Antevisão da Premier League: Arsenal enfrenta Manchester City num encontro decisivo

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Antevisão da Premier League: Arsenal enfrenta Manchester City num encontro decisivo
Mikel Arteta, treinador do Arsenal, quer destronar o Manchester City de Pep Guardiola
Mikel Arteta, treinador do Arsenal, quer destronar o Manchester City de Pep GuardiolaAFP
O Arsenal desloca-se ao terreno do Manchester City no domingo para tentar uma rara reviravolta sobre os homens de Pep Guardiola, num jogo que pode ser decisivo na corrida tripla pelo título da Premier League.

O Liverpool pode ficar três pontos à frente do atual líder Arsenal e quatro à frente do City se vencer o Brighton em Anfield no início do dia.

No outro extremo da tabela, o Nottingham Forest está em ação pela primeira vez desde que uma penalização de quatro pontos por violação das regras financeiras o atirou para a zona de despromoção.

A AFP Sport analisa três pontos de discussão no regresso do campeonato inglês após a pausa internacional.

Arsenal pode invadir a fortaleza do City?

O Arsenal se tornou o quarto time a vencer os oito primeiros jogos da Premier League em um ano ao derrotar o Brentford no início de março - os três clubes anteriores conquistaram o título.

O registo dos Gunners contra o City na Premier League é péssimo, com 12 derrotas nos últimos 13 jogos, embora a sua única vitória tenha acontecido no Emirates em outubro, cortesia do golo desviado de Gabriel Martinelli.

"Parece uma grande vitória", disse o treinador do Arsenal, Mikel Arteta. "É uma vitória especial."

Os homens de Arteta parecem uma força mais endurecida do que no ano passado, quando tropeçaram no final da temporada, abrindo a porta para o City passar para o terceiro título consecutivo.

Repetir o feito no Etihad é uma ordem de grandeza diferente.

O City está invicto nos seus últimos 38 jogos em casa em todas as competições. O Brentford foi a última equipa visitante a sair com uma vitória, e isso aconteceu em novembro de 2022.

Se o Arsenal conseguir a primeira dobradinha sobre o City no campeonato desde 2007/08, pode ser o empurrão que faltava para ultrapassar a linha de chegada.

A classificação da Premier League
A classificação da Premier LeagueFlashscore

Liverpool concentrado no campeonato

A eliminação do Liverpool na Taça da Inglaterra diante do Manchester United pôs fim à tentativa de conquistar um quarteto de títulos na última temporada de Jürgen Klopp em Anfield.

O treinador alemão, que tem mantido a sua equipa no bom caminho apesar de uma profunda crise de lesões, afastou qualquer ideia de um impacto psicológico negativo após a derrota por 4-3 em Old Trafford.

"Em geral, a equipa está numa situação excelente neste momento", afirmou: "O facto de termos ultrapassado todas estas situações diferentes e difíceis é absolutamente excecional."

O Liverpool está atrás do líder Arsenal na diferença de golos e espera que os Gunners e o City se anulem em Manchester.

O Brighton empatou os seus dois últimos jogos em Anfield, mas não vence jogos consecutivos na liga desde setembro e o Liverpool estará confiante de que tem o poder de fogo para vencer, à medida que a sua crise de lesões diminui.

Forest quer melhorar após a penalização

O empate do Nottingham Forest contra o Luton no dia 16 de março deixou o clube a três pontos da zona de despromoção, mas agora o conjunto de Rob Edwards está de olho na punição por ter infringido as regras de lucro e sustentabilidade (PSR).

O Forest apresentou um recurso contra a sanção, numa altura em que se prepara para receber o Crystal Palace no sábado. A equipa de Nuno Espírito Santo é a segunda da primeira divisão a ser penalizada por infracções ao PSR esta época, depois de, em novembro, o Everton ter sido penalizado com 10 pontos, que foram reduzidos para seis após recurso.

Os castigos estão a criar um ar de incerteza no fundo da Premier League, a juntar às pressões normais de uma luta contra a despromoção.

O Everton, quatro pontos acima do Forest, pode vir a ser ainda mais castigado depois de ter sido acusado de uma segunda infração às regras. O Forest está em grandes apuros na sua segunda época de regresso à primeira divisão, mas pode ter a certeza de que todas as equipas à sua volta também estão em dificuldades.

Os jogos da atual ronda
Os jogos da atual rondaFlashscore