O incrível início de Slot em Anfield continuou com uma vitória por 2-0 sobre o Real Madrid na quarta-feira, voltando ao topo da tabela da Liga dos Campeões.
O Liverpool também está na liderança da Premier League, oito pontos à frente do City, que está a sofrer o pior momento da carreira de Guardiola.
Depois de cinco derrotas consecutivas, o City saiu de uma vantagem de 3-0 nos últimos 15 minutos para empatar 3-3 com o Feyenoord a meio da semana.
A perda de Rodri, vencedor da Bola de Ouro, devido a uma lesão no joelho que pôs fim à época, foi um golpe colossal para as hipóteses do City de defender o título.
Slot está confiante de que Guardiola vai dar a volta por cima, mas espera que isso não aconteça a tempo do confronto entre os líderes da tabela.
"Uma das razões pelas quais eu acho que Guardiola é o melhor técnico do mundo é que ele sempre encontra soluções para os seus problemas", disse Slot na conferência de imprensa.
"O problema dele agora pode ser o facto de Rodri estar de fora, mas todos nós sabemos, penso eu, que ele vai encontrar uma solução e que a série de jogos vai recomeçar. Espero que depois de domingo", acrescentou.
"Penso que foi ele que começou a jogar com o lateral invertido, depois foi ele que começou a jogar com o defesa-central como número seis. Por isso, não me parece que seja uma surpresa para ninguém se ele voltar a inventar algo em que nunca ninguém pensou antes para tornar a sua equipa ainda mais forte", explicou Arne Slot.
A última vitória do Liverpool, que derrotou o Real Madrid pela primeira vez em nove encontros, teve um custo.
Os defesas Conor Bradley e Ibrahima Konate estão em dúvida para o fim de semana, depois de terem sofrido lesões no final do jogo.
"Nunca é um bom sinal se, no caso do Conor, tivemos de o retirar e o Ibou não pôde sair do campo como devia depois de um jogo fantástico que fez", acrescentou Slot.
No entanto, o treinador neerlandês confirmou que Trent Alexander-Arnold estaria apto a substituir Bradley, se necessário.
As três equipas anteriores que tinham pelo menos oito pontos de vantagem após 12 jogos da Premier League acabaram por conquistar o título.
O Liverpool venceu o campeonato apenas uma vez desde 1990 e perdeu duas vezes nas últimas temporadas para o City por apenas um ponto, enquanto os homens de Guardiola conquistaram seis dos últimos sete títulos.
Arne Slot recusou-se a acreditar na ideia de que os campeões em título estão à espera de serem conquistados, quando questionado sobre se a queda do City facilitou a tarefa do Liverpool na corrida pelo título.
"Acho que ninguém nos últimos oito ou nove anos, ou talvez até mais, teria dito que o City, em casa ou fora, que a palavra fácil alguma vez viria à mente", afirmou o treinador do Liverpool.