O Liverpool, atual líder, tem uma deslocação complicada ao Tottenham, depois de ter vacilado, enquanto o Manchester United procura vencer dois jogos consecutivos na Premier League pela primeira vez esta época.
A AFP Sport destaca alguns dos principais pontos de discussão antes do fim de semana.
Pep quer provar o seu valor
O Manchester City perdeu por 1-0 com o Aston Villa em dezembro do ano passado, mas essa foi a última derrota da temporada, quando o clube conquistou o quarto título consecutivo da Premier League.
A derrota para os comandados de Pep Guardiola veio depois de três empates consecutivos, o que era uma queda para os padrões altíssimos do City.
Desta vez, a equipa viaja para Birmingham numa situação muito negativa, com oito derrotas nos últimos 11 jogos em todas as competições.
As hipóteses do City conquistar o quinto título consecutivo da primeira divisão inglesa parecem ter acabado, mas o clube precisa, de alguma forma, de interromper a sua surpreendente queda.
Guardiola assumiu a culpa após a dolorosa derrota por 2-1 no dérbi da semana passada, contra o Manchester United, dizendo que ele não era "bom o suficiente", embora Phil Foden tenha dito que os jogadores ainda acreditavam no treinador.
O City, quinto classificado, a nove pontos do Liverpool e com mais um jogo disputado, perdeu cinco dos últimos sete jogos da Premier League, o mesmo número de derrotas que nos 67 jogos anteriores.
O Aston Villa, sétimo classificado, tem sido inconsistente, mas o City, atingido por lesões, perdeu o hábito de ganhar, sofrendo uma aparente crise de confiança coletiva.
Slot enfrenta novo desafio
Arne Slot fez com que a substituição de Jurgen Klopp como técnico do Liverpool parecesse fácil. Mas será que ele está prestes a enfrentar o seu primeiro grande desafio?
No início deste mês, os Reds tinham nove pontos de vantagem na liderança da Premier League e pareciam estar a caminho de um recorde de 20.º título da primeira divisão inglesa.
No domingo, porém, o Liverpool pode começar a partida contra o Tottenham, atrás do Chelsea, que busca a sexta vitória consecutiva no campeonato contra o Everton.
O Liverpool empatou os seus dois últimos jogos no campeonato, contra o Newcastle e o Fulham, mas venceu o Southampton nos quartos de final da Taça da Liga, esta semana, para se manter no caminho certo para o primeiro troféu do reinado de Slot.
O Liverpool continua a ser o grande favorito ao título, mas o Chelsea está a ganhar força com o novo treinador Enzo Maresca.
É difícil prever qual será a equipa do Tottenham no domingo, depois de sete vitórias e sete derrotas nos 16 jogos disputados até agora no campeonato.
Mas uma coisa é certa: a equipa de Ange Postecoglou não vai ficar parada. Só o Chelsea marcou mais do que os 36 golos do Tottenham esta época.
Wolves estreia Vítor Pereira
O Leicester e o Wolves demitiram os seus treinadores esta temporada, devido aos maus inícios de campanha na Premier League.
As duas equipas defrontam-se no King Power no domingo, num jogo obrigatório para os visitantes, que esta semana nomearam Vítor Pereira como novo treinador, após o despedimento de Gary O'Neil.
O Wolves é o penúltimo classificado da Premier League, depois de quatro derrotas consecutivas, com uns míseros nove pontos em 16 jogos - cinco pontos atrás do Leicester, que está mesmo fora da zona de despromoção.
O presidente do clube, Jeff Shi, agradeceu a Vítor Pereira, que venceu campeonatos em Portugal e na Grécia, por ter aceitado o difícil desafio em Molineux.
A realidade é que o clube de Midlands já está a ficar sem tempo.
Depois do jogo com o Leicester, o Wolves tem pela frente uma série de jogos difíceis, contra Manchester United, Tottenham e Nottingham Forest.
Ruud van Nistelrooy começou bem no Leicester, vencendo o seu primeiro jogo e empatando o segundo, mas os Foxes sofreram uma desmoralizante derrota por 4-0 em Newcastle, na semana passada e, se os resultados forem desfavoráveis, poderão terminar o fim de semana na zona de descida.
Calendário da 17.ª jornada
Sábado
Aston Villa x Manchester City (12:30)
Brentford x Nottingham Forest (15:00)
Crystal Palace x Arsenal (17:30)
Domingo