Mais

Antevisão da Premier League: Liverpool quer aumentar a vantagem no Boxing Day

Mohamed Salah, do Liverpool, comemora o quinto golo marcado contra o Tottenham no domingo.
Mohamed Salah, do Liverpool, comemora o quinto golo marcado contra o Tottenham no domingo.Action Images via Reuters / John Sibley
O líder da Premier League, Liverpool, é o favorito para vencer o Leicester no Boxing Day. Entretanto, os dois clubes em dificuldades de Manchester vão procurar um impulso festivo, com o City a jogar em casa contra o Everton e o United fora contra o Wolves.

O Chelsea, segundo colocado, recebe o Fulham, enquanto o Arsenal, em boa fase, joga contra o Ipswich, ameaçado pela despromoção, sem o lesionado Bukayo Saka. Já o Tottenham, de Ange Postecoglou, que está a lamber as feridas após a brutal goleada sofrida para o Liverpool (3-6), terá uma dura missão contra o Nottingham Forest.

Eis alguns dos principais pontos de discussão antes de um dos momentos mais intensos da temporada do futebol inglês.

Liverpool na liderança

O Liverpool está na liderança no dia de Natal pela primeira vez desde a temporada 2020/21 e vai querer fazer valer a pena. Só por uma vez nas últimas sete campanhas da primeira divisão em que se sentou no topo a 25 de dezembro é que acabou por conquistar o título.

A equipa de Arne Slot regressou aos triunfos em grande estilo no domingo, afastando os Spurs após dois empates frustrantes. Com um jogo a menos, o conjunto de Anfield tem quatro pontos de vantagem sobre o Chelsea. Seria uma grande surpresa se o clube perdesse para o Leicester em casa, especialmente com Mohamed Salah a viver um momento de glória.

O internacional egípcio é o primeiro jogador a atingir os dois dígitos em golos (15) e assistências (11) antes do Natal na história da Premier League.

Por outro lado, o Leicester venceu o seu primeiro jogo sob o comando do novo treinador Ruud van Nistelrooy no início deste mês, mas conquistou apenas um ponto nos últimos três jogos, tendo sofrido nove golos. Os foxes não vencem em Anfield desde 2000 e estão apenas dois pontos acima da zona de despromoção após o seu regresso à primeira divisão nesta emporada.

Saka é um golpe que obriga o Arsenal a repensar o seu futuro

Mikel Arteta disse que a corrida pelo título da Premier League está "no caminho certo" depois que o Arsenal goleou o Crystal Palace no sábado.

No entanto, Saka saiu em dificuldades físicas do jogo em Selhurst Park e o inglês terá de ficar afastado por um longo período com uma lesão no tendão. É um duro golpe para Arteta, que o priva da sua arma ofensiva mais potente - Saka tem nove golos e 13 assistências em todas as competições esta época - precisamente no momento em que o Arsenal está a recuperar a forma.

"Vai ser um exercício muito bom para todos nós pensarmos em como podemos superar outro desafio, porque já tivemos tantos esta temporada", disse o técnico do Arsenal, Arteta, cuja equipe está em terceiro lugar na tabela da Premier League.

Arteta tem várias opções no ataque, com Gabriel Martinelli como candidato a preencher a lacuna, mas Saka oferece algo único.

O sonho europeu do Forest

Os adeptos do Nottingham Forest estão a sonhar com o regresso à Liga dos Campeões, mais de 40 anos depois da sua última participação na principal competição europeia de clubes. A equipa de Nuno Espírito Santo venceu sete dos seus últimos 10 jogos na Premier League, o que a levou ao quarto lugar da tabela antes do jogo de quinta-feira contra o Tottenham.

O Forest não ganha um troféu importante desde 1990, mas tem uma tradição orgulhosa nas competições continentais - o clube de Midlands foi campeão europeu duas vezes sob o comando do antigo treinador Brian Clough, em 1979 e 1980.

O Forest pode não ser uma equipa que marca muitos golos, mas é impressionante em termos defensivos: apenas o Liverpool e o Arsenal sofreram menos golos na primeira divisão inglesa esta época.

Nuno, antigo treinador dos Spurs, está a preparar-se para o desconhecido contra o seu antigo clube, que construiu uma reputação de grande entretenimento.

"Nunca se sabe o que vai acontecer no jogo. O que podemos ver são bons jogadores, muitos golos e também golos sofridos", disse o português.

Jornada completa de jogos:

Quinta-feira, dia 26 (15:00 salvo indicação em contrário):

Manchester City - Everton (12:30)

Bournemouth - Crystal Palace

Chelsea - Fulham

Newcastle - Aston Villa

Nottingham Forest - Tottenham

Southampton - West Ham

Wolves - Manchester United (16:30)

Liverpool - Leicester (19:00)

Sexta-feira, dia 27

Brighton - Brentford (19:30)

Arsenal - Ipswich (20:15)

Siga a Premier League com o Flashscore