Mais

Antevisão Premier League: Arsenal quer aproximar-se do Liverpool em jornada crucial pelo título

Arne Slot dá uma entrevista antes do jogo do Liverpool contra o Wolves na semana passada
Arne Slot dá uma entrevista antes do jogo do Liverpool contra o Wolves na semana passadaDarren Staples / AFP

O Liverpool abrandou o ritmo na luta pelo título da Premier League antes da deslocação ao terreno do Manchester City, no domingo, dando ao Arsenal a esperança de se aproximar dos líderes.

Os gunners podem reduzir para cinco pontos de distância para os reds se vencerem o West Ham, no Emirates, este sábado.

Atrás dos dois primeiros classificados, a corrida por uma vaga na Liga dos Campeões da próxima temporada está renhida. Apenas seis pontos separam o terceiro Nottingham Forest, de Nuno Espírito Santo, do Newcastle, sétimo, antes de se enfrentarem no St James's Park, no domingo.

A AFP analisa os principais jogos da Premier League deste fim de semana:

Teste ao título do Liverpool

A equipa de Arne Slot parecia estar a caminho do 20.º título da primeira divisão inglesa, o que significaria um recorde. No entanto, dois empates 2-2 com o Everton e o Aston Villa nos últimos 10 dias voltaram a abrir a disputa pelo título.

Mas o Manchester City, a força dominante do futebol inglês durante a última década, foi derrotado pelo Real Madrid a meio da semana e foi eliminado da Liga dos Campeões antes dos oitavos de final pela primeira vez desde 2012/13.

Os campeões ingleses também não sabem se podem contar com Erling Haaland, que não saiu do banco no Santiago Bernabéu devido a lesão. Mas os homens de Pep Guardiola mostraram do que ainda são capazes na goleada por 4-0 sobre o Newcastle na semana passada e precisam de pontos na corrida pelos quatro primeiros lugares.

"Nos sete ou oito anos em que ele (Guardiola) está no clube, tiveram um ou dois meses que não foram melhores, talvez em parte por causa de lesões. Os lesionados voltam, eles contrataram três ou quatro jogadores, consigo vê-los a reentrar na luta pelo resultado contra o Newcastle", disse Slot.

O Arsenal tem a oportunidade de aumentar a pressão quando defrontar o West Ham 24 horas antes. A equipa de Mikel Arteta vai ficar sem um ponta de lança puro até ao final da época, mas conquistou 23 pontos nos últimos 27 possíveis e continua na luta.

"Se olharmos constantemente para o Arsenal ou para o que as outras equipas estão a fazer, isso não nos ajudará. Já sabemos como é difícil ir ao Etihad, por isso não precisamos que o Arsenal se envolva ainda mais nisso", acrescentou Slot.

Acompanhe o relato no site ou na app
Acompanhe o relato no site ou na appFlashscore

Crise no Chelsea

O Chelsea precisa de recuperar rapidamente se quiser manter a esperança de disputar a Liga dos Campeões na próxima temporada. Os Blues chegaram a estar perto da liderança no final de 2024, mas venceram apenas duas vezes nos últimos nove jogos do campeonato e foram eliminados da Taça de Inglaterra.

O treinador Enzo Maresca disse que a derrota por 3-0 contra o Brighton no fim de semana passado foi a pior prestação desde que chegou ao comando, enquanto surgem preocupações de que a estrela Cole Palmer possa sair caso não haja futebol de Liga dos Campeões na próxima temporada.

O Chelsea desloca-se no sábado ao terreno do Aston Villa, cujas esperanças de chegar aos quatro primeiros lugares começam a desvanecer. Os comandados de Unai Emery empataram com o Liverpool na quarta-feira (2-2), mas estão em nono lugar, a cinco pontos dos quatro primeiros, devido a uma temporada irregular.

Acompanhe o relato no site ou na app
Acompanhe o relato no site ou na appFlashscore

Prova de fogo para o Nottingham Forest

Nem nos maiores sonhos os adeptos do Nottingham Forest poderiam imaginar estar em terceiro lugar na tabela a apenas 13 jogos do fim do campeonato. No entanto, o clube tem pela frente um duro teste às suas credenciais para regressar à elite do futebol europeu pela primeira vez em 45 anos.

O Forest visita o Newcastle no domingo, antes de receber o Arsenal e o Manchester City nos dois próximos jogos em casa. O Newcastle sofreu duas derrotas consecutivas no campeonato, uma após a vitória heróica nas meias-finais da Taça da Liga contra o Arsenal, e o treinador dos Magpies, Eddie Howe, está irritado com a forma inconstante.

"Há dias em que estamos longe de ser a equipa que somos quando estamos a jogar bem. É uma verdadeira frustração, porque para ser uma equipa de elite, é preciso ser consistente", vincou Howe.

Acompanhe o relato através da app ou site
Acompanhe o relato através da app ou siteFlashscore

Jogos (todos os horários são 1500 GMT, exceto quando indicado)

Sexta-feira

Leicester x Brentford (20:00)

Sábado

Everton x Manchester United (12:30)

Ouça o relato no site ou na app
Ouça o relato no site ou na appFlashscore

Fulham x Crystal Palace, Ipswich x Tottenham, Southampton x Brighton, Bournemouth x Wolves, Arsenal x West Ham (15:00)

Aston Villa x Chelsea (17:30)

Domingo

Newcastle x Nottingham Forest (14:00)

Man City x Liverpool (16:30)