que quase certamente se vai verificar neste jogo: o Sunderland vai ser ultrapassado em posse. O City lidera atualmente a tabela de passes, com um total de 10 161. Os seus adversários estão no extremo oposto, com apenas 6 637 passes, o pior registo entre as 20 equipas da Premier League esta época.

CAN dizimou o plantel dos Black Cats

O City também lidera em precisão de passe (88%), golos marcados (43) e taxa de conversão de remates (23%), e não surpreende ninguém que Haaland seja quem mais remata à baliza (68) e quem mais remates enquadrados tem (37).

Jeremy Doku criou mais oportunidades (36), mas está ausente por lesão, tal como Mateo KovacicJohn Stones e Oscar Bobb. Omar Marmoush e Rayan Ait-Nouri estão ao serviço das respetivas seleções na Taça das Nações Africanas (CAN), mas felizmente para Guardiola, o seu plantel tem profundidade suficiente para dar resposta.

O Sunderland não tem o mesmo luxo e pode começar a sentir verdadeiramente as ausências de Chemsdine Talbi, Noah Sadiki, Arthur Masuaku, Bertrand Traore, Reinildo Mandava e Habib Diarra (CAN). Dan Ballard também está de fora devido a lesão no pé.

Os anfitriões vão, por isso, depositar esperanças em Granit Xhaka para liderar a equipa, com o suíço a procurar melhorar as suas cinco assistências e 932 passes, ambos os melhores registos dos Black Cats.

As 24 oportunidades criadas por Enzo Le Fee também têm sido um destaque esta época, e se ele estiver inspirado, Isidor pode ainda melhorar o seu registo de golos, os seus 31 remates e 12 remates enquadrados.

O primeiro quarto de hora deverá ser determinante neste encontro, com o City a não conceder qualquer golo nesse período até agora em 25/26, mas já a marcar cinco, enquanto o Sunderland ainda não marcou nos primeiros 15 minutos, mas já concedeu cinco.

Análise de Jason Pettigrove
Análise de Jason PettigroveFlashscore