A Federação Inglesa de Futebol (FA) e a Polícia de Lancashire estão a investigar alegações de que o jogador terá cuspido em adeptos do Leeds durante o triunfo por 2-0, no fim de semana.
De acordo com a imprensa inglesa, a FA está a analisar as queixas apresentadas pelos adeptos visitantes, paralelamente à investigação policial, e uma investigação formal deverá começar ainda esta semana.
Um porta-voz das autoridades confirmou: “A Polícia de Lancashire tem conhecimento de um alegado incidente envolvendo um jogador do Burnley durante a segunda parte do jogo da Premier League entre Burnley e Leeds United, em Turf Moor (18 de outubro). Estamos atualmente a colaborar com o Burnley Football Club para apurar os factos.”
Segundo as Leis do Jogo da IFAB, aplicadas pela FA, cuspir num adversário ou em qualquer pessoa é considerado conduta violenta, o que significa que o jogador de 22 anos poderá enfrentar uma sanção severa caso seja considerado culpado.
Este tipo de comportamento implica uma suspensão mínima de seis jogos. O antigo árbitro da Premier League Mark Clattenburg comentou o caso ao Leeds News, explicando o processo a seguir: “A Federação Inglesa de Futebol irá entrevistar jogadores, adeptos e analisar todas as imagens disponíveis antes de tomar qualquer decisão. Se for acusado, Hannibal poderá receber uma suspensão determinada pela FA e penso que será, no mínimo, de três jogos.”