Mais

Arne Slot lembra Klopp no título do Liverpool: "Não é apenas o meu trabalho"

Arne Slot reage quando Virgil van Dijk (à esquerda) e Harvey Elliott o enchem de champanhe
Arne Slot reage quando Virgil van Dijk (à esquerda) e Harvey Elliott o enchem de champanhePaul ELLIS / AFP
Arne Slot admitiu estar "incrivelmente orgulhoso" depois de levar o Liverpool a um recorde de 20.º título inglês com uma goleada de 5-1 sobre o Tottenham num Anfield extasiado no domingo.

A equipa de Slot conquistou o seu primeiro título da Premier League desde 2020, com quatro jogos ainda por disputar, encerrando uma primeira época incrível no comando do neerlandês.

O Liverpool perdeu apenas dois dos seus 34 jogos no campeonato desde que Slot chegou do Feyenoord para aceitar o difícil desafio de substituir o adorado Jurgen Klopp.

Os Reds estão agora empatados com o Manchester United como o clube mais bem-sucedido da história da primeira divisão inglesa.

O Tottenham foi goleado e começou a festa do título graças aos golos de Luis Diaz, Alexis Mac Allister, Cody Gakpo e Mohamed Salah, antes do golo contra de Destiny Udogie.

Slot estava desesperado para selar o título diante da fanática claque do Liverpool, em vez de ter que comemorar em outro estádio, e ficou aliviado por ter feito o trabalho em grande estilo.

"Era claro que não podíamos perder este jogo. Todos no autocarro disseram que não podíamos perder este jogo. Eles sempre encontram uma maneira de vencer", disse Slot: "É difícil pôr as coisas em palavras. As cenas aqui e antes do jogo dizem mais do que posso descrever. A presença dos adeptos é o que torna este jogo especial. Há cinco anos, eles ganharam o campeonato. Foi um feito extraordinário, mas os adeptos não estavam lá. Por isso, é possível sentir como foi importante para eles estarem aqui hoje."

Slot insistiu que não se preocupou quando Dominic Solanke deu ao Tottenham uma vantagem inicial, porque o Liverpool tem o hábito de reagir após maus inícios de jogos nesta temporada.

"Não foi o ideal, mas não precisei de muito tempo para confiar nestes jogadores; eles voltam sempre, encontram sempre uma forma de ganhar", disse Slot: "Estou incrivelmente orgulhoso, não só dos jogadores, mas também das pessoas que aqui estão, dos diretores desportivos, dos meus colaboradores, que merecem uma grande salva de palmas. Esqueçamos que é a segunda em 35 anos, é a segunda em cinco anos."

Há meses que o Liverpool parece ter a certeza de que vai conquistar o título, depois de uma série de vitórias que deixou os rivais Arsenal e Manchester City para trás.

Slot destruiu o reinado de quatro anos do City como campeão, tornando-se no primeiro treinador holandês a vencer a Premier League.

Ele é o quinto técnico a vencer a Premier League na sua primeira temporada na Inglaterra.

Questionado sobre como fez para que a conquista do título parecesse tão fácil, o modesto Slot disse: "Não é apenas o meu trabalho, é o trabalho dos jogadores e dos membros da equipa que estão ali e o trabalho que Jurgen deixou aqui. A cultura da equipa, o ritmo de trabalho e a qualidade foram excelentes. Todos nós sabíamos disso. Começámos muito bem e talvez tenha ajudado um pouco o facto de o City ter tido um período difícil, como não tinha há cinco anos."

O Liverpool é o campeão de Inglaterra
O Liverpool é o campeão de InglaterraFlashscore

Slot insistiu que nunca teve dúvidas de que o Liverpool poderia recuperar o título, apesar do domínio do City e do dececionante terceiro lugar dos Reds na época passada.

O jogador de 46 anos havia dito que não iria "enlouquecer" quando o Liverpool conquistasse o título, e foi bastante fiel à sua palavra, com exceção de uma breve dança em frente à arquibancada Kop que atraiu olhares divertidos da sua equipe.

"Quando a temporada começou, todos teriam ficado felizes se estivéssemos novamente nos lugares da Liga dos Campeões", disse ele.

"Não acho que isso seja justo para os nossos jogadores, porque eles são muito melhores do que isso, e foi isso que mostraram esta época."