Mais

Antevisão Premier League: Liverpool quer fugir com troféu, Arsenal em Old Trafford e Forest recebe City

O Liverpool está a caminho do título da Premier League
O Liverpool está a caminho do título da Premier LeaguePeter Byrne, PA Images / Alamy / Profimedia
O Liverpool tem já uma mão e meia no título da Premier League, mas atrás dos reds a luta pelos lugares na Liga dos Campeões está a intensificar-se.

Apenas seis pontos separam o Nottingham Forest, em terceiro lugar, do Aston Villa, em 10.º, sendo quase certo que um lugar entre os cinco primeiros garante uma vaga na principal competição europeia de clubes na próxima temporada.

O segundo classificado, o Arsenal, está a 13 pontos do Liverpool, mas com uma vantagem sobre os perseguidores, e quer continuar a causar sofrimento ao Manchester United depois de golear o PSV Eindhoven por 1-7 na terça-feira.

A AFP Sport analisa três pontos de discussão antes da jornada:

Liverpool é um visitante perfeito

Arne Slot admitiu abertamente que apenas a sorte e o desempenho de uma vida do guarda-redes Alisson Becker salvaram a equipa na vitória por 0-1 sobre o Paris Saint-Germain, na quarta-feira, para a Liga dos Campeões. Como a segunda mão dos oitavos de final contra o campeão francês será disputado em Anfield na próxima terça-feira, Slot não poderia ter escolhido um jogo mais tranquilo neste fim de semana para aliviar a carga.

Acompanhe o relato através da app ou site
Acompanhe o relato através da app ou siteFlashscore

O Southampton, que está em último lugar, vai a Merseyside com apenas nove pontos conquistados em 27 jogos. A situação é tão desesperante que o objetivo dos Saints agora é conseguir fugir ao recorde negativo do Derby, que consquistou apenas 11 pontos, no pior desempenho da história da Premier League.

O mais provável é que Slot faça rotação, especialmente depois das boas exibições de Wataru Endo, Darwin Nuñez e Harvey Elliott, que marcou o golo da vitória em Paris.

Jogos da Premier League
Jogos da Premier LeagueFlashscore

Crise do Man City posta à prova com o surpreendente Forest

O Manchester City viu-se obrigado a lutar por uma vaga na Liga dos Campeões depois de uma campanha desanimadora, e até mesmo esse objetivo outrora rotineiro está longe de estar garantido para os comandados de Pep Guardiola.

Com seis títulos nas últimas sete temporadas, o City raramente teve de se preocupar com um lugar na Liga milionária na era Guardiola. No entanto, no sábado, o clube viaja com algum nervosismo ao terreno do Nottingham Forest.

Acompanhe o relato através da app ou site
Acompanhe o relato através da app ou siteFlashscore

O atual campeão ocupa a quarta posição, um ponto atrás da turma de Nuno Espírito Santo. O quinto classificado Chelsea, a apenas um ponto do City, recebe o modesto Leicester no domingo, o que deixa o City com pouca margem de erro no City Ground.

No entanto, a equipa de Guardiola pode estar a enfrentar o Forest no momento certo. Os bicampeões europeus venceram seis jogos consecutivos na Premier League desde o início de dezembro, enquanto tentam regressar à Liga dos Campeões pela primeira vez desde 1980, mas venceram apenas dois dos últimos sete jogos no campeonato.

Tabela da Premier League
Tabela da Premier LeagueFlashscore

Arsenal quer manter ritmo goleador

O Arsenal pode bem estar a 16 pontos atrás do Liverpool quando soar o apito para enfrentar o Manchester United no domingo. Mas, com as hipóteses do título praticamente esfumadas, a equipa de Mikel Arteta vai usar a viagem a Old Trafford como uma oportunidade de provar que redescobriu a chama ofensiva.

Depois de marcar apenas dois golos nos quatro jogos anteriores em todas as competições, o ataque dos gunners finalmente explodiu nos Países Baixos esta semana, quando garantiu praticamente a passagem aos quartos de final da Liga dos Campeões.

Acompanhe aqui as incidências do encontro
Acompanhe aqui as incidências do encontroFlashscore

O Arsenal, que ainda não tem avançado de referência no onze, já que o par Kai Havertz e Gabriel Jesus estão lesionados, assim como os extremos Bukayo Saka e Gabriel Martinelli, marcou sete golos pela primeira vez em 13 anos.

A vitória sobre o United seria um bom sinal de que há poder de fogo necessário para pressionar o Liverpool e lutar pelo título europeu. Em 14.º lugar na Premier League e com problemas defensivos, os Red Devils podem ser o adversário ideal para os homens de Arteta afinarem um ataque improvisado.

Siga todos os jogos da Premier League aqui com o Flashscore.