Uma utilização inovadora do ChatGPT poderá mudar a forma como muitos jogadores lidam com as suas negociações com os clubes. Um jogador que já pertenceu à equipa de juniores do Manchester United revelou que substituiu o seu agente por uma ferramenta de inteligência artificial, para conseguir o seu novo contrato.
A mudança não só lhe poupou milhares de euros em comissões, como também lhe deu controlo total sobre as negociações. Nas suas próprias palavras, recorreu ao ChatGPT durante a negociação da sua transferência para o Leyton Orient.
Demetri Mitchell, jogador de 28 anos, sentiu-se suficientemente confiante para saltar a rota tradicional dos agentes depois de várias experiências curtas no Hearts, Blackpool, Hibernian e Exeter City. Em vez de contratar um agente para tratar das negociações, decidiu deixar o assunto para a tecnologia.

O resultado foi um contrato de dois anos que acabou por ser mais lucrativo do que o esperado. O mais importante é que foi feito sem qualquer comissão de agente. De facto, durante a sua participação no podcast From My Left, o ex-Manchester United explicou que o ChatGPT ajudou-o a calcular o montante certo a pedir.
Usou-o para estruturar e-mails, avaliar o custo de vida em Londres e até planear como responder à oferta do Leyton Orient.
"O Leyton Orient enviou-me uma proposta e comecei a usar o ChatGPT. Perguntei: 'Este é o valor que estava a receber na época passada. Vou para Londres, quanto é que custa viver lá? A minha mulher vai mudar-se comigo e com o nosso bebé". Achei que valia um pouco mais. Mas não se deve dizer: 'Eu devia estar a ganhar este montante X'. Como não recorri a um agente, recebi-o como bónus de assinatura", explicou Demetri Mitchell.
O contraste financeiro é impressionante. Em vez de pagar a típica comissão de 5%, que pode custar milhares, Demetri Mitchell pagou apenas 15 libras por mês pelo ChatGPT Premium. Mitchell descreveu-o da seguinte forma: "O ChatGPT tem sido o meu melhor agente. As comissões dos agentes são de 5 por cento. ChatGPT custa £15 por mês".