Mais

Árbitro que insultou Klopp suspenso oito semanas pela federação inglesa

David Coote foi expulso da Liga inglesa de futebol por insultar Jürgen Klopp
David Coote foi expulso da Liga inglesa de futebol por insultar Jürgen KloppIsaac Parkin, PA Images / Alamy / Profimedia
O árbitro inglês David Coote, que foi expulso da Liga inglesa de futebol por insultar o treinador Jürgen Klopp, foi suspenso pela federação inglesa (FA) por oito semanas e obrigado a frequentar um curso por comentários ofensivos.

David Coote ganhou mediatismo na sequência da publicação de um vídeo, realizado durante a pandemia de covid-19, no qual qualificava o anterior treinador do Liverpool de “arrogante” e “alemão canalha”, assumindo não gostar do técnico germânico pelo facto de, após um jogo, o ter “acusado de mentir”.

Em 28 de fevereiro, o antigo árbitro foi suspenso pelo Comité de Controlo, Ética e Disciplina da UEFA até 30 de junho de 2026, por considerar que o juiz inglês violou “regras básicas de conduta” e “trouxe descrédito ao futebol e à UEFA”.

O árbitro inglês, que foi expulso pela Premier League em dezembro, está também a ser investigado pela UEFA devido à publicação de outro vídeo, no qual aparenta estar a cheirar um pó branco, numa situação que, alegadamente, ocorreu durante o Euro-2024.

Internamente, a FA castigou-o hoje por "comportamento impróprio" e uso de "palavras abusivas e/ou insultuosas", no referido vídeo, que remonta a julho de 2020, considerando que Coote teve o "comportamento agravado" pela "inclusão da referência - expressa ou implícita - à nacionalidade".